Baratas são sinônimos de sujeira e falta de higiene. Seus hábitos de alimentação e nidificação significam que eles podem acumular uma variedade de organismos patogênicos que transmitem aos alimentos e superfícies onde se alimentam e rastejam. O que aumenta as chances de nos transmitir diversas doenças, principalmente a hepatite.
Vírus Da Hepatite Causado Por Baratas
Baratas parecem atormentar o mundo dos humanos em todos os lugares. Há três espécies que parecem estar fazendo o máximo para dominar o mundo: a barata alemã (Blattella germanica ), a barata americana (Periplaneta Americana ) e a barata oriental (Blattella orientalis). Essas espécies devoram quase tudo, mas realmente gostam de materiais açucarados e ricos em amido.
Como os vírus da hepatite são geralmente transmitidos através do sangue infectado, nunca se suspeitou que as baratas fossem capazes de infectar seres humanos. Mas, ao contrário de um mosquito, as baratas estão transmitindo vírus pela chamada “rota mecânica”.
Isso significa simplesmente que, se você esmagar um inseto infectado, seu sangue contaminado poderá ter a capacidade de infectar por contato direto ou indireto. Lembre-se, leva apenas uma ferida minúscula para o vírus entrar no seu sistema.
O que é exatamente o que aconteceu para ser descoberto qu a barata é transmissora da hepatite? Um surto de hepatite A em um conjunto habitacional de Los Angeles no final da década de 1950 acabou por ser causado por uma infestação de baratas. De 1956 a 1959, o Carmelitos Housing Project representou 39% de todos os casos de hepatite A no condado de Los Angeles, com o número de infectados aumentando constantemente ao longo dos anos.
Foi apenas até que um programa de controle de baratas em grande escala foi interrompido. Dois anos após o programa, a incidência de hepatite A caiu para 0,0% e as baratas que atravessavam o sistema de esgoto e as casas foram identificadas como a fonte da epidemia.
O vírus da hepatite A é comumente disseminado através da ingestão ou ingestão de alimentos ou água contaminada por elementos infectados. Como essas condições também favorecem as baratas, quase ninguém suspeita que a barata seja o vetor. É bem possível que as incidências da hepatite A nas quais as baratas são as espécies causais sejam seriamente sub-notificadas em todo o mundo.
Como a Barata Transmite as Doenças?
Embora as baratas geralmente não estejam associadas a surtos generalizados de doenças, sua presença é um sinal de maus procedimentos de saneamento e eles são conhecidos por transportar uma série de bactérias, o que poderia causar doenças graves em humanos. Elas também podem induzir alergias e sintomas de asma em pessoas suscetíveis.
As baratas são uma séria preocupação sanitária para os seres humanos, mas também podem ter um papel na transmissão de alguns vermes e doenças para outros animais quando são ingeridas.
Embora as baratas possam morder, as doenças são quase exclusivamente transmitidas através da transmissão mecânica, por meio da qual seus corpos são contaminados por bactérias, que são transferidas para outras superfícies que encontram ao se moverem.
Isso pode levar a infecções de feridas, intoxicação alimentar e distúrbios gástricos. Entre os organismos conhecidos por serem transportados por baratas estão; Salmonella spp. incluindo Salmonella typhi causando febre tifóide, Entamoeba histolytica causando amebíase, Shigella dysenteriae causando disenteria e potencialmente também o vírus da poliomielite responsável pela poliomielite.
Outras espécies conhecidas por serem transportadas são Proteus spp., Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermalis, Streptococcus faecali e Escherichia coli.
Seus hábitos e estrutura corporal permitem transmitir potencialmente patógenos. As baratas são onívoras e prontamente comem e se movem entre fontes alimentares, como matéria fecal e alimentos frescos, destinados ao consumo humano imediato. Ao fazê-lo, os seres humanos podem ficar expostos a patógenos potencialmente perigosos através de superfícies contaminadas e produtos alimentícios. Eles também não se alimentam exclusivamente de uma fonte de alimento, mas buscam uma variedade de alimentos.
Outras Doenças Transmitidas Pela Barata
Tifóide: A febre tifóide é uma doença com risco de vida causada pela bactéria Salmonella typhi. Ainda é comum no mundo em desenvolvimento, onde afeta cerca de 21,5 milhões de pessoas a cada ano. A maioria dos casos nos países desenvolvidos pode ser atribuída a infecções detectadas no exterior.
As maneiras mais fáceis de evitar a febre tifóide são vacinadas e evitando alimentos e bebidas de risco. As pessoas com febre tifóide geralmente apresentam febre alta de 39 a 40 °C. Elas também podem sentir-se fracas ou apresentar dores de estômago, dor de cabeça ou perda de apetite. Em alguns casos, os pacientes apresentam uma erupção cutânea de manchas planas e cor de rosa.
Amebíase: A amebíase é uma doença causada pelo parasita Entamoeba histolytica. Pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas que vivem em áreas tropicais com más condições sanitárias. A infecção por E. histolytica pode ocorrer quando uma pessoa ingere ou coloca na boca qualquer coisa que tenha tocado nas fezes ou que tenha sido contaminada por E. histolytica ou engula cistos de E. histolytica capturados em superfícies ou dedos contaminados.
Apenas cerca de 10% a 20% das pessoas infectadas com E. histolytica adoecer da infecção. Os sintomas geralmente se desenvolvem dentro de 2 a 4 semanas. Os sintomas geralmente são bastante leves e podem incluir fezes frouxas, dor de estômago e cólicas. A disenteria amebiana é uma forma grave de amebíase associada a dores de estômago, fezes com sangue e febre. Raramente, a E. histolytica invade o fígado e forma um abscesso.
Shigelose: É uma doença infecciosa causada por um grupo de bactérias chamado Shigella. A maioria dos infectados com Shigella desenvolve diarreia, febre e cólicas estomacais, iniciando um ou dois dias após serem expostos à bactéria. A diarréia costuma ser sangrenta. A shigelose geralmente se resolve em 5 a 7 dias. Uma infecção grave com febre alta pode estar associada a convulsões em crianças com menos de 2 anos de idade.
Algumas pessoas infectadas podem não ter nenhum sintoma, mas ainda podem transmitir a bactéria Shigella a outras. O tratamento antibiótico apropriado mata as bactérias Shigella e pode encurtar a doença em alguns dias, mas algumas bactérias Shigella tornaram-se resistentes aos antibióticos.
Depois que alguém sofre de shigelose, é provável que não seja infectado com esse tipo específico novamente por pelo menos vários anos. No entanto, eles ainda podem ser infectados com outros tipos de Shigella.
Poliomielite: A poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus que vive na garganta e no trato intestinal. É mais frequentemente disseminada através do contato com as fezes de uma pessoa infectada e também pode ser disseminada através de secreções orais / nasais.
Aproximadamente 95% das pessoas infectadas com poliomielite não apresentam sintomas. Cerca de 4-8% das pessoas infectadas apresentam sintomas menores, como febre, fadiga, náusea, dor de cabeça, sintomas semelhantes aos da gripe, rigidez no pescoço e nas costas e dor nos membros, que geralmente desaparecem completamente. Menos de 1% dos casos de poliomielite resultam em paralisia permanente dos membros (geralmente as pernas).
Controle E Prevenção De Baratas
Para proteger os seres humanos de doenças associadas a baratas, todas as áreas que possam atrair ou abrigar os insetos devem ter alguma forma de controle de barata aplicada. Isso pode significar o preenchimento de rachaduras nas paredes e fundações externas, consertando ou substituindo o encanamento com vazamento, mantendo as áreas secas e limpas e removendo os resíduos de maneira eficiente.
Também garantindo que alimentos e resíduos humanos não sejam acessíveis por insetos, instalando armadilhas ou tábuas com iscas para prender ou matar quaisquer baratas que possam estar presentes ou aplicar um inseticida. Um programa eficaz de controle de baratas é essencial para evitar infestações.
As baratas podem ser detectadas pesquisando fisicamente os locais de descanso. Procurar sinais de fezes de baratas também é uma boa maneira de detectar atividades passadas ou presentes de baratas. As baratas costumam ser perturbadas pela luz e fugir, tornando-as ainda mais fáceis de detectar.