Pode parecer incomum ter um esquilo como animal de estimação, mas você pode mantê-lo em casa, especialmente se você o levar quando ainda é um filhote, através de um criador. É melhor não tentar domar um esquilo selvagem, não apenas porque são animais muito sensíveis, mas também podem transmitir algumas doenças.
Existem várias espécies , a mais comum é cientificamente chamada “sciurus vulgaris”, mas existem muitas outras espécies divididas em várias partes do mundo.
Descrevendo os Esquilos
Os esquilos são pequenos animais que se alimentam de nozes, bolotas, frutas e às vezes cogumelos, e estão acostumados a viver em árvores e até com uma certa velocidade de movimento. A cor da pelagem, para a espécie “sciurus vulgaris”, é avermelhada escura nas costas e mais clara no peito, que às vezes pode ser branca. Cada uma das espécies corre o risco de extinção por causa do homem, que muitas vezes as priva de seu habitat natural.
O esquilo é um animal medroso e, portanto, facilmente assustado; portanto, quando você o criar, tenha cuidado ao se aproximar dele. Para ter certeza de que você confia em si mesmo, você pode começar dando-lhe comida, segurando-a na mão e acariciando um pouco as costas dele, o importante é que você seja o mais amoroso possível. O ideal mesmo é adquirir um esquilo de fontes confiáveis, onde já foram vacinados, e não a captura de selvagens na natureza.
Como Cuidar De Um Esquilo? Como Alimentar? Onde Deixar?
Primeiro de tudo, pense sobre onde mantê-lo. Sua gaiola, dentro ou fora de casa, deve ser suficientemente grande e espaçosa (pelo menos 80 × 50), para que ele possa subir, deixando dentro ripas de madeira, para poder mastigá-las, a fim de manter os dentes em boa saúde. Quando ele ainda é um filhote, verifique se o esquilo permanece quente, talvez usando uma almofada de aquecimento.
Obviamente, a gaiola deve ser limpa periodicamente, deixando a comida do esquilo em conserva. É importante não deixá-lo correr livremente pela casa, pois pode mastigar o que não deve, como cabos elétricos. Também é necessário saber como alimentá-lo. Se ele ainda é um filhote, é necessário dar-lhe leite artificial específico para filhotes, usando seringas orais, cujas doses devem mudar à medida que o bebê cresce.
Depois de oito semanas, você pode começar a alimentá-lo com alimentos sólidos em pequenas quantidades. Como adulto, você pode fazê-lo comer frutas e legumes frescos, dando-lhe apenas nozes ocasionais. Também pode receber brotos, cascas, sementes de girassol e lentilhas. Para beber, você pode dar água através da garrafa para a gaiola, igual à dos hamsters ou papagaios.
Em cativeiro, se você cuidar e alimentar adequadamente, os esquilos vivem até dez anos. Os esquilos mais jovens são os mais rápidos e fáceis de se adaptar às novas condições. Antes de comprá-lo, é necessário criar condições de manutenção adequadas para o esquilo. Como os animais são muito móveis, as boas condições de detenção dependem diretamente do tamanho de sua casa.
De novo admoestamos que uma boa opção é um aviário alto, cuja altura deve ser pelo menos um metro e seu comprimento e largura, pelo menos 50 centímetros. Para colocar um aviário desse tipo, deve-se colocar em locais sem correntes de ar e ruído excessivo. No aviário é necessário colocar um ninho ou uma casinha para os pássaros, vários galhos pelos quais o esquilo corre, tábuas ou prateleiras nas quais o animal se senta.
Lidando Com O Comportamento E Dieta Do Esquilo
Perder pêlos é um dos momentos mais difíceis da vida de um esquilo. A muda acontece duas vezes por ano, período em que o animal fica com sono e letárgico. Nas fêmeas, a muda de primavera ocorre após o estro e o esquilo termina no nascimento. Nos machos, o processo começa mais cedo e pode se prolongar. Para o dono de um esquilo, a muda não causa muitos problemas, pois ocorre gradualmente.
Cuidar do esquilo é bastante simples. Cerca de uma vez por semana, o aviário deve estar limpo e não há necessidade de perturbar seu ninho, pois o esquilo realmente gosta do cheiro e, sem ele, se torna agitado. É aconselhável lavar o alimentador e o bebedor uma vez por dia.
Muitos donos de esquilos geralmente os deixam passear pela casa ou apartamento. Antes de fazer isso, verifique se todos os objetos e substâncias perigosas para o animal estão ocultos. Proteja-o também da fiação. E verifique se as janelas e portas estão fechadas, porque é quase impossível encontrar um esquilo que fugir de casa.
Se o esquilo escapar da gaiola, não tente capturá-lo com as mãos, pois o animal pode ser ferido. Você só precisa esperar a danadinho ficar com fome e ir procurar comida na gaiola. Para uma boa saúde das proteínas, ele deve ser alimentado adequadamente. A dieta deste animal deve incluir cogumelos secos ou frescos, bolotas, avelãs, pinhões, vários insetos e besouros.
Pinhas ou abeto com sementes, brincos de salgueiro ou choupo, folhas de bétula jovens também são necessárias. Em outras palavras, um esquilo deve ser alimentado com tudo o que come na natureza. Este animal não pode ser alimentado com alimentos da mesa humana. Não se esqueça de que o esquilo é um roedor, por isso é necessário fornecer casca de ovo, sal grande na cozinha, para evitar uma deficiência mineral.
Para poder se comunicar e se divertir com um esquilo, ele deve ser domado e calmo, caso contrário você não receberá nada, exceto suas mãos mordidas e estresse para os esquilos. Começar a domar um animal de estimação deve ser logo após a sua adaptação em casa. Alimente-o cm as mãos o mais rápido possível, tente garantir que o animal entre em contato com você.
Depois disso, você pode tentar recolher delicadamente o esquilo nos braços e o alongamento. Deve-se lembrar que esses roedores têm pouca memória e, sem comunicação constante, são rapidamente esquecidos. Uma grande vantagem dos esquilos em relação a outros animais domésticos é que eles são muito limpos, não cheiram, e com a educação certa, se tornam muito amigáveis e afetuosos.
O Acompanhamento De Um Veterinário
Como com qualquer outro animal de estimação, é importante levá-lo para visitas regulares ao veterinário. Este último pode fornecer todas as informações necessárias para tratá-lo melhor. Se você encontrar um esquilo ferido, não é bom mantê-lo dentro de casa; portanto, é melhor entrar em contato com um órgão competente ou, se estiver próximo, é melhor levá-lo ao veterinário imediatamente, especialmente se você notar que ele está doente ou ferido.
Para evitar que o esquilo contraia infecções, é preciso lavar as mãos antes ou depois de limpá-lo, alimentá-lo ou simplesmente tocá-lo. Como precaução, se alguém em sua casa ficar doente, é melhor mantê-lo longe deles. Antes de levar um esquilo para casa, é bom garantir que você o guarde, perguntando sobre as leis relativas à criação de animais. Estas são apenas algumas dicas em geral e, para saber como cuidar delas, você precisa consultar um especialista.