Os primeiros pastores alemães reconhecidos apareceram na Alemanha no final do ano 1800, resultado do cruzamento intencional entre cães de criação e pastoreio. Ágil e musculoso, o pastor alemão é construído para oferecer velocidade e resistência. O cuidado com essa raça ativa e alerta requer socialização precoce, treinamento em obediência e atenção aos problemas comuns de saúde do pastor alemão.
Socialização, Treinamento e Exercício
Apresente seu filhote de pastor alemão a pessoas de todas as idades, tamanhos e origens étnicas desde tenra idade. Isso reduz o risco de o cão identificar qualquer tipo de pessoa como uma ameaça mais tarde.O cão pastor alemão rapidamente se une ao seu dono, mas sem exposição a outras pessoas e animais, ele pode desenvolver timidez, medo e comportamento anti-social em torno de estranhos.
Inscreva o jovem pastor alemão no jardim de infância do filhote ou comece o treinamento de obediência antes dos 6 meses de idade e continue com obediência avançada ou treinamento especializado à medida que o cão amadurece. Esta raça é excepcionalmente boa em reter lições especializadas e pode aprender a farejar contrabando ou seguir o cheiro de uma pessoa perdida tão facilmente quanto aprender a pegar uma bola.
Encontre um local onde seu pastor possa transitar livremente. Originalmente criado para a difícil tarefa de pastorear gado, seu pastor alemão precisa de muita atividade vigorosa para manter seus músculos fortes e canalizar suas reservas de alta energia. Uma caminhada diária não é suficiente para um pastor alemão adulto jovem, tornando esta raça inadequada para moradores da cidade que não têm acesso a um parque para cães ou a um grande pátio onde o cão pode correr.
Alimentação e Cuidados de Saúde
Evite utilizar rações comerciais para cães que incluem grãos. A dieta do pastor alemão deve imitar de perto a dieta que ele naturalmente comeria na natureza. Um pastor adulto pode consumir até 40 kg. de ração por mês. Os rótulos de alimentos para cães listam os ingredientes por peso; portanto, quanto mais o alimento contiver um ingrediente específico, mais no topo esse ingrediente aparecerá na lista.
Alimente os filhotes de três a quatro vezes por dia, mas reduza o tempo de alimentação para uma ou duas por dia para cães adultos. Pegue a tigela de comida depois que o cachorro terminar de comer. Visitas regulares ao veterinário e verificações de peso durante o primeiro ano de vida do filhote ajudam a determinar se o pastor está crescendo a um ritmo saudável.
Evite adquirir pastores de fábricas de filhotes e de criadores que não podem fornecer registros de saúde para os pais do cão, incluindo registros de testes genéticos. O pastor alemão é propenso a desenvolver condições ósseas e articulares, problemas de câncer e pâncreas. Os tipos de câncer que afetam essa raça geralmente têm como alvo os ossos, o sistema linfático, a pele ou os capilares. O pastor também é predisposto a doenças cardíacas e distúrbios do pâncreas, diabetes, distúrbios articulares, incluindo displasia e problemas de visão.
Higiene e Limpeza
Escove o cachorro pelo menos duas vezes por semana ao longo do ano, porque o pastor alemão derrama levemente o ano todo. Duas vezes por ano, no entanto, o pastor derrama seu casaco inteiro. Durante essas temporadas, o cão precisa escovar uma ou duas vezes por dia, nesse momento, o pastor pode lançar grandes aglomerados de sub pelo.
Banhe o pastor alemão no final de cada estação de derramamento e durante todo o ano, conforme necessário, para manter o casaco limpo, mas evite banha-lo mais de duas vezes por mês, se possível. O banho muito frequente pode deixar a pele do cão seca e levar a coceira e caspa. Use apenas um shampoo feito especificamente para cães.
Limpe as orelhas do cão duas vezes por semana. Os ouvidos do cão pastor, que ficam na posição vertical, coletam poeira, sujeira e polens no ar, o que pode levar a irritações e infecções no ouvido. É necessária uma limpeza suave, mas completa, da aba do ouvido interno e do canal auditivo visível com um pano úmido e macio. Toalhetes de limpeza para os ouvidos pré-umedecidos estão disponíveis em lojas de animais.
Doenças em Pastores Alemães
Os pastores alemães estão em um grupo de raças classificadas como a categoria mais alta de problemas de saúde devido à sua conformação. Isso significa que esses tipos de cães foram criados durante muitos anos para parecer de certa maneira, mas que essas mudanças na aparência começaram a causar problemas de saúde. Para os pastores alemães, isso se deve principalmente ao formato das pernas e quadris das costas. Algumas das condições que os pastores alemães podem desenvolver incluem:
Displasia do quadril – onde a articulação do quadril não se encaixa perfeitamente, o que acabará por levar à artrite;
Displasia do cotovelo – uma condição em que a cavidade do cotovelo de um cão não se forma adequadamente, levando a dores e problemas;
Mielopatia Degenerativa Canina – causa fraqueza nas pernas traseiras, levando à paralisia;
Furunculose anal – uma doença dolorosa que causa ulceração ao redor do ânus de um cão;
Doenças oculares hereditárias – incluindo catarata e displasia multifocal da retina;
Epilepsia – um distúrbio cerebral que causa convulsões.
Nanismo hipofisário – uma deficiência hormonal que causa graves problemas de crescimento e reduz a expectativa de vida;
Hemofilia A e B – distúrbios hemorrágicos que impedem a coagulação do sangue e fazem com que as feridas sangrem mais do que deveriam;
Cuidado com seu Pastor Alemão Filhote
Quem quer que tenha sido o proprietário anterior de seu filhote, deve ter feito algumas coisas, incluindo: organizado sua primeira vacinação de filhotes; iniciado o treinamento do banheiro; socialização dos filhotes – introduzindo positivamente novas situações e pessoas.
Antes de trazê-los para casa, você precisará preparar sua nova casa para os filhotes: providenciado tempo e espaço para o seu filhote brincar e brinquedos para mantê-los estimulados; uma cama aconchegante em um local calmo e sem correntes de ar, onde seu filhote possa descansar sem ser perturbado; removido qualquer item venenoso ou que você não queira que eles mastiguem.
Este é um momento importante para o seu filhote, o que eles aprendem e experimentam agora moldará o comportamento futuro. Seu filhote ainda não está totalmente vacinado, mas é importante continuar a socialização, expondo-o positivamente a experiências como: conhecer outros cães e gatos saudáveis e totalmente vacinados; carregá-los do lado de fora para apresentá-los a novas pessoas, vistas e sons; introduzi-lo gradualmente no carro, cuidando , sendo manipulados e verificando seus ouvidos, olhos e outras partes do corpo.
Você também deveria: começar a deixá-lo sozinho por curtos períodos para evitar comportamentos relacionados à separação; estabelecer rotinas e regras consistente, recompensando o bom comportamento e ignorando o mau comportamento; alimenta-lo com a mesma comida de cachorro que tinham antes e manter a mesma rotina com pequenas refeições regulares; prosseguir com o treinamento do banheiro dos filhotes , recompensando-os quando se saírem bem.