Não é à toa que muita gente tem receio e até nojo de ratos pela casa, visto que, de fato, eles transmitem muitas doenças por onde passam. E, isso vale, obviamente, para comida.
Quer saber exatamente quais os riscos à nossa saúde ao se alimentar com uma comida infectada por ratos? Então, acompanhe a leitura.
Homens E Ratos: Um Histórico De Inconveniências
Na verdade, essa questão envolvendo a higiene dos humanos X a presença de ratos já é bem antiga, desde a época da fundação das primeiras cidades, há cerca de uns 10 mil anos atrás. Os centros urbanos, em suma, propiciaram não somente um abrigo seguro para as pessoas, como também para os roedores.
De uma forma indireta, claro, nós fornecemos muita comida a abrigo aos ratos. Não é de se estranhar, por exemplo, que as três espécies mais numerosas desses roedores sejam justamente aquelas que vivem em nosso esgotos, depósitos e ruas em geral. Ah, inclusive essas espécies mencionadas são a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus).
Foi, no entanto, com as grandes navegações ocorridas no século XIV que essas espécies se espalharam pelo mundo todo, escondidas nas caravelas e embarcações dos colonizadores. Ou seja, de uma maneira indireta, esses roedores também colonizaram boa parte dos continentes (e, graças a nós).
Males à Saúde
Atualmente, sabe-se que os ratos transmitem mais 55 doenças das mais diversas formas, às vezes, simplesmente passando por cima de um alimento que iremos ingerir posteriormente. Uma dessas enfermidades é a chamada hantavirose, que pode ser transmitida através da urina e das fezes desses roedores, mas também por sua saliva. Ou seja, realmente basta algum deles encostar em algum alimento, que este já pode ficar completamente contaminado.
A hantavirose é uma doença infecciosa causada pelo o que chamamos de hantavírus, e além da saliva do rato, como dito antes, a urina e as fezes desse animal são altamente perigosas para a transmissão desse vírus, pois essas secreções secam, e se misturam à poeira do ambiente, e quando a pessoa inala essas substâncias, corre o risco de contrair essa doença.
Os sintomas dessa enfermidade são basicamente febre e dores de cabeça, no corpo e na região abdominal. O grande problema é que esses sintomas também estão presentes em diversas viroses, o que pode, de início, complicar o diagnóstico da hantavirose. Por isso, ao sinal de qualquer um desses sintomas, o ideal é ficar atento, e se eles se prolongarem, o recomendado é procurar um especialista médico urgentemente.
Para evitar essa e outras enfermidades provocadas pelo contato dos ratos na comida, é aquela coisa que já sabemos: evitar a proliferação desses roedores na casa, não deixando entulhos onde eles possam se esconder, nem alimentos expostos que possam serviço de cardápio para esses bichinhos.
Um Animalzinho Duro Na Queda: Dicas Para Enfrentar Os Ratos
O grande problema de se combater a proliferação de ratos em nossas casos é que eles são animais bem difíceis de serem pegos. Ratazanas e ratos de telhado, por exemplo, desenvolveram habilidades que possibilitam que driblem nossas armadilhas, como ratoeiras, por exemplo.
Além disso, por instinto que adquiriram com o tempo, eles só comum alimentos claramente saudáveis. Sem contar que o instinto deles também faz com que tenham aversão a novos objetos colocados em um local que seja bastante conhecido pra eles. Entende porque, muitas vezes, ratoeiras e venenos não funcionam?
Porém, ainda existem estratégias que podem funcionar, como, por exemplo, colocar um pouco de alimento inofensivo durante a parte do dia, até que os roedores se acostumem com aquela situação. O veneno, então, pode ser acrescentado depois. Outras forma de ludibriar os ratos nesse sentido é fazer uso de substâncias que só tenham efeito alguns dias após ingeridas
Mais Algumas Dicas De Como Pegar Ratos De Maneira Certeira
A prevenção continua sendo o melhor remédio. Ok, demos sugestões do que fazer quando os ratos já estão em sua residência, perigando contaminar os alimentos da sua casa, mas é preciso, acima de tudo, prevenir o aparecimento desses bichinhos indesejados. E, uma das formas mais óbvias, porém, eficazes, de se fazer isso, é armazenando bem os seus alimentos.
Outra estratégia fundamental reside no fato de que esses animais encontram qualquer fresta (especialmente nas paredes) pra se esconderem durante o dia. Portanto, o mais recomendável é que você tenha as portas da casa sempre vedadas, colocando soleiras, além de proteger as janelas da casa com telas.
Com relação ao seu lixo doméstico, o mais recomendável é que você o coloque em um local alto e seguro, em recipiente completamente fechado, como um tambor, por exemplo. Nessa mesma questão, evite também deixar entulho no quintal, pois qualquer coisa pode servir de toca pra esses roedores.
Por fim, o mais recomendado que você prefira ralos que sejam fixos, daqueles que são abertos apenas por alavancas, pois evita desse bichinho sair e entrar por esses lugares. Lembrando também que é recomendável deixar a tampa da privada sempre fechada.
Destaque-se ainda que os camundongos, apesar de não representarem riscos tão graves assim para a nossa saúde quanto os ratos e as ratazanas, ainda assim, mostram-se como animais bem inconvenientes, principalmente pelo fato deles fazerem muitos ninhos dentro das residências. Por serem roedores bem menores, seus esconderijos preferidos são dentro de fornos e em armários de dispensa.
Curiosidade: Segundo Pesquisas Recentes, Ratos Não Gostam De Queijo
Pois é, cai por terra uma das lendas envolvendo esses bichinhos. De acordo com estudiosos da Manchester Metropolitan University, na Grã Bretanha, todo e qualquer roedor tem preferência por alimentos com alto teor de açúcar, como frutas e cereais. E, obviamente que o queijo não está incluído nesse cardápio.
Ou seja, a suposição de que ratos gostam desse alimento em específico não passa de crendice popular. Até mesmo porque é bom lembrar que esses animais se desenvolveram por séculos e séculos sem precisarem consumir esse alimento, visto que o queijo que consumimos não é “produzido” pela natureza.
Os fatores que levaram as pessoas a associarem uma coisa com a outra são muitos, entre eles o fato do queijo ter um cheiro bem forte e característico, e que, de fato, pode atrair ratos, e uma canção infantil britânica datada de 1820, e que faz relação entre ratos e queijos.
Em suma, da próxima vez que precisar preparar uma armadilha pra ratos em casa, usar queijo só servirá para desperdiçar esse alimento, e só.