Um dos mais problemas de saúde pública que as grandes cidades enfrenta é a presença de certos animais que são vetores de doenças muito sérias. O rato é um bom exemplo disso, e além de diversas formas de contaminar o ambiente onde vivemos, esse roedor pode traz trazer muitas enfermidades apenas com a sua urina.
Então, como desinfetar um local que tenha urina de rato? A seguir, daremos sugestões.
O Que a Urina Do Rato Pode Provocar Em Termos De Doenças?
Entre as enfermidades que a urina de rato pode trazer para as pessoas está a conhecida leptospirose. Ela é causada pela bactéria leptospira, que penetra da pele, especialmente se ela tiver algum ferimento ou mesmo arranhão. Geralmente, esse é o tipo de enfermidade que aparece em locais com muitas chuvas e sem saneamento básico, visto que as águas invadem as tocas desses roedores, e contaminam casas e vias públicas. Em suma, qualquer pessoa que entre em contato com água ou lama contaminadas com a urina do rato pode ficar infectada.
Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores corporais, pele amarelada e muitos calafrios. Bom destacar também que esses sintomas surge, na maior parte dos casos, uns 7 dias após a infecção. Nesse caso, o mais recomendado é procurar imediatamente um posto de saúde.
Outra enfermidade que pode ser causada pelo contato com a urina do rato é a hantavirose. É causada pelo hantavírus, um agente que, além da urina desse roedor, pode ser encontrado também nas fezes e na saliva desse animal. A principal forma de contaminação se dá pelo fato de que as secreções do rato sacam, e deixa o ar do ambiente infectado com o vírus. Os sintomas mais comuns são febre e dores de cabeça, no corpo e na região abdominal, e podem ser facilmente confundidos com sintomas de gripe, pneumonia e dengue.
A prevenção, nesse caso, é evitar que o rato se instale na sua residência, e pra isso é necessário deixar o lixo muito bem armazenado, evitar entulhos dentro e fora de caso, deixar a casa limpa, e armazenar todo e qualquer alimento em recipientes muito bem fechados.
Como Limpar Objetos E Locais Contaminados Com a Urina Do Rato?
Obviamente que é importante fazer a limpeza de um objeto ou local onde os ratos estavam alojados ou por ode passaram, porém, também é importante se certificar que esses roedores foram completamente eliminados de sua residência. Comprovado isso, vamos à limpeza em si.
No caso de roupas, você deve lavá-las normalmente com água e sabão, e se possível (caso não manche a sua roupa, é claro), também é recomendável usar uma solução de água sanitária para desinfetar por completo as suas peças. Nesse caso, não há necessidade de usar qualquer outro produto químico, visto que somente a água sanitária funciona como um dos melhores bactericidas que existem, sendo até mesmo melhor que o álcool nesse aspecto.
Interessante frisar que micro-organismos que são especificamente ligados à doenças provocadas por ratos não sobrevivem por grandes períodos de tempo fora de seus respectivos hospedeiros. Com isso, eles acabam sendo facilmente mortos pela simples ação de produtos como sabões, detergentes e pelo hipoclorito de sódio (substância abundante na já mencionada água sanitária).
Fora peças de roupas, quando falamos em locais e objetos específicos que possam estar infectados com urina de rato, você pode usar, além de água sanitário, álcool 70%. Contudo, nesse caso, será preciso realizar uma limpeza prévia com água e sabão para que se remova o excesso de material orgânico no local. Esse procedimento se faz necessário porque esse tipo de álcool é simplesmente neutralizado na presença de material orgânico, perdendo a sua ação antimicrobiana.
Nesse último caso, se a limpeza tiver que ser em um piso, o mais recomendado é uma limpeza prévia com água e sabão, e depois o uso abundante de água sanitária.
Como Limpar Também Os Excrementos De Ratos Em Locais E Objetos Específicos?
Claro, se locais e objetos estão com evidências de urina de ratos, é bem provável que também estejam infestados de excrementos. Nesse caso, existem formas adequadas de se fazer a limpeza. Primeiro, não varra, muito menos aspire esses excrementos, nem partículas do ninho desses roedores. Isso porque certamente você dispersará o pó, e agentes patogênicos presentes nessa sujeira podem ser facilmente inalados.
Uma solução bem viável é molhar todos esses excrementos e restos em geral com uma solução de 10% de lixívia e 90% de água mais ou menos. Deixe, então, essa solução atuando no local por cerca de 5 minutos, e depois comece a limpeza, preferencialmente usando luvas de látex ou borracha. Logo em seguida, remova os excrementos com toalhas de papel, e faça o seu descarte em sacos lixo que sejam de plástico.
Após esse procedimento, você irá desinfectar a área com água sanitária em todos os locais com evidências de que ratos passaram por ali. Se houver marcas no chão ou em bancadas, esfregue-as. Aproveite para limpar todos os tapetes e estofados de móveis que talvez tenham sido marcados por ratos.
Após o término desse procedimento, basta descartar as luvas em sacos de lixo plástico e lavar bem as mãos com água e sabão, ou álcool em gel.
E, Como Remover Ratos Que Estejam Mortos?
Nesse caso específico, você deverá usar luvas novamente, e usar mais uma vez a mistura com lixívia. Com essa mistura, inclusive, pulverize o rato (ou ratos) e no espaço em volta dele. Depois de alguns minutos, remova o roedor vestindo em uma de suas mãos um saco plástico, inverta o saco e em seguida o descarte no lixo.
Logo depois, descarte as luvas do mesmo jeito que ensinamos anteriormente, e desinfecte as mãos com água e sabão ou mesmo com álcool. Lembre-se também de descartar o saco com o corpo do rato dentro de outro saco plástico para lixo, quando o caminhão de descarte passar na sua residência.
No geral, a forma de desinfecção, especialmente quando se trata da urina do rato, é basicamente usar água e sabão, e em seguida, água sanitária. Com cuidados simples, você certamente previne um monte doenças bem perigosas.