Os cães mordem itens domésticos por várias razões: tédio, hiperatividade, ansiedade, desconforto gengival nos filhotes ou porque simplesmente não sabem o que podem morder. O cão nunca deve ser punido por morder alguma coisa. Se você encontrar um item destruído e tentar mudar esse comportamento com uma punição, seu cão não poderá associar uma coisa à outra porque um intervalo de tempo terá decorrido. Quando você pega o cachorro em flagrante e o pune, você apenas mostra a ele que não é divertido morder esse artigo na sua frente e ele o faz quando você não está presente.
Evite também gritar, xingar ou dizer não. Você desperdiçará seu tempo e toda sua energia. É melhor aprender o que você deve fazer para que seu cão não morda as coisas.
Ter uma casa à prova de cachorro vai lhe poupar muito estresse. Não deixe itens na ponta dos dedos. Limite seu acesso a diferentes partes da casa se ela destruir coisas e você não puder ficar de olho nela. Feche as portas dos quartos e, se precisar colocar uma barreira de segurança no limiar da cozinha ou dos quartos, faça-o. Supervisione seu cachorro.
Gaiolas para cães são excelentes para modificar esse mau comportamento em filhotes, mas você precisa saber como usá-las. Deixe-o em um se precisar sair ou se estiver em casa e não puder supervisioná-lo, mas nunca use-o para punir o cão. Limite o tempo na gaiola a um máximo de algumas horas. A gaiola deve ser um espaço em que o cão seja confortável e seguro; portanto, não o coloque em um caso esteja com fome ou não tenha ido ao banheiro. Não use uma gaiola para modificar o comportamento do cão adulto.
Treinamento
Lute contra o tédio e a hiperatividade do seu cão com atividades, treinamentos e jogos dentro e fora de casa. Exercite-o. Um cão cansado está mais relaxado e morde menos. Um cão muito hiperativo precisará de longas caminhadas e, se for difícil, faça uma corrida. Isso ajudará o filhote e o cão adulto. Um cão adulto ou filhote pode mudar o comportamento quando algo não concorda com o que está acostumado. Isso pode causar ansiedade, medo e uma sensação de má localização. Por exemplo, um cão adulto acostumado a morar sozinho com você pode se sentir desorientado se de repente você tiver um hóspede que fica para dormir em sua casa ou se você adota outro cão.
Um brinquedo para morder, como um brinquedo de pelúcia, pode ajudar seu cão a se adaptar à mudança. Se o seu cão estiver de dentes limpos, preencha um brinquedo e coloque-o no freezer. O frio ajudará a entorpecer as gengivas. Os brinquedos também ajudam seu cão com ansiedade e é ideal, especialmente se você estiver saindo e seu cão for deixado sozinho.
Sua casa pode cheirar a salada mais tarde e suas almofadas podem não ser salvas, mas quando você não souber mais o que fazer com seu cão, molhe os móveis com vinagre branco. Não mancha e não agride cães. A associação entre utensílios domésticos e vinagre será suficiente para o seu cão desistir.
Negociar com o cachorro é uma arte que todo proprietário deve aprender. Quando você encontra seu cão mordendo algo seu, você tem a opção de gritar, mas seu cão o libertará do medo, não porque ele realmente entenda o que você está dizendo. Ele usa melhor um”Ah”imponente ou um som que captura sua atenção e mostra o que ele pode morder. Tenha um brinquedo perto de você, aproxime-o da boca, diga”Solte”e, ao soltar o item, você pode parabenizar e dar o brinquedo. Nunca dê nada seu ou seu cão não diferencia o que é valioso e o que não é.
Nunca é cedo ou tarde para você ensinar alguns truques ao seu cão. Os benefícios que você obterá serão inestimáveis, pois o treinamento serve como estímulo mental para o cão e, muitas vezes, para o próprio dono. Isso ajudará você a conhecer seu cão e fortalecer o relacionamento que você tem com ele. Além disso, você ficará surpreso com a rapidez com que seu cão pode aprender se o fizer de maneira adequada e positiva.
Um Pouco Sobre Treinamento
- O sinal físico deve estar claro e sempre deve ser o mesmo. Se você abaixar a mão quando quiser que seu cão se deite, não a levante da próxima vez que desejar.
- O comando verbal deve ser simples, no máximo uma palavra ou duas: sentar no chão, tocar.
- Use uma palavra constante. Eu uso”Bom!”, Mas alguns treinadores usam”Sim!”
Assim como trabalhar para você traz uma recompensa, seu cão também merece uma quando faz algo de bom. Existem muitas recompensas. Alguns cães adoram brinquedos e carinho. O mais eficaz é usar guloseimas para cães. Eu recomendo:
Variação. Troque de marca e use presunto, queijo, frango, peru etc. Os cães ficam loucos quando você os surpreende!
Outros Jeitos de Treinar
- Diga seu nome.
- Sente-se.
- Coloque um tratamento perto do nariz do cão e levante a mão. O cão tentará segui-la com os olhos e seu traseiro cairá no chão.
- Exclame”Bom!”E recompense.
- Após várias tentativas de levantar a mão, adicione”Sentar”e faça-o sem prazer.
- Toque.
No começo, todo o treinamento deve estar livre de distrações. Na tranquilidade da sua casa é ideal. Durante as primeiras semanas, você deve sempre algum tipo de comida. Então você pode parar de alimentá-lo gradualmente, mas sempre haverá uma recompensa, seja uma carícia, um jogo, uma caminhada e, ocasionalmente, uma deliciosa guloseima.
Os donos de cães cometem o mesmo erro com muita frequência: use o nome do cachorro para tudo. Mas o nome do seu cão é único e deve significar algo ótimo para ele. Se você usar o nome dele, ele deve ser seguido de um prêmio, como jogos ou um presente. De preferência, se você precisar da atenção do seu cão, faça algum som. Se você usar o nome dele o tempo todo, o cachorro o ignorará. Faça um exercício simples para começar. Quando o seu cão estiver cansado e deitado ao seu lado, diga o nome dele. Quando eu olhar para você, dê um presente. Faça isso algumas vezes para que tenha seu valor novamente.
Os comandos são usados para se comunicar com seu cão e especificar o que você deseja que ele faça. Mas, como geralmente acontece com o nome do cachorro, se você usá-los repetidamente e sem recompensa, eles perdem seu valor. Certifique-se de usar o comando uma vez e se seu cão o ignorar, tente novamente mais tarde.
Como você reage ao mau comportamento? Como você reage ao comportamento certo? Você sempre recompensa seu cão com uma carícia quando ele está fazendo algo ruim, como latir, mas outras vezes você diz para ele parar de fazê-lo? Esteja ciente de suas ações e lembre-se de que tudo o que você faz deve estar pensando em obter o bom comportamento do seu cão. Ao treiná-lo, os comandos devem sempre ser os mesmos, seja a palavra ou o sinal. Use o mesmo marcador também e certifique-se de recompensar seu cão quando ele estiver certo.
Você nunca deve recompensar seu cão por algo ruim que ele fez. Nada para acariciar ou brincar com ele. Qualquer tipo de atenção, mesmo para dizer não, pode ser uma recompensa. Você deve evitá-lo. Se ele te ignorar, não insista. Por que prestar atenção em quem não dá a você? Se ele te ignora, tudo deve terminar naquele momento. Se você estiver em uma caminhada, permaneça completamente imóvel até entender que a caminhada não continuará. Se eles estiverem em casa, vire as costas. Se você estiver brincando com outro cachorro, pare. Assim que você chamar a atenção deles, recompense-o e eles poderão continuar a caminhada, brincar juntos ou qualquer outra coisa positiva.
O exercício é a solução para muitos problemas comportamentais. Um cão que se exercitou é mais cansado, calmo e submisso. Ele estará mais disposto a ouvi-lo se ele já tiver liberado energia. Lembre-se de que um cão de raça pequena exige menos exercício do que um cão grande.
Um líder não fica nervoso, não grita ou usa punição. Você quer que seu cão o ouça por ser um líder capaz e benevolente, não por explosões cheias de impaciência e raiva. Brinque com seu cachorro, eduque e passeum tempo com ele. Faça os passeios felizes e livres de correções com a corrente. Estar com você deve ser uma experiência positiva toda vez que eles estiverem juntos, mas defina as regras.
Um Pouco Sobre
As dicas ajudarão você a alcançar um estado de harmonia com seu cão. Mas se você precisar de mais ajuda, tiver dúvidas ou se a situação ficar fora de controle, um treinador de cães poderá ajudá-lo a encontrar a solução.
A primeira coisa que você deve saber é que, quando um cão late, em nenhuma circunstância você deve reforçar o latido. Quando você o ouve ou diz não, basta que ele continue fazendo isso. Se o seu cão latir para outro cão, não deixe que ele se aproxime dele, se ele latir porque é exigente e quer que você lhe dê algo, não dê a ele. Se ele latir porque quer jogar, não brinque com ele. Embora acariciar um cachorro o ajude a acalmá-lo, não o afague se estiver latindo. Se você o acaricia ou dá o que ele quer, você está recompensando os latidos dele. É melhor ignorá-lo quando você se comporta assim, vira as costas e, se a situação piorar, saia da sala.
Um cão late por várias razões e você precisa entender o porquê. Mas é verdade que às vezes você pode se encontrar em uma situação embaraçosa e procurar uma solução rápida. As dicas a seguir ajudarão você a parar de latir, mas são métodos de curto prazo.
1. Vire-o
Se seu cão está latindo para algo ou alguém, vire-o. Se não estiver à vista, não latirá. É uma maneira fácil de garantir que o cão não late a qualquer momento.
2. Tempo limite
É um descanso, um tipo de punição, que funciona se você fizer imediatamente. Suba no seu nível no chão e aproxime-se sem acariciá-lo ou brincar com ele. Segure-o, sem apertá-lo ou falar com ele, até que se acalme. Quando ele se acalmar, use palavras encorajadoras e deixe-o ir. Limite o descanso a um ou dois minutos. Não se acostume a usar o tempo limite o tempo todo. É para você usá-lo muito ocasionalmente.
3. Pegue nas suas patas
Sente-se no chão ao lado do cachorro. Pegue nos braços sem levar o rosto para ele e coloque-o nas pernas. Incline-se para a frente e abrace-o sem permitir que ele se mova, mas sem prejudicá-lo. Quando ele se acalmar, diga-lhe como ele é bom e deixe-o ir. Isso também funciona quando o cão tem uma birra.
4. Ensine-o a “falar”
Quando ele latir, diga”Falar”e você transformará uma ação indesejável em um comando. Tenha um presente à mão e dê-lhe um pedaço ou deixe-o lamber. Faça isso várias vezes, sempre usando a mesma palavra,”Fale”, seguida pela recompensa. Depois de várias vezes, adicione o sinal. Uso a palavra, espero alguns segundos e aponto para o cachorro com o índice ou vice-versa, dependendo do que eu ensinei ao cachorro antes. A inconveniência desse comando é que seu cão descobrirá que você está praticamente pagando por fazer algo muito fácil e que ele está fazendo de qualquer maneira, para que ele comece a latir o tempo todo. Só não o recompense, a menos que você tenha dito para ele falar. Ele entenderá rapidamente.
5. Ensine-o a calar a boca
Quando seu cão souber”falar”quando solicitado, ele poderá aprender a calar a boca também. Se latir, diga”Cale a boca”. Quando ele o fizer, espere alguns segundos, diga que ele é um bom garoto e dê-lhe um presente. Depois de fazer isso repetidamente, adicione o sinal. Você verá como seu cão late cada vez menos, porque ele está esperando por esse deleite.
Quando nada funciona e o latido de um cachorro é excessivo e persistente, quando o cachorro late de ansiedade, solidão, falta de socialização ou quando o latido é crônico, procure ajuda profissional com um treinador que só usa reforço positivo.
O objetivo da punição é reduzir a probabilidade de comportamento futuro. De uma maneira ou de outra, o ser humano usa punições diariamente. Pune as crianças, seus parceiros, seus pais e seus animais de estimação. Estes últimos são possivelmente os mais punidos, pois vivem com o proprietário durante toda a vida e não podem reclamar dos castigos. Punir um cachorro não é o caminho para educá-lo, apenas faça dele um animal assustador e possivelmente agressivo. Seu dono acaba frustrado e até com arrependimentos de consciência. Não pense que, ao punir seu cão, você ganha o respeito dele, você só ganha o medo. Hoje, porém, você pode aprender a evitar punições para que seu cão possa ser feliz e você também. No caso de ter que aplicar alguma punição, eu digo quais são aceitáveis e como aplicá-las corretamente.
Punição Positiva
Com esse tipo de punição, algo desagradável é adicionado após um comportamento para reduzir as chances desse comportamento continuar ocorrendo.
Alguns tipos de punições positivas comuns são gritar com o cachorro, usar um spray de água e borrifando-o se ele late ou morde, usar sabores desagradáveis para impedir que o cão morde coisas, puxar a trela do cão. Evite aplicar punições positivas.
Punição Negativa
Neste caso, o proprietário remove algo agradável após uma conduta desagradável. Por exemplo, você está jogando cabo de guerra e o cão não entende as regras e morde sua mão. Você faz um som alto, retira o brinquedo e não brinca com o cachorro. O brinquedo era algo agradável para o seu cão e você acabou de removê-lo.
A melhor maneira de lembrar como eles funcionam é pensar que um é positivo porque algo é adicionado e o outro negativo porque você retira algo. O castigo positivo, mesmo que seja chamado assim, não tem nada a ver com ser positivo. Pelo contrário, o castigo positivo pode ser bastante negativo. Ambos são desagradáveis para o cão e se você tiver que usar algum tipo de punição, deve sempre ser a punição negativa.
Aqueles que continuam não são exatamente o que eu quero dizer, mas são realmente punições, apenas negativas, livres de crueldade e não afetam o relacionamento com seu cão se você souber usá-lo. Quando eu uso essas punições, elas sempre são precedidas pela palavra”Ah”. Este”Ah”, depois de ser usado várias vezes, serve como um punidor condicionado. Ou seja, o cão aprende a associar a palavra à chegada da punição. Em muitos casos, apenas essa palavra é suficiente para o cão desistir. Basta usar essas punições, e até o punidor condicionado, às vezes quando necessário, quando o comportamento do cão for abrupto, repetitivo ou irritante. Eles têm que ser breves e imediatos. Se você precisar usar um cronômetro para medir o tempo, faça-o.
Vire as costas para o cachorro. Isso diz ao cachorro que ele não vai chamar sua atenção. Depois de se virar, você espera alguns segundos e depois vira novamente. O cachorro certamente estará mais calmo. Saia da sala. Quando o mau comportamento do cão aumenta ou você já tentou corrigi-lo várias vezes ou quando faz algo que lhe parece muito ruim, você sai da sala. Se o seu cão não tem a sua presença, ele não tem acesso a muitas coisas desejadas. Você não deve demorar mais do que alguns minutos ou seu jogo não fará sentido. Sabendo que o tempo limite é um descanso que é dado ao cão quando ele faz algo ruim, existe o chamado tempo limite exclusivo: você coloca o cachorro em um lugar onde ele não tem acesso visual a você ou ao que ele quer, como em um quarto ou banheiro. Não é recomendável que você aplique esse tipo de punição. O intervalo, por outro lado, permite que o cão veja o que está acontecendo ao seu redor.
Você pode ignorar o cão se ele o ignorar, se ele se recusar a aprender qualquer novo comando, se ele ficar muito quente quando você chegar em casa, entre outros casos. Dessa forma, você pode extinguir ou modificar comportamentos ruins, como demandas, pequenos latidos e saltos. Ao ignorar o comportamento, o cão não deve ser encarado ou ignorado. Até isso é como um castigo, porque você está levando algo muito positivo para o seu cão: sua atenção. Você não pode ignorar comportamentos agressivos, crônicos ou desagradáveis a ponto de causar desconforto em você ou em outras pessoas.
Ao treinar seu cão, é importante que você reserve um tempo para ensinar-lhe certas ações ou ordens. Existem várias ordens básicas de treinamento de cães que todo cão deve conhecer. Esses sinais podem ajudá-lo a manter seu cão sob controle e fornecer uma sensação de estrutura e ordem. Eles também podem ajudá-lo a gerenciar uma variedade de problemas de comportamento comuns. Em alguns casos, uma palavra de comando bem colocada pode até salvar a vida do seu cão.
Um dos aspectos mais importantes do treinamento de um cão é garantir que a atenção dele permaneça em você. Ensine seu cão a olhar ou o que ele pediu, para que ele sempre possa se concentrar em você, independentemente das distrações que ele tiver.
O comando “comer” ou “recordar” pode evitar muitos inconvenientes e frustrações. Você pode usá-lo para que seu cão venha se a trela escapar, para entrar rapidamente no quintal ou para se aproximar mais para aconchegar ou brincar. Não deixe de pedir ao seu cão que procure coisas boas. Dessa forma, você sempre ficará feliz em vir na hora certa.
Comigo é o comando de treinamento de cães usado para impedir que seu cão puxe a trela. Isso significa que seu cão está andando no ritmo dele de maneira descontraída. Uma boa trela solta torna muito mais divertido passear com o cachorro e aumenta a probabilidade de você levá-lo para o exercício e a socialização de que ele precisa.
Largar é o comando básico de treinamento canino que você usará para dizer ao seu cão para não pegar algo que esteja se aproximando. Isso pode impedir que você coma algo prejudicial ou ajudar a evitar que seu par de sapatos favorito seja mastigado. Se o seu cão sabe que ele caiu, você pode protegê-lo contra a ingestão acidental de coisas perigosas.
Treinar um cão para largá-lo garante que ele se livre de tudo o que levou na boca. Você também pode impedir que ele mastigue seus pertences enquanto estiver perto para pegá-lo. Parece bastante básico, mas pode desempenhar um papel importante no tratamento de comportamentos indesejados. Por exemplo, um cachorro não pode sentar e pular ao mesmo tempo. Ao treinar seu cão para se sentar, você iniciou o trabalho necessário para impedi-lo de saltar. Ajude no treinamento do seu cão, com o conselho de nossos especialistas. Aqui está um guia para os melhores colares de treinamento.
A ordem de dormir é importante por vários motivos. Primeiro é incompatível com certos comportamentos indesejados. Um cão não pode pular e surfar nos balcões enquanto está deitado. Ao ensiná-lo a ir para a cama quando for instruído, você tem uma ferramenta para lidar com uma série de problemas comportamentais comuns. Também promove o relaxamento de cães excitados.
Deitar serve como o alicerce para vários outros comportamentos. Por exemplo, antes de treinar um cachorro para dar meia-volta ou ir para casa, você precisa saber como se deitar. Se o seu cão sabe como se comportar na hora certa, você pode lidar com o comportamento dele bem em público e em particular.
Seu cachorro já o surpreendeu mordiscando coisas que não deveria? Você não se perguntou”por que meu cachorro morde meu cobertor”ou diretamente”por que meu cachorro quebra minhas camas”? Esses tipos de comportamento são aprendidos especialmente durante a infância do cão, embora também possam ser uma expressão de desconforto no animal. O cão precisa de algum equilíbrio emocional para estar bem e devemos dar isso a ele. Nossa responsabilidade é estar atento e fornecer o que você precisa o tempo todo. Portanto, recomendamos que você continue lendo para descobrir por que seu cão morde a cama e o que fazer para evitá-la.
Os Cães Mordem por Maldade?
Você pode receber muita atenção quando seu cão começa a destruir a cama dele. Representa que é algo que ele gosta e lhe dá bem-estar e conforto. É muito confuso para quem ainda não entende o modo de ser dos cães. É normal reagir de algumas maneiras, mas você precisa se controlar. Antes de tudo, quando você perceber que seu cão está mordendo e rasgando a cama ou as almofadas, lembre-se de que nunca deve puni-lo ou repreendê-lo. Mesmo se eu entendesse, o que é improvável, não seria eficaz e causaria desconforto ao seu cão. O essencial é descobrir quais são as possíveis razões pelas quais seu cão morde sua cama. A seguir, mostramos o mais comum.
As razões que justificam por que um cão destrói sua cama, almofadas ou cobertores podem variar de acordo com o cão, mas geralmente não iremos mal se apostarmos em uma destas opções:
- Má aprendizagem: o cão aprendeu que pode ou deve morder os objetos ao seu redor, porque é divertido. Talvez ele tenha brincado com você na cama e em algum momento ele a mordeu. Ele se relacionou em morder a cama com o jogo e é algo que ele se diverte.
- Seus dentes doem: um filhote, como geralmente acontece com os humanos, pode ter dentes doendo porque está crescendo.
- Nesta era, é normal que dói e queira morder as coisas. Esse comportamento é natural e permite que você aprenda o que pode morder e o que não. O estranho seria que um filhote de cachorro não mordesse tudo o que encontrar! Por esse motivo, se o seu cachorro morde ou quebra a cama, é mais provável que isso ocorra.
- Frustração: existem cães que aprendem a expressar ou desabafar sua frustração através de comportamentos como mordidas.
- Isso é muito comum em cães muito sensíveis. Quando alguém o trata abruptamente ou diz”não”a alguma coisa, ele se vira para morder a cama para queimar esse sentimento e se sentir calmo novamente. Muitos cães mordem coisas que os relaxam, e não é de surpreender que eles entendam esse hobby.
- Tédio: no mundo animal, o tédio é perigoso. Como podemos ver em qualquer zoológico, um animal sem estímulo suficiente tende a sofrer de tédio e isso leva a comportamentos repetitivos ou estimulantes, que podem levar a coisas perigosas, como morder o primeiro objeto que encontram. Pode ser uma peça de mobiliário, um sapato ou sua cama.
- Ansiedade de separação: quando deixamos um cachorro sozinho em casa, se ele sofre de ansiedade de separação, precisará de uma distração para relaxar. Infelizmente, morder almofadas, cobertores e camas é uma das soluções que eles encontram.
- Falta de exercício: quando um cão não se exercita o suficiente, ele ainda precisa queimar energia dentro de casa. É então que esses problemas começam a surgir, pois o jogo se torna mais enérgico e pode acabar destruindo objetos.
- O melhor que podemos fazer é trabalhar nessas causas e tentar resolver os problemas que desencadeiam esse comportamento no cão. Algumas causas serão resolvidas com o tempo (como dor de dente), enquanto outras exigirão que você traga mais qualidade de vida ao cão (como falta de exercício).
- Especialmente com a questão da ansiedade de separação, você deve procurar um educador canino qualificado, que use técnicas de treinamento positivas e o ajude.
Se você deseja impedir que seu cão quebre a cama, destrua-o ou morda as almofadas e cobertores, você tem várias opções:
Compre mordedores. Se seu cão gosta de morder, tente satisfazer seu desejo com coisas que ele pode morder. Podem ser mordedores de pano ou kongs, altamente recomendados. Deixe-o usar a cama somente quando estiver: deixe o cão usar a cama somente quando você puder controlá-la. Se você começar a morder a cama, poderá removê-lo e dar-lhe um brinquedo, sem levantar a voz. Dessa forma, o cão entenderá que o brinquedo é o objeto que pode morder e, pouco a pouco e com constância, o internaliza e deixará de morder sua cama. Compre camas para cães que não podem ser quebradas: existem muitas camas para cães anti-mordida no mercado, que já estão preparadas para suportar as mordidas desses animais.
Quando você dá ao seu cão a ordem de espera, ele diz que não pode se mexer até que você dê a aprovação dele.
Os proponentes da técnica comparam cães a lobos e sugerem que, para ter um relacionamento bem-sucedido, você deve assumir o comando, ou seu cão tentará afirmar seu domínio sobre você. No entanto, ficou provado que os métodos de treinamento baseados na ciência e sem força são mais eficazes e garantem que você possa desenvolver um relacionamento muito mais saudável e feliz com seu cão. Os estudos originais sobre o comportamento dos lobos, realizados na década de 1940, foram realizados em um ambiente de cativeiro. Esses lobos não estavam relacionados e se conheceram em vários estágios de suas vidas. Isso levou à tensão e poderia ter criado uma luta dentro da hierarquia do grupo.
Um lobo raramente é visto imobilizando outro membro do bando na tentativa de dominá-los. Mais comumente, quando há tensão dentro de um grupo, você pode assistir um membro voluntariamente se virar em uma posição passiva e submissa.
Os cães também oferecem esse comportamento de apaziguamento; Eles estão mostrando que não são uma ameaça e que só têm intenções pacíficas. Também foi demonstrado que os cães têm comportamento muito diferente dos ancestrais dos lobos, e não é apropriado aplicar os mesmos princípios em todos os aspectos.
Um estudo de 2009 mostrou que esses métodos aversivos geralmente criam comportamentos mais problemáticos. Quando um cão enfrenta tais métodos de confronto e treinamento de força, ele pode provocar uma resposta assustadora. Freqüentemente congelam até não se sentirem mais ameaçados ou, por outro lado, podem sentir a necessidade de se defender, e isso pode resultar em uma explosão agressiva. Além de qualquer outra coisa, você está ensinando seu cão através de técnicas que não promovem um vínculo de confiança.
É muito mais eficaz e humano ensinar ao seu cão um comportamento alternativo com métodos baseados em recompensas.
Um cachorro que rosna quando pede para sair do sofá não está tentando dominá-lo. Se seu cão rosna quando você tenta tirá-lo do sofá, ele não o faz na tentativa de ser dominante. Eles só querem ficar naquele lugar aconchegante e aprenderam que um rosnado geralmente faz com que sejam deixados sozinhos.
Se você não quer que seu cão esteja no sofá, invista em uma cama confortável e recompense seu cão com guloseimas super saborosas toda vez que ele for lá. Se o seu cachorro está pulando, ele geralmente fica entusiasmado em vê-lo. Outro mito comum é que os cães pulam em você para mostrar seu domínio. No entanto, é provável que o seu cão esteja pulando porque foi inadvertidamente reforçado por ter feito isso antes. Talvez quando ele era um filhote de cachorro, ele parecia fofo e o comportamento era incentivado, mas agora que seu cachorro cresceu completamente, esse comportamento não é tão apreciado. Alguns cães pulam porque isso os faz receber a atenção que desejam, embora essa atenção esteja na maneira como o dono os empurra constantemente.
Trabalhe para o seu cão modificar o comportamento dele; Por exemplo, sempre que você tiver todas as quatro pernas no chão, receberá um petisco saboroso. Quando os convidados entrarem na casa, peça ao seu cão para deitar na cama e o recompense. Verifique se todos os membros da família e visitantes são consistentes; Peça a eles que se vire e ignore os saltos para garantir que não estejam reforçando.
Ajude seu cão a entender que não há necessidade de temer visitas domiciliares. Talvez o seu cão tenha rosnado quando alguém novo entrou em sua casa. Se o seu cão tem medo de estranhos, é natural que o indivíduo saiba que ele não está confortável e um rosnado é uma ferramenta de comunicação universal.
Ter um cachorro pode enriquecer muito sua vida, mas também pode trazer dificuldades. Muitos proprietários simplesmente não sabem como lidar efetivamente com problemas de comportamento canino e, às vezes, podem piorar o comportamento do cão. Se esta é a sua situação, relaxe: estamos aqui para ajudá-lo! Se o seu cão sofre de ansiedade de separação e fica inquieto quando está prestes a sair de casa, ele deve alimentar seu cão imediatamente antes de sair. Isso manterá seu cão ocupado enquanto você o prepara e o distrairá da situação estressante. Isso deve facilitar muito a separação.
Uma boa dica para o treinamento de cães é que, se você não consegue fazer com que ele ouça ou aprenda em um dia específico, verifique se há sintomas de doença no cão. Alguns outros indicadores de que seu cão está doente podem ser que ele esteja dormindo excessivamente ou tenha parado de comer. Ao prestar atenção aos sintomas do seu cão, você pode levá-lo ao veterinário mais rapidamente.
Para ajudar a treinar seu cão, você deve ser flexível em seus métodos de treinamento. Ser flexível com seu treinamento irá ajudá-lo quando seu cão tiver dificuldade em aprender. Isso ajudará você a ajustar os métodos necessários para se adaptar ao seu cão até descobrir o que funciona melhor para ele.
Quando você treina seu cão para lidar com os comportamentos dele relacionados ao medo ou à ansiedade, vá devagar. Responder a uma resposta de medo ou ansiedade com agressão só gera mais medo e até desconfiança. Tome seu tempo e dê ao seu cão a chance de ter sucesso. Aumentará a confiança e reduzirá os comportamentos induzidos pelo medo.
Ensinar um cão a saber seu nome é a primeira tarefa do treinamento de cães que um novo proprietário deve realizar. O nome é usado para chamar o cachorro e apenas para chamar sua atenção. Portanto, é mais apropriado escolher um nome curto e fácil de pronunciar do que um nome mais longo e mais confuso.
É muito mais eficaz e gentil ensinar ao seu cão que não há necessidade de ter medo. Não force interações entre seu cão e seus convidados. Ofereça um espaço seguro ou a opção de estar em outra sala. Se for confortável o suficiente para estar no mesmo lugar, toda vez que seu cão tiver uma interação positiva – você pode se aproximar do hóspede ou examiná-lo – recompense seu cão. Ensine seu cão que as interações com estranhos resultam em coisas boas!
Treinando com esses métodos baseados em recompensas, seu vínculo com seu cão aumentará e você verá resultados mais duradouros.
Você gostou do nosso artigo? Deseja deixar alguma dica ou contribuição? Então escreva nos comentários!