Tão logo se adquire um filhote, bate a ansiedade para levar o carinha e mostrá-lo pela vizinhança. Não é grande coisa, você só precisa pegar uma trela e uma coleira e sair pela porta com ele a reboque. Não…não é assim tão fácil.
Ir passear juntos é uma ótima maneira de construir e nutrir seu relacionamento com seu cão, porém andar na coleira, não é um instinto natural para os cães. Para uma caminhada agradável para vocês dois, primeiro você precisa não só ensinar seu novo filhote a andar bem ao seu lado, mas também tomar determinadas precauções.
Quando Posso Levar o Filhote Para Passear
Embora seja verdade que você pode começar a treinar seu filhote para passear com você e obedecer seus comandos desde o início do desenvolvimento, talvez você não queira ir para o grande mundo ainda. Os veterinários recomendam manter seu filhote longe dos parques de cães e evitar passear até que ela tenha tomado todas as vacinas essenciais.
Você não pode aplicar uma vacina contra a raiva até que seu filhote tenha pelo menos três meses de idade e ele não receberá seu reforço final até a 16ª semana – ou mais, dependendo de quando você iniciar o processo. Você já está com quatro meses ou mais, o que é muito tempo para um cão em crescimento ter energia reprimida e adquirir maus hábitos.
Existem algumas coisas que podem ser feitas para começar a treinar seu cão para passear enquanto ainda está preso dentro do seu lar seguro:
Introduzir a Coleira e a Trela
Em algumas semanas, você pode apresentar seu filhote à coleira e a trela. Espere até que o filhote esteja fazendo algo positivo, como alimentar , brincar ou obter carinho de você e coloque a coleira e a trela. A ideia é acostumar-se a usá-los e associá-los a sentimentos positivos. Se o seu cão lutar contra a trela ou a coleira, tente usar guloseimas ou brinquedos para deixá-lo mais confortável.
O treinamento da trela é essencial para o treinamento e desenvolvimento do seu filhote. Os cães são naturalmente inclinados a passear, cheirar e explorar .. Não importa o quanto o seu filhote te ame, andar com uma trela ao seu lado não é tarefa fácil! Ao incorporar o treinamento da trela em outras formas de treinamento do filhote, ele aprenderá a ser um membro da família obediente, feliz e seguro.
Passeie Dentro de Casa
Só porque você não quer arriscar levar seu filhote pela vizinhança não significa que você não pode andar. Prenda a coleira dele e guie-o pelo seu espaço, para que ele se acostume a levá-lo. Se você tem um quintal, use o tempo do banheiro como outra oportunidade para treinar a trela, levando seu filhote para o local em que deseja que ele vá, em vez de deixá-lo correr pelo quintal. Acostume-o a uma coleira e trela: deixe seu filhote se acostumar com uma coleira e trela antes de tentar acompanhá-lo. Deixe-o arrastar a trela pela casa presa ao colarinho. Você quer que ele se sinta à vontade com a trela, sem medo.
Faça sessões curtas de treinamento em locais familiares, pois seu filhote tem um período de atenção muito curto; portanto, não espere manter o interesse dele por muito tempo. Comece com apenas um passeio pela casa ou pelo quintal – um lugar onde ele já esteja familiarizado com os cheiros. Dessa forma, ele não estará tão inclinado a interromper em uma dúzia de direções para sentir novos odores emocionantes.
Ensine o Filhote a Segui-lo
Idealmente, você quer levar seu cão para passear – e não o contrário. Mas isso é muito mais difícil de se fazer com um cão adulto grande do que com um filhote, então não há melhor momento para treinar do que agora. Tudo o que você precisa fazer é colocar a coleira e dar alguns passos. Quando ele inevitavelmente começa a puxar, você deve se virar e caminhar na direção oposta. Você vai parar e começar de novo, eventualmente o filhote vai entender. Você pode reforçar esse aprendizado recompensando-o com elogios ou guloseimas quando ele o seguir.
Elogie o bom comportamento: quando seu cão está andando ao seu lado com uma trela solta – também chamada de “adorno” – ame o elogio e recompense-o com um tratamento ocasional. Nunca puxe seu cachorro. Se ele resiste a deixar um lugar, puxar a liderança pode potencialmente machucá-lo (ou você, se estiver passeando com um cachorro maior). Em vez disso, concentre-se em recompensá-lo por ter vindo quando você o chama para continuar andando. Se ele for particularmente persistente, talvez seja necessário intervir e redirecionar a atenção dele de volta para a caminhada e para longe da coisa com todos os cheiros.
Mantenha-o ao seu lado: semelhante a uma coleira curta, passear com o cachorro ao seu lado, em vez de na frente de você, permite controlar a direção dele. Quando os cães podem andar na frente ou atrás, tendem a se afastar e cheirar tudo. Isso também ajudará a impedir que a trela fique embaixo dele. Novamente, você pode começar a ser mais branda com ele à medida que ele se torna mais treinado, mas é melhor mantê-lo por perto enquanto ainda é um filhote. Lembre-se de cães são animais de carga. Se ele vê você como o líder da matilha, ele acabará se alinhando e se tornará o parceiro de caminhada perfeito.
Treine a Obediência
Quando seu cão estiver pronto para sair para passear, entre os meses 3 e 6, também é uma boa janela para começar o treinamento de obediência . Comece com comandos básicos como “sentar”, “ficar”, “vir”, “calcanhar” e “deitar” e verifique se todos os gatilhos do treinamento são consistentes, usando as mesmas palavras e gestos. Caso contrário, o cão ficará confuso.
Uma das melhores maneiras de ensinar esses comandos básicos é o método “Perguntar, Informar e Comandar”. Primeiro peça ao seu cão para fazer algo, como “venha”. Diga-lhes para fazê-lo usando uma voz firme, se não cumprirem a primeira vez. Se isso ainda não funcionar, repita o comando novamente e puxe fisicamente seu filhote para você. Independentemente de o seu cão vir sozinho ou você o trazer, imediatamente elogie. Isso a ajudará a associar a conclusão da ação a uma recompensa.
Necessidades Fisiológicas
Dê a ele tempo para fazer seus negócios: Para muitos cães, uma longa caminhada é uma chance de ele se aliviar. No entanto, os cães naturalmente gostam de marcar seu território, então eles podem querer farejar para encontrar o local perfeito. Se você notar que seu cão precisa se aliviar, pode parar de andar e dar-lhe mais trela para explorar e fazer seus negócios. Quando ele terminar, não se esqueça de recompensá-lo com elogios ou guloseimas.
Uma coisa a ter em mente é que os cães nem sempre evacuam a bexiga de uma só vez; portanto, alguns cães podem procurar vários pontos para urinar. É vital que você o recompense somente na primeira vez; caso contrário, ele começará a entender associações positivas com a marcação várias vezes. Isso torna a caminhada muito mais difícil.