Cachorros são sem dúvidas um dos animais mais adoráveis que existem, eles fazem a alegria da casa e em algumas famílias são considerados como membro delas, as vezes possuindo os mesmos direitos que os demais.
Da mesma forma que eles nos trazem bastante alegria, os cães também dão um certo tipo de trabalho e precisam de cuidados bem específicos, principalmente quando são filhotes, neste período estes animais são bem frágeis e precisam da nossa total atenção.
Hoje eu vim trazer uma matéria especialmente para você que possui um belíssimo filhote de Border Collie, este lindo cãozinho precisa de alguns cuidados que devem ser atentamente observados, veja a seguir o que é preciso fazer para que o seu Border tenha uma ótima saúde e desenvolvimento!
Doenças Suscetíveis Ao Border Collie E Cuidados Necessários Com Ele
Antes de falar dos cuidados os quais são necessários a esta raça, preciso que você saiba das doenças que o seu Border Collie pode contrair caso não cuide dele da maneira correta.
Neutropenia Cíclica Canina, este nome complicado é referente a um dos problemas de saúde que se não for cuidado logo de imediato, pode trazer complicações terríveis ao seu Border.
Eu poderia ficar aqui lhe dando informações científicas totalmente desnecessárias, mas tudo o que eu preciso que você saiba é que esta doença possui o potencial de afetar negativamente o sistema imunológico do seu amigo(a) de quatro patas.
A Neutropenia afeta as defesas do seu Border Collie e faz com que os Neutrófilos do Sistema Imunológico dele sejam afetados. Mas então, o que isso significa? Significa que o seu animal pode ter feridas que nunca se curarão, dessa forma, estes simples machucados podem se tornar grandes infecções que acabarão levando o seu cachorrinho a óbito!
Ahh, a propósito, Neutrófilos são nada mais nada menos que células responsáveis no combate a infecções, sem elas o seu animal fica completamente vulnerável!
Você precisa ficar bem atento(a) quanto a Neutropenia, ela se manifesta de maneira bem simples, o seu Border vai demonstrar um comportamento sempre cansado, vai ficar com um tom de pele cinzento ou então fora do normal, tal característica vai ser bem fácil de perceber, por isso é bom sempre ficar atento(a).
Tome bastante cuidado com a Neutropenia, ao perceber que o seu Border Collie está com sintomas semelhantes ao desta doença, tome logo uma atitude, não espere para ver o que acontece, aja logo!
Existe um fato bastante preocupante a respeito da Neutropenia, ela pode ser transmitida geneticamente, se um dos pais do seu filhote possui esta doença pode ser que ele também a possua eu seu gene.
Se por um acaso você já souber que os pais do seu Border filhote possuem tal doença, castre o seu animalzinho, assim este problema não continuará se espalhando a outros cães os quais ele irá se relacionar.
Segundo estudos científicos, as chances do seu animal contrair a Neutropenia são de 50%, uma proporção bastante considerável e preocupante o suficiente para que você tome uma providência a respeito disso e fique sempre atento(a) quanto a doença!
Procure ajuda médica veterinária e saiba como são realizados os procedimentos de prevenção a Neutropenia!
Uma outra doença que afeta bastante a vida do Border Collie filhote é a chamada Collie Eye Anomaly, ela pode se manifestar de maneira leve ou severa, mas qualquer uma das duas já é suficiente para atordoar seu animalzinho o deixando desorientado.
A Collie Eye Anomaly é uma espécie de doença que afeta a visão do seu filhote Border Collie, aos cinco anos de idade ela já pode ser diagnosticada e a sua manifestação pode ocorrer de maneira menos ou mais grave, portanto, devo enfatizar outra vez o quanto a sua atenção é algo primordial.
Infelizmente esta é mais uma daquelas doenças que passam de maneira hereditária, portanto, se o seu animal contraiu tal problema, será necessário o procedimento de castração para evitar a propagação deste problema.
Ao perceber que o seu Border Collie se encontra meio desorientado quanto ao seu caminhar, leve-o logo a um veterinário, quanto mais rápido ele for diagnosticado maiores serão as chances de que consiga ser curado do problema. Tudo vai depender da sua dedicação para com o animal!
Por acaso você já ouviu falar no Colapso de Border Collie? Esta é mais uma doença a qual merece 100% da sua atenção, até porque ela não se manifesta de maneira tão clara como as outras que eu já lhe apresentei!
O chamado Colapso de Border Collie faz com que o seu animal apresente um comportamento estranho, ou seja, ele fica meio disperso em meio as atividades diárias, com isso você pode achar que o seu filhotinho de Border está indisciplinado quando na verdade está doente.
Uma rotina de exercícios é algo bastante benéfico ao Border Collie filhote, dessa forma ele aprende a ser disciplinado desde pequeno, mas saiba que atividades de maneira exagerada podem acabar destruindo a saúde do seu animal, podendo desencadear o Colapso de Border Collie.
Por mais que os sintomas do Colapso de Border Collie sejam bem subjetivos, há um sinal dessa doença que pode ser percebido, ao notar que o seu animalzinho esta mancando constantemente, saiba que isso pode ser um sintoma da doença.
Enfim, tenha zelo pelo seu filhotinho de Border Collie, ele está numa fase frágil e precisa do seu total apoio, é você o(a) único(a) protetor(a) que ele possui, portanto, os seus cuidados são extremamente necessários.
Estes foram os cuidados mais estritos da raça Border Collie, mas mesmo assim não se esqueça de que precisa ficar sempre atento(a) aos cuidados mais básicos também, alguns deles são a vacinação do animal, algo extremamente importante e que se não observado pode acabar selando a vida do seu cãozinho.
E aí, o que achou dessa matéria? Ela foi útil para você? Espero que sim, saiba que eu tentei ser o mais claro possível, tomara que eu tenha conseguido isso!
Lhe convidado para vir até este site novamente para ler meus novos conteúdos, obrigado pela visita e até a próxima!