A onça é um animal muito majestoso presente na natureza. Agressiva e refinada ao mesmo tempo, é uma ótima caçadora que atrai a atenção de todos. A onça é ainda o terceiro maior felino do mundo e o maior da América.
Entretanto, ela também possui predadores, um em especial. Está pronto para conhecer um pouco mais sobre a onça? Então vamos lá!
Quem É A Onça?
A onça pintada, de nome cientifico Panthera onca, é um animal mamífero e carnívoro. Pertence à família dos felinos, é encontrada nas Américas, principalmente nas florestas tropicais e é o terceiro maior da família, depois do tigre e do leão.
É um animal de grande porte, com pelos curtos que variam da cor amarelo claro a castanho e corpo forte. Pode medir de 1 a 1,90 metros de comprimento, sem a cauda, chegando até 2,70 metros com a cauda. Seu peso varia de 50 a 92 quilos, podendo chegar até a 150 quilos. É muito parecida fisicamente com o leopardo, porém não possuem nenhum parentesco.
A onça é quadrúpede e possui cinco “dedos” nas patas dianteiras e quatro nas patas traseiras. Possui garras grandes, retráteis e afiadas, enquanto seu corpo é adaptado para dar grandes saltos. Tudo isso lhe permite atacar suas presas com mais agilidade e força.
Sua principal característica são as manchas na pele, em forma de círculos, apesar de existirem alguns desses animais que são totalmente pretos. Essas manchas são uma espécie de impressão digital da onça, onde cada animal possui manchas diferentes, tornando-os únicos. Inclusive essas manchas que deram origem a esse nome de “onça pintada”.
A onça possui orelhas pequenas e arredondadas, enquanto o focinho é curto, com olfato bem desenvolvido. A visão e a audição são seus sentidos mais apurados e seus dentes são muito fortes, assim como a mandíbula. Os dentes fortes e afiados fazem da mordida da onça uma das mais fortes que existem no reino animal. Os machos, na maioria das vezes, são maiores que as fêmeas.
Possuem um estomago arredondado, com bastante ácido clorídrico, o que ajuda na digestão da carne. Sua língua áspera também facilita comer a carne, até as que ficam presas entre os dentes. Com ótima visão noturna, consegue caçar a noite bem como se proteger de outros animais.
Hábitos E Habitat Da Onça
A onça é um animal que habita o continente americano. Está presente nos Estados Unidos, México e em florestas da América Central e América do Sul. Segundo o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – elas estão presentes no norte do México até o nordeste da América do Sul, nos países de Colômbia e Equador. Estão também no leste dos Andes, na Bolívia e Peru e ainda em todo Brasil, Paraguai e Argentina.
Esse animal também pode ser encontrado na Ásia e na África e ainda em zoológicos do mundo inteiro. Aqui no Brasil, estima-se que há uma população inferior a 10 mil indivíduos, distribuídos entre quase todos os biomas, como a floresta tropical da Amazônia, no Pantanal, na Mata Atlântica e também no Cerrado. Apenas nos Pampas não há registros do animal.
A onça que gosta de ambientes mais úmidos, tendo como habitat natural as florestas tropicais, subtropicais e as savanas pantanosas. Elas também vivem perto de rios, lagos, pastagens, pequenas cavernas e áreas com arbustos. Gostam de locais em que haja terra macia para que possam fazer suas tocas e também vivem em buracos de troncos caídos.
São animais solitários e não gostam da presença de outros animais por perto, por isso marcam seu território com a urina e também com arranhões nas árvores. Elas possuem hábitos noturnos, preferindo caçar a noite. São animais que possuem muito medo dos humanos, fugindo quando percebem a presença de um. Só atacam uma pessoa quando se sentem ameaçadas e também para proteger seus filhotes.
Alimentação E Reprodução
A onça é um animal carnívoro, portanto se alimenta principalmente da carne de outros animais que sejam menores que ela. Sua alimentação inclui mais de 87 espécies de animais, dentre elas estão:
- Veados
- Macacos
- Capivaras
- Antas
- Tatus
- Cobras
- Jacarés
- Porcos selvagens
- Tamanduás
- Aves
- Coelhos
- Outros mamíferos
Além disso, algumas espécies de onça são onívoras e se alimentam de carne, raízes, insetos e frutas. Como consegue nadar, a onça também se alimenta de peixes que captura nos rios. Elas também podem se alimentar de animais domésticos, como o gado.
Geralmente as onças saem caçar a noite, buscando algum desses animais de pequeno e médio porte. Sua caçada acontece através de uma pequena perseguição e da formação de uma emboscada para a presa. Após andar lentamente espiando a presa, a onça ataca por cima, com um salto, após encontrar algum ponto cego na sua caça.
Diferente dos animais do mesmo gênero, que matam a presa com uma mordida no pescoço, a onça morde a cabeça da presa, perfurando o cérebro dela. Suas habilidades de caça são consideradas incomparáveis, bem como sua força, pois uma onça consegue arrastar um novilho para cima de uma árvore para se alimentar dele.
Como são animais solitários, assim só procuram companhia na época de acasalamento, a qual pode acontecer em qualquer época do ano. O macho atinge a sua maturidade sexual com cerca de 3 anos, já a fêmea com 2 anos de idade.
Na época de reprodução, o macho é atraído pelo odor da fêmea e também pelos sons que ela produz. Então, eles têm uma interação de alguns dias e por fim eles copulam. Depois disso, entre 90 e 110 dias, a fêmea dá à luz a um ou até dois filhotes, que nascem com cerca de 1 quilo. Em raros casos, pode acontecer de ter até quatro filhotes.
Os filhotes nascem cegos e conseguem enxergar depois de duas semanas, por isso são totalmente dependentes da mãe, que os amamenta e protege. A amamentação vai até os 3 meses, e eles ficam com a mãe até cerca um ano de idade. Nesse período aprendem a caçar e também a viverem sozinhos na mata. Eles vivem cerca de 15 anos, mas em cativeiro podem atingir até 20 anos de idade.
Predadores Como A Onça Se Defende Deles?
O ser humano é o principal predador da onça bem como sua principal ameaça. Isso porque a onça é muito caçada devido sua pele e também porque os fazendeiros acabam desmatando a floresta em que elas vivem, fazendo com que percam seu habitat.
Devido a isso também, a onça acaba ficando sem animais para caçar, indo até as fazendas atrás de comida – como o gado – e nisso os fazendeiros acabam por “caçar” a onça.
Dificilmente uma onça ataca o homem, ela só fará isso para defender um filhote ou ainda uma presa. Geralmente, quando se sente ameaçada, ela foge. Agora, quando está sendo caçada por uma pessoa, ela trava uma luta para se defender, colocando em foco todas suas habilidades e sua força.