Hoje vamos falar um pouco sobre o treinamento de cães, muitas pessoas ficam um pouco perdidas quando o assunto é fazer com que seu cão te obedeça. Você precisa convencer seu animal de que ele será muito beneficiado se fizer o que seu dono quer, e essa tarefa exige paciência.
O que mais costuma ocorrer nas casas dos tutores onde surge essa dificuldade, é porque sem perceber estão incentivando o animal a fazer exatamente ao contrário do que deseja.
Por este motivo, hoje separamos algumas dicas bem simples para você começar, é bem interessante começar pelos filhotes, mas um cachorro adulto também pode aprender muitas coisas.
Como Ensinar o Cão a Obedecer?
É o que vamos aprender hoje.
Antes de tudo você precisa saber de uma coisa bem importante, você precisa agir de acordo com aquilo que você está falando para ele. Seja paciente e cuidadoso, não adianta pedir para seu cachorro ficar e logo depois sair de perto dele e chamá-lo, ele vai ficar totalmente confuso.
Diferente do cenário de cima, quando você solicitar que ele fique parado, vá aos poucos deixando ele daquela forma por mais tempo até que esteja liberado, quando ele ficar quietinho cumprindo o combinado lhe ofereça um petisco ou um cafuné. Só o recompense caso ele cumpra com o que você pediu.
Dicas
Para começar, você precisa fazer com que seu cão entenda quando for recompensado.
Coloque a guia no cão, segurando ela se sente no chão, na outra mão coloque petiscos saborosos que ele goste. Utilize a palavra `”fica”, no começo ele vai tentar abocanhar o petisco o mais rápido possível, então repreendeu dizendo não. Seja paciente e quando ele finalmente ficar quieto aguardando o seu comando para se mexer diga muito bem e ofereça o petisco. Esse processo nunca vai ser rápido, é normal no começo.
Agora você vai tentar fazer a mesma coisa novamente, só que agora vai estar em pé.
Segurando a guia do cão e ao lado dele utilize novamente a palavra “fica” e lance no chão um petisco à sua frente, ele deve ficar quieto e parado. É claro que no começo ele vai tentar correr até o petisco, sempre repreenda com não. Depois de um tempo ele vai entender que precisa obedecer você, assim que ele estiver tranquilo esperando o leve até o petisco para que ele coma ao seu sinal de liberação.
Agora você vai repetir novamente o mesmo processo, somente aumentando a dificuldade.
Na mesma posição de antes, lance o petisco para mais longe de vocês, alguns poucos metros. Vá caminhando em direção ao petisco, ele vai te seguir, depois de uns 3 passos diga a ele fica e pare também, ele precisa te obedecer e não continuar andando. Isso vai levar um bom tempo. Quando ele entender que precisa obedecer e fazer as paradas conforme orientadas, diga ok e libere ele para comer o petisco. Seja um bom parceiro, faça com que ele goste da brincadeira.
Depois de realizar essas atividades, no dia seguinte repita todo o processo apenas utilizando um petisco diferente.
Não se esqueça que seu melhor amigo precisa gostar da brincadeira, aquilo tudo precisa fazer algum sentido para ele. É a única forma de você conseguir a colaboração que você precisa, do contrário você será sempre ignorado pelo seu cão.
Dando Continuidade
Bom, depois de aplicar os primeiros passados você deve dar continuidade ao treinamento do seu pet,e o treinamento não pode ficar chato, por isso você precisa de algumas técnicas e formas diferentes de deixar aquele momento mais interessante e divertido para ele. Por isso, separamos algumas dicas para você.
Vamos lá, uma das dicas que podemos te dar é sobre alterar as recompensas, não precisa ser sempre a mesma coisa. Portanto tente petiscos em formatos e sabores diferentes por exemplo, em alguns outros dias ao invés de petiscos tente utilizar brinquedos que ele goste, da mesma forma utilize formatos e cores diferentes, uma surpresa sempre vai bem. Depois de passar por todo esse processo, você também pode tentar utilizar palavras carinhosas seguidas de um bom carinho, é claro, seja o maior incentivador do seu cão, ele precisa sentir que você está orgulhoso dele, isso é muito importante para todo o processo.
Cada uma das ideias que citei aqui, devem acompanhar cada passo que indicamos lá em cima, dia após dia, sem se cansar. Varie as recompensas, deixe tudo muito interessante para o seu pet. Depois que você perceber que seu animal já está seguindo bonitinho cada passo daquele, obedecendo seus comandos e já entendeu como funciona todo o processo de recompensas você pode evoluir nos ensinamentos. Nesse momento seu pet já está completamente pronto para receber comandos mais complexos como dar a patinha, deitar, sentar e até mesmo rolar.
Agora entenda que tempo cada um tem o seu, é impossível prever quanto tempo cada cão vai levar em cada passo e para ir para aprendizados mais complexos, por isso paciência é tão importante. O mesmo acontece com a gente, cada ser humano tem seu próprio tempo de aprendizagem, tudo é uma questão de paciência, de repetição, de insistência, de carinho e muito mais. Não desista nas dificuldades, por mais que pareça que ele nunca vai conseguir, saiba que ele vai sim.
A dica de ouro é começar os treinamentos desde cedo, os filhotes já podem começar a aprender alguns truques e ensinamentos, assim eles vão se tornar adultos muito mais obedientes. Um adulto também pode começar um treinamento, nada impede, mas isso vai levar mais tempo com certeza, e demandar mais paciência.