Você gosta de lagartixas? Ou morre de medo? A seguir demonstraremos algumas curiosidades sobre o Correlophus ciliatus e como encontrar lagartixas pelo mundo.
Correlophus Ciliatus
As Correlophus ciliatus vêm em uma variedade de cores, mas geralmente uma cor de fundo sólida, como marrom chocolate, azeitona, vermelho ou amarelo, com cores levemente claras nas costas ou nas laterais.
Eles têm uma pele muito macia e fina, e nas solas dos pés tem muitos pêlos pequenos, o que ajuda a subir em superfícies lisas. Eles não têm pálpebras, então limpam os olhos com a língua. Tem picos ao redor dos olhos, e é por isso que eles também são chamados de “lagartixa dos cílios”. Esses espinhos continuam como uma fileira na parte de trás da cabeça, entre os ombros, e seguem a coluna até o fundo. Os espigões são completamente macios e não grudam.
Eles podem alterar a intensidade da cor por vários motivos, geralmente em resposta ao ambiente ao seu redor, como umidade e temperatura.
Correlophus ciliatuss são construídas para uma vida de escalar pequenos galhos e folhas, e também têm um rabo com o qual podem agarrar.
Os pés da Correlophus ciliatus são fascinantes – os dedos são de dupla articulação para que possam dobrar a ponta dos dedos para cima e para dentro antes de levantar o resto do pé. Sob os dedos dos pés, a lagartixa tem milhares de pelos minúsculos (chamados cerdas) que os ajudam a subir em superfícies escorregadias. É por isso que essas lagartixas podem subir facilmente em uma superfície de vidro!
A grande maioria das lagartixas tem a capacidade de superar sua cauda se perdida, mas as lagartixas coroadas são uma das espécies que não superam sua cauda novamente. Até o momento, nem um único adulto foi encontrado na natureza com a cauda intacta, e é amplamente debatido se a lagartixa realmente precisa de sua cauda como adulto.
Sexo
É muito fácil distinguir entre machos adultos e fêmeas adultas, pois os machos ficam com um “nódulo” grande e distinto sob a raiz do esgoto, é aqui que estão os hemipênios, bem como esporos anais claros que ficam em uma fileira entre as patas traseiras na parte inferior. As fêmeas são relativamente completamente planas sob a cauda.
As lagartixas mais jovens que determinam o gênero, por outro lado, podem ser desafiadoras e até certo ponto impossíveis até que sejam de um determinado tamanho. Quando têm cerca de 12 gramas, o “nódulo” sob a cauda dos machos fica muito claro, mas antes disso, é preciso avançar com a lupa para tentar ver a sugestão dos poros anais. É preciso alguma prática para reconhecer o que procurar.
Eles crescem cerca de 20 cm de comprimento do focinho à cauda e cerca de 11 cm de focinho à raiz da cauda. Não houve diferença significativa de comprimento entre homens e mulheres.
Os indivíduos adultos podem variar de 40 a 45 gramas (com cauda), e alguns chegam a 50 a 70 gramas também. As fêmeas tendem a comer mais e se tornam mais obesas do que os machos.
Como as lagartixas-de-coroa são relativamente “novas” no hobby de répteis (em comparação com outras espécies populares), ainda não está bem documentado quantos anos elas geralmente têm. Mas estima-se que eles terão cerca de 20 anos em cativeiro. Na natureza, não há fatos documentados suficientes sobre a expectativa de vida, mas os pesquisadores estão prevendo em torno de 15 a 20 anos.
Acenar com a cauda pode significar coisas ligeiramente diferentes. Se a lagartixa ficar assustada, tentará abanar a cauda para desviar a atenção do “predador”. Se o que quer que esteja com medo de estar interessado em comê-lo, um predador prefere se concentrar em pegar o rabo enquanto apetitoso se move tentadoramente de um lado para o outro, que a lagartixa libera imediatamente quando o predador se apodera e pode escapar da situação com vida. em retenção.
Todos os malucos podem errar. A maioria das lagartixas tem a capacidade de cultivar uma nova cauda – não possui lagartixas! Se a cauda se perder, nunca mais voltará a crescer. As pessoas que encontraram lagartixas grudadas na natureza relatam que nunca encontraram um adulto com cauda longa e parecem se sair bem. Muitas pessoas argumentam que o rabo é apenas algo que eles realmente precisam quando pequenos, e como adultos, eles podem se sair bem sem ele.
A perda de cauda pode ocorrer nas situações mais estranhas. Algumas lagartixas são mentalmente mais fortes que outras, e na verdade precisa de uma situação assustadora para desencadear a reação de liberação da cauda (por exemplo, se seu gato um dia abrir a porta do terrário, por exemplo). Outras lagartixas parecem estar um pouco assustadas e podem perder a cauda porque você aspira, ou porque trovejou, ou um foguete se estreitou, ou alguém fechou a porta um pouco com força. Outros experimentaram voltar para casa com a lagartixa que perdeu o rabo enquanto estava fora, e você não tem idéia do que o causou.
De qualquer maneira, deslizamentos de cauda não são perigosos. Caso sua lagartixa aconteça, é recomendável mantê-la estéril por alguns dias até que a ferida se cure, e geralmente não haverá complicações.
Grito
Correlophus ciliatuss podem ser vocais e possuem uma pequena variedade de vocações e sons diferentes. Quando emparelhados, eles riem muitas pequenas séries de bipes estridente e, se estão realmente com medo de você, podem “latir” ou gritar com você. Exatamente esse comportamento é visto com mais frequência em indivíduos muito jovens.
Medo
Quando uma lagartixa enfeitada é estressada, há uma alta probabilidade de que eles tentem acabar com ela. Se você acha que a lagartixa está acabando com o manuseio, isso pode ser um sinal de que você o manuseou por muito tempo ou que não aprecia o manuseio em geral.
Eles também agirão bastante voláteis se tiverem medo de você. Então é melhor ter um manuseio silencioso dentro do terrário, em vez de retirá-lo em um local completamente desconhecido quando estiver com medo de você.
Agitação
Agora, essas lagartixas têm olhos que nunca se fecham, então tudo pode ser interpretado como encarando. Mas quando uma lagartixa-de-coroa vê algo que eles querem comer, nós realmente falamos sobre olhar ! Eles têm uma aparência intensa e podem aparecer a qualquer momento para tentar comer o que estão vendo. Esse comportamento é visto com mais freqüência se você der insetos vivos.
Os machos do mundo das lagartixas adoram espalhar seus genes ainda mais e, portanto, têm um desejo sexual muito alto. Isso significa que, às vezes, eles podem pensar que sua mão é uma parceira em potencial e podem morder suavemente sua pele quando ela balança a cabeça para frente e para trás. Geralmente seguido por um gatilho …
Esse comportamento de mordida está flertando no mundo das lagartixas, e o macho vai morder a fêmea antes de tentar virar as pernas para segurá-la durante o acasalamento.
Cavar substrato é em grande parte o que se espera de fêmeas prestes a botar ovos. Você percebe que sua lagartixa está cavando, então é melhor deixá-la em paz e verificar o local que ela cavou algumas horas depois.
Leste da Austrália é o arquipélago da Nova Caledônia. Correlophus ciliatuss são encontradas apenas na parte sul da ilha.
Este arquipélago tem uma paisagem tropical fascinantemente variável; 40 metros acima do nível do mar, a maior parte do solo é coberta de rochas, com apenas pequenas manchas de solo onde plantas e árvores se enraízam. Dos bosques, o maior número de pinheiros cresce nessas áreas. Abaixo de 40 metros acima do nível do mar, as árvores têm apenas 4-6 metros de altura, e a maior parte da flora é composta por arbustos baixos e pequenas plantas de vários tipos. Os figos e as árvores de banyan abundam aqui, dando pequenos animais que enfeitam lagartixas, comida e muitas raízes penduradas para subir e se esconder.
A temperatura pode variar entre 11 e 27,8 graus, mas geralmente é estável entre 22 e 24 graus. A precipitação é de cerca de 400 cm por ano.
Grande parte das lagartixas é ativa durante a noite. Isso ajuda na caça aos insetos, além de evitar a exposição à temperaturas extremas no deserto, nos horários em que a luz do sol é mais intensa. As lagartixas geralmente buscam localidades abrigadas para repousar. Na natureza, elas se escondem em lugares como cascos de árvores, em fendas ou embaixo de objetos maiores.