Animais exóticos próximos de nossas residências podem dar um ar ainda mais especial ao ambiente, especialmente, se a casa for próxima de algum ambiente de conservação natural. Entre esses animais, já pensou tucanos, em sua majestade, virem visitar o seu quintal frequentemente? Pois, é, isso é possível. Saiba como a seguir.
Onde Vivem Os Tucanos?
Evidentemente que para atrair esses animais para perto de sua residência, você precisa morra próximo a um dos habitats naturais desses pássaros. Contudo, devido à destruição gradativa do meio ambiente, muitos animais selvagens estão com a tendência de migrarem para os grandes centros urbanos. Mesmo assim, para um tucano aparecer, é necessário que esse respectivo centro urbano fique minimamente próximo de seus habitats.
No caso do tucano, aqui no Brasil, algumas espécies podem ser encontradas na Floresta Amazônica, no Pantanal e na região do Cerrado. Especificamente algumas cidades mineiras também são refúgio para essas aves, como é o caso de Belo Horizonte, São João Del Rei, e demais localidades ao redor. Em algumas ocasiões, também dá pra uma ou outra espécie ser vista em algumas cidades cariocas, como no caso de Niterói.
Porém, fica a dica: como são aves arborícolas, e de mata fechada, não adianta tentar atrair esses pássaros caso não haja nas imediações de sua casa um ambiente característico desses bichos.
Atraindo Tucanos Pelo Estômago
É sabido que essas pássaros são comilões, mais do que outros, inclusive. Gostam especialmente de frutas frescas de praticamente todos os tipos, e isso pode ser usado como atrativo para que tucanos próximos à sua casa possam lhe visitar de vez em quando.
Portanto, a primeira dica dica que daremos nesse sentido é colocar uma bandeja que sirva de comedouro em uma altura que seja suficiente para que esses pássaros vejam o alimento de longo, mas, também que fiquem inacessível para animais domésticos, como cães e gatos.
É importante que o local dessa bandeja está numa árvore onde a ave possa ficar em um local que tenha sombra e abrigo. Entre as frutas mais apreciadas pelos tucanos de um modo geral, podemos destacar o abacate, o mamão, a banana e a goiaba, ou seja, aquelas que são consideradas tropicais e que são usualmente consumidas na natureza por esses pássaros.
Salientando que uma vez que você começou essa prática de oferecer comida aos tucanos selvagens que residam próximo de sua casa, esse hábito não pode ser interrompido de maneira, digamos, abrupta. Por se acostumarem a alimentos fáceis, podem sentir falta caso não haja mais, e deixem de aparecer.
Obviamente que esse comedouro improvisado precisa ser higienizado com certa frequência, também com o intuito de não afastar as aves, caso estas percebam sujeira onde se acostumaram a se alimentar por ali.
Algumas Dicas a Mais De Alimentação Para Tucanos
Caso deseje realmente atrair tucanos através de de comida deixada em locais estratégicos, é bom salientar que esses animais podem ter uma alimentação diversificada sem prejuízo à sua saúde. Em termos de frutas, além das que já citamos aqui, podemos mencionar a maçã, o melão, o pêssego, a pêra, a manga, o kiwi e o morango. Porém, eles também comem verdaduras, como, por exemplo, pepino, tomate, cenoura e chuchu.
Existem ainda a possibilidade de uma alimentação alternativa que é muito agradável a esses bichos, como é o caso de pão integral e carne. Esse último item se deve ao fato de que os tucanos, em estado selvagem, também podem ter como dieta lagartixas, insetos e até mesmo ovos pertencentes a outras aves. Não é à toa que ele possui um bico enorme, pois é através dele que o animal pode alcançar seus alimentos com mais facilidade.
Presença De Árvores Frutíferas
Claro, a maneira mais natural possível de atrair tucanos para o seu quintal (e outros pássaros também, diga-se de passagem) é colocar uma árvore frutífera bem à sua disposição. Dicas? Pitangueiras, abacateiros, goiabeiras, ameixeiras e amoreiras são excelentes incentivos. Até mesmo ter um simples arbusto frutífero na varanda de um apartamento próximo ao habitat desses bichos ajuda a atraí-los.
Outro exemplo de árvore frutífera que pode fazer com que tucanos na região lhe visitem com mais facilidade é a embaúba, que pode ser cultivada em praticamente todos os estados brasileiros, sendo resistente a diversos climas. Podem atingir até 7 m de altura, e o melhor: são de crescimento bem rápido. Além de tucanos, essa árvore pode servir de “parada obrigatória” para pica-paus, periquitos, arapongas, sabiás, entre outras espécies.
Até mesmo palmeiras como o jerivá e o açaí para ser cultivadas, entre outros objetivos, para atrair alguns tucanos. Ambas podem medir entre 9 e 12 m de altura, produzindo frutos suculentos (especialmente na primavera), que diversas aves adoram.
Atraindo Não Só Tucanos, Mas Outras Aves
Claro, se você quer ter um jardim ou quintal visitado frequentemente por tucanos, evidentemente que também quer que outros animais silvestres façam o mesmo (em especial, as aves). E uma das formas de atrair esses bichos, como deu pra notar nesse texto, são os alimentos. Quando eles aparecem em locais assim é em busca de água e comida, basicamente.
Portanto, a estrutura básica para fazer com que essas aves venham até você é instalar comedouros em altura suficiente, bebedouro (também em uma altura adequada), e uma oferta ininterrupta de alimento e água, com a respectiva limpeza desses comedouros e bebedouros com frequência.
No caso de tucanos, já demos a dica aqui de que tipo de comida oferecer, mas, se a intenção é atrair pássaros em geral, além de frutas, outras recomendações são alpiste e sementes, como milho, girassol e linhaça. No caso das frutas, importante salientar que se deve cortá-las ao meio, preservando a sua casca, com a polpa virada pra cima.
E, óbvio, o plantio de frutíferas ajuda bastante, pois, além de você oferecer algo ainda mais natural a esses animais, ainda ajuda a natureza como um todo. Pés de acerola, abacate, banana, caju, jabuticaba e pitanga são alguns dos exemplos mais apetitosos para pássaros em geral, e que ajudará o seu quintal a ser um pequeno oásis para esses animais.