Uma vez vi um desenho em que uma minhoca queria ser alguém na vida, queria ser artista. Daí criou uma banda de disco music e se inscreveu num concurso. O enredo do filme se desenrola nesse contexto, com a banda ensaiando, sendo boicotados por um outro inseto invejoso, que consegue fazê-los perder o concurso subornando os juízes. O engraçado do desenho era ver as minhocas fazer uma série de movimentos como dançar segurar microfone, gesticular… e tudo isso sem mãos e pernas. Mas no desenho as minhocas tinham olhos, cabelos, boca e nariz. Será que minhocas tem olhos, cabelos, boca e nariz?
Anatomia das Minhocas
Bom, já falamos tudo sobre minhocas aqui no blog. Mas não custa nada destacar as questões levantadas, né? Então vamos responder a pergunta: será que minhocas tem olhos, cabelos, boca e nariz?
De frente para trás, a forma básica da minhoca é um tubo cilíndrico, dividido em uma série de segmentos (chamados metamerisms) que compartimentalizam o corpo. Os sulcos são geralmente visíveis externamente no corpo demarcando os segmentos; poros dorsais e nefridóforos exsudam um líquido que umedece e protege a superfície do verme, permitindo que ele respire. Com exceção dos segmentos bucal e anal, cada segmento possui pêlos semelhantes a cerdas, chamados de setas laterais, utilizados para ancorar partes do corpo durante o movimento; espécies podem ter quatro pares de cerdas em cada segmento ou mais de oito, por vezes, formando um círculo completo de cerdas por segmento. As cerdas ventrais especiais são usadas para ancorar as minhocas de acasalamento por sua penetração nos corpos de seus parceiros.
Geralmente, dentro de uma espécie, o número de segmentos encontrados é consistente entre os espécimes, e os indivíduos nascem com o número de segmentos que terão ao longo de suas vidas. O primeiro segmento do corpo apresenta tanto a boca da minhoca como, sobre a boca, um lóbulo carnoso chamado prostomium, que sela a entrada quando o verme está em repouso, mas também é usado como sentido, para sentir quimicamente o ambiente do verme. Algumas espécies de minhocas podem até usar o prostômio preensível para agarrar e arrastar itens como gramíneas e folhas em sua toca.
Uma minhoca adulta desenvolve um inchaço glandular semelhante ao cinturão, chamado clitelo, que cobre vários segmentos em direção à parte frontal do animal. Isso faz parte do sistema reprodutivo e produz cápsulas de ovo. O posterior é mais comumente cilíndrico como o resto do corpo, mas, dependendo da espécie, também pode ser quadrangular, octogonal, trapezoidal ou achatado. O último segmento é chamado de periproct; o ânus da minhoca, uma pequena fenda vertical, é encontrado nesse segmento.
Então é isso! Está aí a resposta. Entendeu? Foi meio técnico demais né? Vamos tentar esmiuçar de um jeito mais compreensível então…
Minhoca Tem Olhos?
Não, minhoca não tem olhos. Elas tem algo conhecido como células fotossensíveis espalhadas por boa parte do corpo delas. Seria difícil explicar isso sem o uso de muitos termos técnicos. Então, fazendo uma comparação bem tosca, mas que pode ajudar a compreender, isso significa que as minhocas possuem espalhadas em seu corpo algo semelhante a essa tecnologia em carros modernos, que avisam o motorista da aproximação de obstáculos nas laterais ou na parte de trás do veículo.
Minhoca Tem Boca?
Sim, tem boca e tem algo parecido com um lábio. Aliás a minhoca tem um aparelho digestivo complexo naquele corpinho esbelto. A parte nojenta é que a boca e o ânus da minhoca são praticamente interligados. Eca!
Minhoca Tem Cabelos?
Sim, minhocas tem vários sistemas capilares que são importantes e significativos, contribuindo como auxílio em várias funções às minhocas, inclusive pra responder a próxima pergunta.
Minhocas Tem Nariz?
Não, minhocas não tem nariz. E como elas respiram? Lembra que acabei de falar dos cabelos? Pois é, uma das coisas em que o sistema capilar da minhoca auxilia é na respiração dela. É meio que parecido com os nossos poros na pele (você sabia que também respiramos pela pele né?). Só que a pele e os capilares da minhoca exercem essa função de absorção de oxigênio, sais e água e dispersão de dióxido de carbono de um modo peculiar, mas muito útil até pra manter a umidade de sua pele, tão importante para sua movimentação na terra.
Acho que agora a resposta ficou mais compreensível né? E você sabia que a minhoca também tem cérebro? E também tem sistema nervoso, e sistema sanguíneo, e até órgãos sexuais? Pois é, parece que essa “lombriguinha” é mais completa do que pensávamos! E ela é muito importante para o nosso ecossistema também.
Zelando por Nossas Minhoquinhas
As minhocas devolvem nutrientes ao solo a partir de matéria orgânica, como folhas caídas, cascas de vegetais, restos de frutas, aparas de cabelo e até mesmo papel velho. Esses nutrientes são importantes para você cultivar plantas resistentes e felizes. As minhocas podem comer até metade do seu peso corporal em material orgânico todos os dias, para que possam ajudar a manter o seu jardim limpo e arrumado. Por tunelamento e escavação subterrânea, as minhocas arejam seu solo, tornando-o menos compacto e mais fácil para a água penetrar e chegar às raízes das plantas.
Evite usar produtos químicos ou pesticidas em seu jardim, pois eles podem entrar no solo e fazer com que seus vermes adoeçam. Ao colocar seus resíduos orgânicos como cascas de frutas e vegetais ou restos de comida, você está reduzindo o lixo enviado para aterros sanitários e melhorando seu solo de jardim.
Se você for um jardineiro que está sempre tentando melhorar o solo, as minhocas, acredite ou não, são a melhor solução a longo prazo para um solo saudável, pois são capazes de: melhorar a estrutura do solo, misturar e cultivar o solo, ajudar na formação do húmus e aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo. E aqui vai uma dica pra você que acha que já tem minhocas demais: lembre-se de que eles são o exército que constrói seu solo e com uma qualidade incomparável. Em vez de se preocupar com eles, faça melhor, pegue algumas minhocas e vá pescar!
Coisas simples que você faz podem fazer uma enorme diferença para as minhocas e para a saúde de nossa terra também.