O dogue alemão é um dos maiores cachorros do mundo. Ele chama atenção de qualquer um devido as suas patas alongadas e seu gigantesco corpo.
A altura média do animal varia entre 70 cm a 90 cm. Isso depende de cada indivíduo, porém, os machos são levemente maiores que as fêmeas.
Ele é oriundo da Alemanha, como o próprio nome já diz é a raça foi amplamente disseminada pelo continente europeu e posteriormente, ao mundo todo. Veja a seguir as principais características da raça, como cuidar, os cuidados e doenças. Confira!
Dogue Alemão Filhote: Principais Características
A raça chama atenção devido a algumas características únicas e peculiares. Algumas delas são:
- Pescoço largo e com muitos músculos
- A cabeça grande, um tanto estreita, porém proporcional ao corpo
- É uma raça muito expressiva, consegue demonstrar na sua face o que está sentindo
- Corpo musculoso, desde as patas até as costelas
- Patas grandes e arqueadas
De fato, é uma raça com características únicas e extremamente potentes quando falamos de força, resistência e tamanho.
Com os filhotes não é diferente, desde pequenos já possuem tais características, que se desenvolvem ao longo do tempo.
São animais que impressionam pelo seu tamanho, porém, são muito dóceis e não causam perigo algum.
Mas vale lembrar que como qualquer outro cachorro, eles não gostam de se sentir incomodados, perturbados e se sentirem-se ameaçados, não hesitam em atacar.
Ele ataca apenas nesses casos, não é de seu feitio causar grandes e violentos ataques. Ele possui uma excelente relação com o dono, que com o passar do tempo, adquire a confiança do filhote e conforme o seu crescimento, a relação fica ainda mais estreita.
O dogue alemão é um ótimo companheiro para quem vive em locais amplos, com quintais, fazendas, sítios, etc.
Entretanto, é uma espécie de cachorro que precisa de muito espaço para viver. Ou seja, se você mora em apartamento, talvez essa não seja a raça mais indicada para você.
Veja a seguir seus principais cuidados que você deve ter quando adquire um filhote de dogue alemão!
Cuidados com o Dogue Alemão Filhote
Como foi dito acima, o dogue alemão é uma raça que necessita de muito espaço devido ao seu tamanho.
Sendo assim, atente-se ao local que ele ficará, onde será cuidado. O local deve ser espaçoso, com lugar para ele dormir confortavelmente, caminhar, correr, e de preferência, poder usufruir com tranquilidade, sem muitos incômodos.
Para quem mora em locais com menos espaço, deve se atentar ao próximo item, pois é vital para a saúde do seu dogue alemão filhote.
Os passeios são fundamentais para qualquer cachorro, pois são neles que os cães socializam, sentem novos cheiros, conhecem outros cachorros e principalmente, praticam exercícios.
Cães estressados ou obesos são sintomas de falta de passeio. O cachorro não sai de casa e por isso, tende a ficar impaciente.
Então por isso passeie com seu cachorro, independente da raça. Porém, raças maiores necessitam de uma atenção especial em relação a isso, já que precisam de muito espaço.
Ensinamentos
Você deve ensinar o seu cão a te obedecer desde filhote, pois somente assim conseguirá o respeito e a atenção dele.
Para isso, dê recompensas (um biscoito) sempre que ele fizer alguma coisa que você classifica como positiva.
Ele assimilará a ação dele com a recompensa e a tendência é que sempre volte a repeti-la para ganhar um novo biscoito.
Comida
A comida deve ser de qualidade, procure por rações especiais para filhotes e conforme o cão for se desenvolvendo, mude para outras rações de adulto.
As rações ou a troca delas, podem causar alguns distúrbios no animal, isso pode ser por causa de sua adaptação ou mesmo estranhamento com o novo alimento.
Fique atento, se o animal estiver sem apetite, pode ser sintoma de alguma doença ou incômodo que ele sente. Nesse caso, o mais indicado é procurar por ajuda veterinária.
Forneça água límpida para seu cãozinho. Um cão hidratada e bem alimentado possui menores chances de contrair doenças. E desta maneira, consegue ter uma vida saudável ao lado do dono.
Então troque sua água ao menos 2 vezes por dia. Não deixe ela ficar parada com sujeira acumulada. Ela aumenta a saúde e a imunidade do animal.
Remédios
Os remédios devem ser utilizados quando o animal não está bem, com algum sintoma que lhe é estranho.
Mas de modo algum dê a ele remédios por conta própria, antes, consulte um veterinário, um especialista e faça um diagnóstico para saber realmente o que o animal possui.
Existem algumas doenças que podem afetar sobretudo os dogues alemães, veja quais são elas e como se prevenir das decorrentes ameaças.
Doenças Comuns do Dogue Alemão
O dogue alemão é um animal muito grande e como consequência disso, pode contrair algumas doenças específicas.
Vale lembrar que essas doenças não exclusivamente do dogue alemão, e sim de cachorros de grande porte.
Apesar da força e da alta resistência, esses cães têm predisposições para algumas doenças. Veja quais são elas a seguir!
Displasia
Essa é uma doença muito comum em cachorros de grande porte. Acontece que o cachorro é muito pesado e algumas vezes, seus ossos não suportam o próprio peso.
A doença pode acontecer tanto pelo excesso de peso, como também pelo excesso de atividade física. Então aten-se e mantenha o equilíbrio do animal.
A displasia pode ser muito dolorosa para o cão, ele sente dores sobretudo no corpo e nas patas, além disso, fica com dificuldade de locomover-se.
Essa também é uma doença muito comum em cachorros de grande porte. A cardiomiopatia ataca diretamente o coração do cachorro. É considerada uma doença arterial coronariana.
Câncer
O câncer pode ocorrer em qualquer raça, qualquer cachorro, porém, acontecem com mais frequência em animais de grande porte.
O câncer nos ossos pode afetar diretamente o dogue alemão, além disso tumores e linfomas também o atacam.
É importante destacar que o câncer não é visível ao olho nu, ele manifesta-se no interior do cachorro. Sendo assim, é preciso ficar atento a cada sintoma que o animal apresentar e procurar por ajuda de especialistas o quanto antes.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!