As moscas são insetos muitos comuns, e que podem ser encontrados facilmente tanto na cidade quanto no campo. Pertencem à ordem Diptera, onde estão reunidos também os pernilongos, varejeiras, borrachudos, moscas-das-frutas, mosquitos, e muito mais… Ao todo, existem em torno de 120.000 espécies nessa ordem, e que se encontram divididos em milhares de famílias, mais de 100.000 no total.
Apresentam uma metamorfose completa, o que significa que eles passam pelas fases de ovo, larva, pupa e, por último, pela fase adulta. A sua reprodução é sexuada.
No post de hoje, vamos aprender mais sobre como a mosca de locomove, como é o seu sistema locomotor, e também as suas principais características. Confira!
Como a Mosca se Locomove?
As patas das moscas servem para dois objetivos: se locomoverem e perceberem o gosto. Nas pontas das patas há sensores, que recebem o nome de quimiorreceptores. Eles têm a capacidade de identificar o tipo de produto ou de alimento que a mosca está tocando.
Uma curiosidade sobre as moscas é que, como elas estão constantemente andando sobre superfícies sujas, elas estão sempre esfregando as suas patas para ajudar esses sensores a realizarem a sua função.
Cada espécie de mosca apresenta um comportamento diferente para limpar as patas. No caso da mosca doméstica, ela começa esfregando o par dianteiro primeiro. Em seguida, ela usa as patas do meio para passar por cima das suas asas, fazendo atrito de uma com a outra.
No entanto, a mosca se locomove, principalmente por meio do voo. Essa forma de locomoção é a mais importante tanto para as moscas, quanto para a maioria dos insetos.
De acordo com estudos, uma mosca consegue mudar a direção do seu voo com muita rapidez. Ela ainda é capaz de realizar difíceis manobras aéreas.
O estudo comprovou que, quando a mosca vira, uma das suas asas inclina-se mais que a outra. Essa inclinação serve para alterar a direção do voo.
Quando precisa alterar a inclinação da asa para voltar, o que ela faz é contrair o músculo responsável por controlar o movimento. A mosca realiza esse movimento de forma automática.
Principais Características das Moscas
As moscas possuem as asas anteriores funcionais, enquanto que as posteriores são modificadas, que servem para ajudar o inseto a se equilibrar durante o voo. Esses insetos possuem a cabeça bem destacada do corpo, ela é móvel e abriga os olhos grandes e compostos.
As moscas são mais ativas durante o dia. Durante a noite, elas gostam de repousar. A passagem de moscas por um lugar pode ser observada através das manchas claras da saliva, que elas produzem e lançam sobre os alimentos. Essa saliva serve para ajudar na digestão. Outra forma de identificar a passagem desses insetos é por meio das manchas escuras das suas fezes.
Em algumas moscas, o aparelho bucal é capaz de absorver líquidos. Em outras, o aparelho bucal é tipo picador. Geralmente, as moscas se alimentam de fezes, pus, escarros, açúcar, frutas, animais e vegetais em estado de decomposição.
A alimentação da mosca precisa ser pastosa ou líquida. Por isso, antes de comer, a mosca lança sobre o alimento uma saliva, que serve para dissolvê-lo. Esses insetos não conseguem ingerir nada que seja sólido.
Moscas Transmitem Doenças?
As moscas são consideradas como pragas urbanas e com capacidade para transmitirem doenças, pois elas são hospedeiras de agentes patogênicos. Por isso, é muito importante evitar, ao máximo, o contato com moscas, assim como também é fundamental não deixar alimentos expostos, que possam ser contaminados por elas.
Abaixo, nós listamos algumas doenças transmitidas por moscas. Confira:
- Doença do sono (cujo vetor é a mosca tsé-tsé);
- Disenterias (causadas pela mosca doméstica);
- Tifo (várias doenças infecciosas)
- Conjuntivite (causada pela mosca lambe-olhos)
- Berne (provocada pela mosca do berne)
Certas espécies de moscas podem até ser úteis para o homem, uma vez que algumas são usadas como insetos experimentais, em especial na realização de estudos genéticos. Outras espécies são usadas como agentes no controle biológico de insetos, pragas e plantas daninhas.
Em contrapartida, outras podem ser hospedeiros de agentes patogênicos e causarem muitas doenças no homem, conforme descrevemos acima.
As moscas pousam em fezes, animais mortos e em decomposição, feridas e muito mais. E podem pousar nos alimentos, contaminando-os com as bactérias presentes em suas patas, cerdas corporais e saliva.
Características da Mosca Doméstica
A mosca doméstica (Musca domestica) é uma das espécies mais comuns. Ela se adapta muito bem ao ambiente, é capaz de transmitir inúmeros organismos patogênicos (protozoários, vírus, helmintos e bactérias), tanto para as pessoas quanto para os animais domésticos.
Os ovos da mosca doméstica são alongados, brancos, e medem em torno de 1 mm. Em cada vez, a mosca coloca massa de 75 até 170 ovos, o que equivale de 500 a 800, e que são depositados em algum tipo de matéria orgânica fermentável.
As moscas fêmeas colocam os seus ovos em criadouros. E os localiza por meio dos órgãos do olfato que existem em suas antenas. Elas conseguem colocar os ovos nos locais com mais sombra e úmidos. Após 24 horas, as larvas do 1º estágio despontam. Depois disso, elas precisam passar por mais dois estágios. Todo esse processo pode durar entre 5 e 8 dias. Porém, durante o inverno, a larva pode demorar até semanas para se desenvolver.
O comprimento da larva no primeiro estágio é de cerca de 2 mm. E, quando chega ao 3º estágio, o seu tamanho pode variar entre 10 e 14 mm. Elas se movimentam de forma bem ativa, e apresentam uma cor clara.
Moscas domésticas adultas vivem em torno de 30 dias. Elas são atraídas pelos mais variados odores. E têm a capacidade de voarem, em 24 horas, entre 1.000 e 3.000 metros.
Devido ao clima tropical do Brasil, as moscas domésticas levam, desde o ovo até a fase adulta, entre 7 e 14 dias para se desenvolverem. O tempo de vida de uma mosca adulta é de cerca de 2 meses. Durante esse período, ela pode ter, aproximadamente, 900 filhotes.
Os ambientes ideais para a reprodução das moscas são: frutas maduras, áreas molhadas, lixo, ralos, vasos de plantas, e etc. Os períodos quentes e úmidos do ano são os mais propensos à infestação de moscas.