A criação de galinhas não precisa ser difícil ou estressante, e você não deve gastar seu tempo se preocupando com a ameaça pendente de que os ratos possam ser para o seu bando de quintal, isso faz parte da vida e se você seguir as etapas listadas abaixo , você e suas meninas poderão dormir um pouco mais fácil sabendo que você adotou as melhores medidas preventivas para ajudar a minimizar o risco de predadores em seu galinheiro.
Prejuízos Causados Pelos Ratos
Os camundongos, embora considerados pequenos roedores, podem crescer até vinte e cinco centímetros de comprimento e pesar até um quilograma. Eles adoram viver em estreita proximidade com os seres humanos e se adaptaram a viver em quase todas as condições, por isso podem representar um problema para a maioria dos criadores de galinhas no quintal:
- Matar as galinhas;
- Comer ovos de galinhas
- Abater os filhotes à noite;
- Cria estresse para o seu rebanho, o que pode resultar em menor produção de ovos;
- Contaminar alimentos, água e gaiolas com seus excrementos e urina;
- Transmitir piolhos, pulgas, ácaros e outros parasitas;
- Pode transmitir doenças.
Passo 1: Conhecendo o Inimigo
Antes de começarmos a nos livrar de ratos, é importante conhecer alguns fatos básicos sobre o seu problema. Você não pode derrotar seu inimigo se não os conhecer, certo?
- Um par de ratos pode produzir até 2.000 descendentes por ano. O que significa que alguns ratos ao redor do galinheiro podem levar rapidamente a uma infestação de ratos se não for controlada.
- Os ratos são criaturas da noite. Se você os vê durante o dia, tem um grande problema. Ou você está vendo uma infestação ou eles estão morrendo de fome e tão desesperados por comida que fazem de tudo para obtê-la.
- Os ratos têm dentes mais duros que o ferro. Eles podem analisar várias coisas que não deveriam logicamente, como:
- Arame de galinha;
- Blocos de concreto e tijolos;
- Sacolas plásticas e latas de lixo;
- Tubos de chumbo;
- Madeira, independentemente da espessura;
Basicamente, qualquer coisa que não seja de aço grosso é suscetível a dentes de rato.
- Os ratos podem espremer-se em espaços tão pequenos quanto o diâmetro de um quarto. Alguns podem até espremer através dos orifícios no fio de galinha. Esse fato combinado à mastigação é o motivo pelo qual o fio de galinha não é sua melhor defesa.
- Os ratos podem cavar vários metros de profundidade e saltar acima de 2 m. Eles também são escaladores experientes e podem acessar seu galinheiro ou correr de cima, se não estiver protegido.
- Os ratos podem passar mais tempo sem água do que uma lata de camelo. Eles podem sobreviver por um longo tempo na água – eles são conhecidos por serem capazes de permanecer na água por três dias e nadar um quarto de milha.
- Os ratos comem praticamente qualquer coisa, incluindo os vegetais do jardim e o gado.
Passo 2: O Combate
Para se livrar de ratos no galinheiro, você precisará adotar uma abordagem em três frentes. Você precisará destruir a casa deles, faze-los passar fome e entrar em guerra com os ratos que restarem.
- Primeiro, você precisará tomar várias medidas para tornar sua propriedade o mais desagradável possível para dois ratos que desejam comer, dormir e acasalar.
Se você está dando aos roedores um lugar maravilhoso para se viver, por que eles querem sair? Sua primeira tarefa é tornar sua propriedade um lugar terrível para um roedor viver. Isso não eliminará todos os ratos, mas ajudará a expô-los a céu aberto e desencorajá-los a fazer ninhos e criar milhares de bebês ratos dentro e ao redor do seu galinheiro.
Os ratos gostam de viver e se esconder em áreas desordenadas. Se você tem pilhas de ferramentas, tijolos, madeira ou lixo em sua propriedade, pode apostar que os ratos vivem nela. Tire tudo do chão. Coloque-o nas prateleiras ou pendure nas paredes para desencorajar os ratos de fazer uma casa lá.
- Faça um esforço para manter a grama aparada ao redor do galinheiro também, não dê a esses ratos um lugar para se esconder.
- Deixe-me começar dizendo que isso é incrivelmente difícil de fazer. Quando se trata de ratos, se há vontade, há um caminho. Se o seu galinheiro é feito de madeira ou tem um piso de terra, é provável que os ratos roam ou cavem seu caminho à noite. Se você tiver a opção de construir a gaiola do zero, levante-a do chão pelo menos 30 cm. para dificultar a ocultação e a entrada de ratos na gaiola. Como alternativa, faça seu piso de concreto.
• Se o seu piso for de madeira ou sujeira, cubra-o com uma placa de ferro e cubra bem os cantos e as bordas. Se puder, dobre os cantos onde ele se encontra com a parede e grampeie-o na parede alguns centímetros acima. É mais provável que os ratos entrem pelos cantos ou lugares onde as paredes encontram o chão ou o teto.
- Se os ratos fizeram buracos no galinheiro ou embaixo dele, preencha os buracos com lã de aço e cubra-os com um pano de hardware. Preencha os buracos no solo ao redor de sua gaiola também, pois os ratos adoram escavar um túnel. Seja inflexível quanto ao preenchimento de buracos, se eles criarem novos no dia seguinte, preencha-os também. Lembre-se, você está tentando convencer seus cérebros minúsculos de que este não é o lugar ideal para morar, e isso vai dar algum trabalho.
Passo 3: Matá-los de Fome
- Primeiro, pare de colocar restos de comida em uma lixeira aberta. Em vez disso, coloque-os em uma lata de lixo de aço com pequenos orifícios. Isso permitirá que o composto se decomponha até que seja decomposto o suficiente, sem que os roedores possam alcançá-lo. Quando estávamos lidando com ratos, lemos várias vezes que os ratos só perseguem comida cozida no composto. Isso não é verdade, se estiverem com fome, comerão qualquer coisa comestível. Coloque todos os restos de comida nas caixas de aço ou você estará alimentando os ratos.
- Você ainda pode adubar aparas de quintal, folhas, palha e cocô de gado em uma pilha aberta, mas lembre-se de que é o lugar perfeito para um ninho de ratos. Para mantê-los afastados, molhe a pilha freqüentemente com água e vire-a com um forcado a cada poucos dias para atrapalhar as possíveis residências de roedores.