O chow chow é uma raça de cachorros bem interessante, possuindo uma personalidade forte, mesmo tendo uma aparência tão brincalhona. É o tão de pet que precisa, sem dúvida, de cuidados bem específicos, principalmente, os filhotes. Vamos, então, saber o que fazer para que esses animais cresçam de maneira saudável?
Um pouco sobre a raça chow chow em geral
O clhow chow é uma das raças de cachorro de criação mais antigas que existem. Criada originalmente com o intuito de puxar trenós, de caçar e até mesmo de servir como cão de guarda, eles são animais fortes e independentes (e, por isso mesmo se faz necessário adestrar um cão desses desde filhote).
Como características físicas, chama a atenção a juba imponente (que se torna mais visível nos machos), e a peculiar língua azul que possuem.
Não se sabe ao certo sua origem, de fato. Uns acham que esses cães surgiram na Mongólia, enquanto que outras sugerem que foi na Sibéria. No entanto, como raça de criação mesmo, ele se tornou popular mesmo na China, onde são chamados de Songshi Quan (num tradução livre: cão-leão-empolado).
Trata-se de um animal de estimação que exige alguns cuidados fundamentais, especialmente, quando são filhotes. É o que veremos a seguir.
Como ministrar as vacinas dos filhotes?
Evidentemente, todo cãozinho recém-nascido precisa ser vacinado no decorrer de seus primeiros meses de vida, e com o chow chow não é diferente. Portanto, o primeiro passo ao ter um filhote dessa raça é levá-lo a um médico veterinário, que irá aplicar todas as vacinas necessárias nessa fase de vida do animal.
Importante salientar que as vacinas são substâncias que protegem o seu pet contra doenças bem graves, como, por exemplo, raiva, hepatite canina, cinomose, gripe e por aí vai. Todas, enfermidades que, cedo ou tarde, poderão aparecer, e é por isso que o seu animal de estimação precisa estar devidamente protegido.
Inclusive, caso o seu filhote de chow chow ainda não tenha sido vacinado, recomenda-se que ele não faça passeios na rua. É preciso que ele esteja devidamente imunizado para entrar em contato com outros animais e com ambientes externos de um modo geral. Dessa forma, ele estará protegido de quaisquer doenças.
Como alimentar o filhote dessa raça?
Somente a partir dos quatro meses de vida que os pequenos chow chows começam a se interessar mais pelo mundo exterior, e isso inclui também o desinteresse que ele passará a ter pelo leite da mãe. Ou seja, é a hora perfeita para alimentar o cãozinho que ração.
Porém, não deve ser qualquer tipo de ração, e sim, uma que seja especialmente destinada a filhotes de cães. Uma boa dica é pedir orientação do veterinário nessa questão, pois ele saberá indicar qual a melhor oração para começar a ser dada ao seu pet.
É necessário, contudo, ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo: verifique se, depois que o filhote passou a comer determinada ração, ele fica com a pele irritada (essa raça é muito sensível nesse aspecto). Isso porque as marcas podem ser as mesmas, mas, o fabricante pode mudar a fórmula sem que saibamos. A qualquer sinal de irritação, o mais indicado é suspender a alimentação com aquela ração, e levá-lo ao veterinário.
E, quanto ao banho e à escovação dele?
Em se tratando de banhos, é recomendável que o filhote de chow chow somente os tome umas duas semanas após receber sua última vacina. E, de um modo geral, especialistas recomendam que se dê banhos nesse animal a cada 15 dias, ou mesmo com uma periodicidade mensal.
No que diz respeito à escovação, os pelos dos animais dessa raça são lisos e um tanto ásperos. Ou seja, devem ser escovados em períodos diferenciados. Ou seja, se ele tiver pelo liso, a recomendação é que sejam escovados uma única vez por semana. No entanto, se o seu exemplar de chow chow tiver uma pelagem áspera, o procedimento precisa ser feito a cada dois dias.
Bom lembrar que enquanto os filhotes estão crescendo, muitos pelos podem se soltar. Trata-se de uma fase um tanto quanto delicada, e, portanto, enquanto a pelagem dele não se estabiliza, o melhor mesmo é escová-lo praticamente todos os dias, caso seja possível.
Filhotes dessa raça podem se exercitar? Podem receber treinamento?
Se o assuntos são exercícios físicos, está aqui uma raça que adora se mexer e brincar o tempo todo (independente da idade). Ou seja, sempre que seja possível, o recomendável é que os filhotes de chow chow façam exercícios regulares. Um simples passeio quando não estiver fazendo muito calor já resolve essa situação.
Por falar nisso, cães dess
a raça não se dão muito bem em climas que sejam úmidos ou simplesmente muito quentes. Em suma: os dias estão com altas temperaturas? Então, faça o possível para que o seu cãozinho não durma em locais abafados (lembre-se: a pele dele é muito sensível), e evidentemente: deixe à disposição um pote com água fresca para que ele beba sempre que sentir vontade.
Já com relação a treinamentos, a questão é um pouco mais complicada. Trata-se de uma raça conhecida por ser bem teimosa em muitas ocasiões. Portanto, o ideal é que sejam treinados muito cedo (quanto mais jovens, melhor). Claro: nada de agressões ou ameaças no treinamento, ok? Trata-se de uma raça muito sensível. Portanto, quanto mais paciência, mais os resultados serão positivos.
Mas, como é o temperamento em geral dos filhotes de chow chow?
Em geral, podemos dizer que o filhote de chow chow (mas, também o animal na vida adulta) tem um temperamento bastante independente, e até mesmo um pouco reservado em algumas ocasiões. É um cão que tem como uma de suas características ser bastante discreto, e não tanto expressivo como outras raças (apesar da disposição dele de querer brincar boa parte do tempo).
Por isso que a socialização da raça enquanto são filhotes é interessante, visto que eles são um tanto desconfiados, especialmente com humanos estranhos. Como eram usados como cão de guada e para puxar trenós, esses animais possuem uma personalidade que pode ser considerada complicada, e, por isso, os seus donos, desde filhotes, precisam ter pulso firme com eles.