Hoje vamos falar um pouco mais sobre os coelhos, por isso caso você tenha um como pet em casa esse post pode ser super útil para vocês. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Como Dar um Banho em um Coelho?
Primeiro é preciso entender que banhos em coelhos não são indicados. Esses animais são autolimpantes e nem precisam dessa preocupação, a não ser que estejam com uma sujeira muito difícil de sair, mas aí é necessário encontrar outra forma de limpá-los.
Caso você tente dar um banho no animal saiba que pode até matar o bichinho, eles podem inclusive entrar em estado de choque, ou se ferindo por conta do estresse causado. Outro ponto é a dificuldade de secar a sua pelagem, pois é muito fina, isso pode causar muitos problemas de saúde sério no animal como uma pneumonia, hipotermia e muitas outras.
Só realize o banho se isso for indicado por um médico veterinário que conheça muito sobre esse animal, cumpra todas as recomendações dele para que o banho seja seguro. Isso pode ser indicado em alguns casos muito específicos, como se o animal apresentar um sujeira muito difícil de sair, no período de troca de pelo ou se os pelos forem muito longos, mas isso deve ser corretamente indicado para não haver nenhum acidente.
Dicas para Manter seu Coelho Limpo
Agora separamos algumas dicas bem úteis para que seu animal esteja sempre limpinho e sem a necessidade de banhos comuns. Existem algumas técnicas seguras para limpar o seu animal sem causar nenhum dano para a saúde dele.
A primeira coisa que você deve se atentar é sobre como pegar o animal e manuseá-lo, pois você deve ser delicado ao mexer com o pequeno.
Uma dica útil para manter a pelagem limpa é escovar diariamente os pelos, assim os pelos mortos são retirados junto com a sujeira. Compre uma escova bem macia para não machucar, e mantenha elas sempre limpas.
Se houver necessidade e uma sujeira mais difícil você pode usar um algodão umedecido. Faça uma mistura em um pote pequeno de água e pouco de sabonete neutro para bebês, molhe o algodão levemente e vá limpando com cuidado sem encharcar a pele dele. Depois se certifique que ele está completamente seco.
Banho Tradicional Com Água
Embora não recomendado em alguns casos indicados, pode ser necessário, por isso segue algumas dicas.
Não estresse seu animal e respeite os limites dele, faça de tudo para que ele se sinta o mais confortável possível. Não faça nada com pressa, você vai precisar de um dia tranquilo e sem correria. Escolha uma bacia rasa e pequena, seja carinhoso e cuidadoso para que ele sinta o cheiro e se sinta à vontade naquele lugar.
O banho deve ser dado por um adulto responsável, nunca uma criança, isso não é brincadeira e é um momento muito delicado.
A água na banheira deve ser rasa, no máximo até a barriga do coelho, não exagere na quantidade. Coloque eles devagar na água, ele não deve mergulhar apenas molhar os pés já é o suficiente.
Na hora de escolher a temperatura da água, pense que estará dando banho em um bebê, a temperatura deve ser agradável e morinha. Aliás faça isso em um dia de muito calor, jamais faça isso em climas frios.
Eles são muito sensíveis e por isso nenhum produto deve ser adicionado na água do banho, não invente moda de produtos com cheiros ou faça espuma.
Você deve buscar em lojas especializadas produtos específicos para esse animal, como sabonetes e shampoos, caso não encontre você pode utilizar shampoo neutro específico para bebês, isso reduz o número de acidentes como por exemplo causar alguma irritação na pele do animal. Utilize pouco produto, você não precisa de muito para atingir o resultado esperado, aliás quanto mais produto, mais difícil vai ser retirar e mais tempo vai levar, cuide com a quantidade.
Depois de ensaboar cuidadosamente, vá molhando com cuidado utilizando sua mão, assim mesmo em pouca quantidade também para não assustar, jamais utilize chuveirinhos ou uma jarra de água. Faça parte por parte sem desespero.
Não jogue água no rostinho deles, e cuide muito de suas orelhas também. Também cuide para que não chegue produtos nessas áreas delicadas.
O processo deve ser muito rápido, causando o mínimo de impacto possível, por isso não tente realizar outras coisas nesse momento como cortar as unhas dele, ou o pelo. O banho deve ser muito rápido e já é um estresse suficiente.
Depois do Banho Seque muito Bem
Secar o animal talvez seja um passo muito importante, já explicamos os motivos de não poder deixar nenhuma umidade na pele desse animal, cuide muito bem desse processo delicado.
Na hora de preparar o banho, deixe uma toalha de fácil acesso para você pegar rapidamente assim que terminar o banho do seu coelho. Após o enxágue e dele totalmente livre dos produtos é a hora de sacar a toalha e envolver o animal para que se sinta seguro e protegido. Ele não pode sentir frio, enrole a toalha nele e abrace ele com carinho por um período curto de tempo.
Ele não é um cachorro, nem pense em usar secador de cabelo, ele vai precisar secar de forma natural. Escolha um ambiente aberto onde bata sol para que ele descanse aquecido enquanto se seca completamente ao ar livre. O animal não deve ir para gaiola antes de estar totalmente seco e livre de umidade.
Apesar das dicas, nunca se esqueça que banhos em coelhos não são indicados. Somente faça isso por indicação de um profissional especializado.
E você, tem um coelho em casa? Conta para nós qual sua experiência em manter o animal sempre limpo e vamos trocar vivências. Até a próxima.