Um Golden Retriever é um bom cão de família? Eles combinam com crianças e adultos? E como você pode preparar sua família para a chegada deste adorável filhote? A seguir algumas dicas de como cuidar desse animal maravilhoso!
Vamos mergulhar direto – para muitas famílias, a resposta é um grande e retumbante sim! O Golden Retriever está atualmente classificado como o terceiro cão de estimação mais popular nos Estados Unidos. No Brasil ele também é bastante amado. Então, sabemos que muitas pessoas amam Goldens tanto quanto nós.
Mas um Golden Retriever é um bom cão de família para sua situação familiar em particular? Essa é a verdadeira pergunta que esperamos ajudá-lo a responder neste artigo! Para fazer isso, forneceremos uma visão geral dos Golden Retriever’s.
A História
O Golden Retriever surgiu do cruzamento de duas raças de caça. Um cão amarelo do retriever e uma raça escocesa antiga do cão chamavam o Tweed Water Spaniel. O arquiteto da nova raça de cães manteve livros detalhados, registrando o resultado dessa primeira cruzada.
Hoje, acredita-se que todo Golden Retriever possa compartilhar genealogia com os quatro filhotes de sua primeira ninhada! Também sabemos que, desde o início, os cães que deveriam evoluir para a raça de cães de raça pura Golden Retriever de hoje eram pessoas cães completamente. Estes primeiros cães foram cuidadosamente criados para trabalhar ao lado dos humanos para caçar.
Personalidade e Temperamento do Golden Retriever
As boas qualidades de cães de família Golden Retriever que são mais citadas na literatura de raças incluem
- Amigáveis
- Alegre
- Esperto
- Dedicado
- Extrovertido
- Fiel
No entanto, você não encontrará nenhuma evidência de que o Golden Retriever seja um bom cão de guarda. Eles estão ansiosos demais para fazer novos amigos! Mas os cães Golden Retriever normalmente se destacam na terapia e no trabalho de cães de serviço com crianças e adultos.
Um estudo associou veteranos que sofriam de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) com cães Golden Retrievers e Labrador por seis semanas. Cada veterano treinou seu parceiro canino para ser um cão de assistência à mobilidade. E, em troca, os cães ajudaram seus colegas humanos a se curarem dos sintomas debilitantes do TEPT. Em outro primeiro especial, um Golden Retriever chamado Lily foi escolhido como o primeiro cão de terapia em todo o estado de Connecticut. Escolhido para trabalhar com um grupo especial de mulheres de alto risco que estavam se recuperando do ataque.
Os Golden Retrievers são Bons Cães para a Família?
Muitas raças de cães de raça pura podem ter problemas de saúde conhecidos por raças, e o Golden Retriever não é exceção. De fato, em um primeiro programa de pesquisa em saúde de longo prazo , 3.000 Goldens e seus proprietários estão ajudando os pesquisadores caninos a entender melhor a alta incidência de câncer nos Golden
Retrievers e o que pode ser feito sobre isso. Estima-se que 60% dos Golden Retrievers desenvolvem câncer. Portanto, o câncer é a principal causa de mortalidade precoce nesta raça. E o Golden é a raça de cães com maior incidência de câncer fatal. Embora o Golden Retriever tenha uma vida útil projetada de até 12 anos, essa não é a norma para a maioria dos Goldens por um único motivo: câncer canino. Um estudo muito recente analisou a causa da morte em cães Golden Retriever por um período de 17 anos. Dessas mortes, 65% estavam relacionadas ao câncer, com uma vida útil média de 9,83 anos. Então, o Golden Retriever é um bom cão de família?
No geral, sim – este cão tem tantas características e qualidades maravilhosas que podem unir uma família! Atualmente, porém, não existe um exame médico infalível para descartar a possibilidade de o seu Golden Retriever desenvolver câncer em algum momento no futuro. Os riscos conhecidos são altos e atualmente não existem estratégias de prevenção confiáveis. Isso pode causar muita dor de cabeça, bem como despesas e vale a pena considerar ao escolher o seu próximo animal de estimação da família!
De tudo o que exploramos até agora, pode parecer improvável que você encontre problemas com os Golden Retrievers exibindo agressões. No entanto, existem algumas evidências que indicam que o Golden Retriever como uma raça de cachorro pode estar ficando mais agressivo.
Agressão
Temple Grandin, uma das principais autoridades em genética e comportamento animal, destaca como práticas de criação seletiva podem inadvertidamente introduzir agressão no Golden Retriever. Esta é uma raça de cães que historicamente é considerada um baixo risco de agressão!
Por exemplo, como os criadores selecionam consistentemente cães-mãe com base em temperamentos calmos e baixa resposta ao medo (medo alto é igual a ansiedade mais alta), isso pode causar incidentes agressivos porque o cão não possui inibição do medo.
A pesquisa também relata como agressão e convulsões têm uma correlação positiva. Golden Retrievers são conhecidos por serem propensos a convulsões. Eles geralmente se enquadram em duas categorias: herdada (genética) e idiopática (origem desconhecida). Acredita-se que convulsões idiopáticas em Goldens surjam de mudanças na química do cérebro. É possível que isso resulte de criação excessivamente seletiva para características como calma.
A pesquisa destaca o quão importante é escolher um criador respeitável e focado na saúde para trabalhar para encontrar seu filhote de cachorro Golden Retriever!
Com uma forte linhagem em que os testes genéticos de saúde são o foco principal, você tem um risco menor de adicionar um Golden Retriever com tendências agressivas à sua família.
Necessidades de Treinamento e Socialização do Golden Retriever
Responder à pergunta: “Um Golden Retriever é um bom cão de família?” Muitas vezes se resume a simples treinamento e socialização! Quanto mais cedo esse processo for iniciado – idealmente antes que seu filhote de cachorro Golden Retriever saia da ninhada -, melhor será o resultado. Por exemplo, até que o treinamento e a socialização ensinem o contrário, o seu Golden Retriever pode pensar que é uma forma perfeitamente aceitável de pular direto para um convidado (também conhecido como um novo amigo para o seu filhote)!
Mesmo depois de ter certeza de que é capaz de atender às necessidades de seu novo filhote, você ainda pode ter algumas perguntas sobre como é viver com um Golden Retriever. Uma grande questão que muitas famílias têm é que o Golden será barulhento. Felizmente, a maioria dos Golden Retrievers fica bem quieta, a menos que alguém bata à sua porta, e então você pode esperar uma rodada de latidos animados para avisar! Você também pode esperar que seu cão domine a arte de pedir comida e guloseimas bem cedo. Você vai querer observar o peso do seu cão, já que esses filhotes tendem a ganhar peso!