Como é o Esqueleto dos Equinodermos e os Ossos
Os animais estranhos e maravilhosos do grupo dos equinodermos têm um esqueleto de carbonato de cálcio e um tipo de simetria que é cinco vezes maior. Eles são únicos no reino animal por terem essa simetria.
Como é o Esqueleto dos Equinodermos e os Ossos
Os equinodermos foram comparados aos castelos vivos e em movimento. Os castelos são feitos de blocos entrelaçados, com uma única entrada principal e inúmeras janelas de fenda para a passagem de ar e para a defesa. Os esqueletos do equinoderme são constituídos por placas e espinhos interligados de carbonato de cálcio.
Esse esqueleto é delimitado pela epiderme e, portanto, é um endosqueleto. Em alguns, como ouriços do mar, as placas se encaixam firmemente. Em outros, como estrelas do mar, as placas são mais frouxamente unidas e, nos pepinos do mar, as placas geralmente são microscópicas.
Mas, qualquer que seja sua forma, as placas dos equinodermos têm uma microestrutura muito típica: a microscopia eletrônica revela que elas são, não blocos sólidos, mas redes finas de carbonato de cálcio, formando uma estrutura conhecida como estereótipo.. Cada elemento esquelético de um equinoderme é na verdade um único cristal de carbonato de cálcio, muito finamente ramificado e estruturado.
Entre as placas esqueléticas, várias estruturas especiais se projetam, com as quais o equinoderme respira, se move e se defende. Normalmente, são pés de tubo, pedicelária e brânquias. Todos os equinodermos têm um sistema vascular-água , um conjunto de canais cheios de água que se ramificam a partir de um canal circular que circunda o intestino.
Os canais levam a podas ou pés de tubo, que são apêndices semelhantes a ventosas que o equinoderme pode usar para mover, agarrar o substrato ou manipular objetos. Esses pés do tubo são estendidos e retraídos pela pressão hidráulica no sistema vascular-água. Pedicelária são pequenos elementos esqueléticos do tipo caranga que são usados pelo equinoderme para impedir que pequenos organismos se instalem em seu corpo.
Os equinodermos também têm um celoma espaçoso (uma cavidade corporal aberta e cheia de líquido, forrada com tecido), gônadas grandes e (geralmente) um intestino completo. Muitas estrelas do mar têm a capacidade peculiar de se alimentar, revirando o estômago pela boca; ouriços do mar rasgam algas das rochas com cinco dentes grandes dispostos em uma estrutura conhecida como “lanterna de Aristóteles”. Os equinodermos (exceto os holoturioideos) geralmente não possuem sistema respiratório e muitos têm apenas sistemas circulatórios rudimentares; o sistema água-vascular assume algumas das funções desses sistemas. Os sistemas nervoso e sensorial geralmente são pouco desenvolvidos nos equinodermos.
O que é um Equinodermo?
Equinodermos são membros do super filo Deuterostomiado; nós humanos e todos os outros animais de cordados também fazemos parte desse super filo. No desenvolvimento embrionário dos deuterostômios, o ânus forma primeiro e a boca forma segundo. É daí que o nome vem: o grego deutero, ou segundo, e o grego stomia , ou boca.
Equinodermos incluem estrelas do mar, lírios do mar, pepinos do mar, ouriços do mar e dólares de areia. O nome equinoderme deriva das palavras gregas para ‘ouriço’ – echinos, e a palavra para ‘skin’, dermos. Portanto, os equinodermos têm pele espinhosa.

Estrela do Mar na Mão de uma Pessoa
Todos os equinodermos têm alguma forma de simetria radial quando adultos, o que significa que possuem partes do corpo que se ramificam a partir de um ponto central – pense nos cinco braços de uma estrela do mar. Isso é simetria radial quíntupla.
Estrutura do Esqueleto do Equinodermo
Pense em um edifício ornamentado com janelas e tijolos. Possui blocos entrelaçados que formam pináculos e torres bonitas, com janelas de diferentes formas e tamanhos. O endosqueleto dos equinodermos é construído como um edifício bonito e ornamentado. Assim como um prédio tem janelas dentro de seus blocos conectados, o esqueleto interno de carbonato de cálcio dos equinodermes é composto de placas conectadas.
Existem poros minúsculos e aberturas para a boca e o ânus nessas placas, como as janelas de um prédio. E, porque o esqueleto é coberto em uma epiderme , ou revestimento exterior da pele, que é interna – que é onde o endo em endosqueleto entra, uma vez que significa dentro em grego.

Esqueleto do Equinoderme
Alguns equinodermos têm placas de bloqueio muito apertadas, como ouriços do mar. Pense neles como sistemas de defesa rígidos em torno de um edifício armado. Nos ouriços-do-mar e nos dólares de areia, essas placas interligadas formam um recinto, quase como uma concha. Ouriços-do-mar também têm espinhos.
Outros têm placas mais móveis, como estrelas do mar ou estrelas do mar. Pepinos do mar, os equinodermos semelhantes a vermes, têm um endosqueleto quase microscópico. Eles podem não ter um sistema de defesa tão forte, mas são muito mais flexíveis e móveis.
Se você ampliar as placas esqueléticas de carbonato de cálcio de um equinoderme sob um microscópio eletrônico, verá que cada placa é composta por uma trama muito fina. Cada pedaço de tecido é na verdade um cristal de carbonato de cálcio que se ramificou e se espalhou para formar uma rede esquelética geral, chamada de estereótipo.
Ouriço do Mar

Ouriço do Mar
Esta criatura tem um endosqueleto como muitos animais. Seu esqueleto é uma concha rígida feita de ossos planos e fundidos de carbonato de cálcio chamados ossículos calcários. O esqueleto é dividido em dez seções, indo da boca, que fica no fundo, até o ânus, que fica no topo. Cinco das seções com orifícios perfurados nos pés do tubo são chamadas de placas ambulacrais, e as outras cinco sem orifícios são conhecidas como placas interambulacrais. As espinhas são geralmente circulares e feitas em uma ponta fina; certos ouriços podem ter dicas venenosas. Os espinhos estão presos aos músculos da parede do corpo e, como o ouriço do mar tem a forma de uma bola, ele pode se mover em qualquer direção.
Crinoides

Crinoides
Os crinoides são organismos marinhos que possuem um esqueleto composto de placas calcárias, semelhante aos equinodermos anteriores. Os ossículos do caule formam um disco arredondado ou pentagonal. O caule não possui músculos, mas possui fibras elásticas conectando-se às colunas. No entanto, a haste é capaz de algum movimento, permitindo mover-se contra correntes. Eles apareceram pela primeira vez no início do meio do período cambriano e sobrevivem até os dias atuais, tornando-se fósseis abundantes e importantes a partir do período ordoviciano.
Estrelas do Mar
A estrela do mar é praticamente semelhante ao ouriço do mar, mas tem um formato diferente. Possui um endo-esqueleto e placas semelhantes de carbonato de cálcio. Está intimamente relacionado com os cordados. Como consiste em três camadas diferentes de pele e osso e possui placas rígidas, move os braços em uma direção geral. Se perder um braço, ela pode se regenerar e o braço perdido (se não for comido) também pode se regenerar. Isso acontece porque as células da estrela do mar são basicamente totipotentes, permitindo que as células se diferenciam em qualquer célula. Portanto, mantém os braços bem posicionados e resistentes.