Tartaruga é uma nomenclatura vernacular que designa a ordem de répteis: os Testudines. Sua característica principal é ter um casco destinado para a proteção das partes moles dos corpos dos animais.
Esse casco é constituído por dois itens: o encosto protetor da parte superior do bicho e o plastrão que faz a preservação da parte ventral. As tartarugas se classificam geralmente em 3 grupos:
- Tartarugas terrestres;
- Tartarugas marinhas;
- Tartaruga aquática de água doce.
As mais de 320 espécies listadas até hoje se dividem em 14 distintas famílias.
Classificação da Tartaruga
- Reino: Animalia;
- Filo: Chordata;
- Subfilo: Vertebrados;
- Classe: Reptilia;
- Ordem: Testudines (também chamado Chelonia);
- Famílias: 13, incluindo Chelydridae (tartarugas), Dermochelyidae (tartarugas marinhas), Trionychidae (tartarugas de casco mole), Testudinidae (tartarugas);
- Gêneros e espécies: Existem 75 gêneros e mais de 300 espécies.
Descrição do Animal
A parte traseira do casco é comumente composta de placas grandes escamosas. Para algumas espécies, é composta de pele, às vezes macia. A cabeça, pescoço, cauda e membros são as partes salientes da armadura quando os animais se movem, se alimentam ou acasalam.
Contudo, em determinados exemplares, existe a possibilidade de se retrair nesse tipo de “abrigo” nos casos de perigo. A cabeça se mostra curta, equipada de uma crista occipital e dotada de bico.
Com os dentes ausentes, a mandíbula da tartaruga é coberta com lâminas afiadas, bem como serrilhadas. O pescoço, as pernas e suas garras, possivelmente presas ou transformadas em nadadeiras, bem como a cauda, que é revestida com escamas pequenas.
Habitat das Tartarugas
A tartaruga tem a ocupação de quase todos tipos de ambientes, com a exceção de zonas palearctica e ártica e do continente antártico. É encontrado também na Terra em ambientes semi-desérticos ou áridos, como:
- Na profundeza da selva úmida;
- Nos pântanos;
- Estepes;
- Savanas;
- Em mares e oceanos;
- Em extensões com água doce.
Embora as tartarugas sejam migratórias, o tipo marinho se reproduz nas águas subtropicais e tropicais. Outros grupos se mostram sedentários. As tartarugas que vivem nas áreas temperadas adormecem durante as estações frias e acabam hibernando.
Comportamento da Espécie
Os comportamentos da tartaruga variam pouco segundo sua natureza aquática, terrestre ou marinha. Apenas a forma de vida é diferenciada. As tartarugas aquáticas e terrestres são comumente sedentárias, já as marinhas se mostram migratórias.
Mas os últimos sempre retornam para pôr ovos no local onde nasceram. Este é um animal de sangue frio, assim, se expõe a luz solar para aumentar a temperatura interna.
Reprodução de Tartarugas
A tartaruga não é, senão, ovípara. Os acoplamentos são feitos na área terrestres e na água para espécimes marinhos e aquáticos. O babador dos machos tem o formato côncavo para se moldar com o casco das fêmeas.
As fêmeas põem seus ovos nos buracos cavados no chão, lama ou areia. Depois, elas os cobrem para que se incubem. A duração da incubação, bem como o sexo, se determina pelo calor liberado no ninho. O filhote é exposto a diversos predadores desde o nascimento. Aqueles que sobrevivem conseguem atingir a maturidade sexual depois dos dez anos em média. A longevidade geralmente dura cerca de 50 anos, entretanto, a espécie gigante excede 150 anos.
Dietas da Tartaruga
Os tipos terrestres são comumente herbívoros, mas os aquáticos ou marinhos são carnívoros. Os primeiros exemplares se alimentam com muitas plantas. Para completar sua dieta, fazem a ingestão de:
- Fezes;
- Invertebrados;
- Carniça.
Enquanto isso, outros tipos de animais adoram comer:
- Crustáceos;
- Invertebrados;
- Gastrópodes;
- Répteis;
- Moluscos;
- Peixes.
Ameaças à Espécie
As ameaças principais da tartaruga são:
- Poluição;
- A destruição de seus habitats;
- Atropelamento (mortalidade animal devido aos veículos);
- Remoção clandestina dos ovos;
- Caça;
- Etc.
Deve-se considerar também a significativa predação natural de filhotes, incêndios e capturas acidentais nas redes pesqueiras. Atualmente, as espécies regrediram e, portanto, estão sendo protegidas.
Fatos Interessantes Sobre as Tartarugas
Essas criaturas magníficas existem em todas as formas e tamanhos e vivem em vários ambientes diferentes. Todas elas pertencem ao grupo de répteis chamado Testudines, como citado, que inclui uma gama enorme de tartaruguinhas.
Algumas são gigantescas, terrestres, de movimento lento e vivem em terrenos acidentados. Outras se aquecem em suas lagoas com água doce, têm movimentos graciosos e deslizam por nossos oceanos.
Se você adora esse animal, confira alguns fatos que são extremamente interessantes e que muitas pessoas nem imaginam.
- As tartarugas pertencem a um dos mais antigos grupos de répteis do mundo – passando na frente de cobras, crocodilos e jacarés;
- Essas criaturas datam da época dos dinossauros, mais de 200 milhões de anos atrás – uau!;
- As tartarugas são facilmente reconhecidas por seu casco ósseo e cartilaginoso. Este invólucro super resistente age como um escudo para protegê-los dos predadores . Uma ou outra tartaruga pode até enfiar a cabeça dentro desse casco para obter proteção extra;
- Assim como seus ossos, o casco de uma tartaruga é realmente parte de seu esqueleto. É composto por mais de 50 ossos, que incluem a caixa torácica e a coluna;
- Ao contrário da crença popular, as tartarugas não podem sair de seu casco. Isso cresce com eles, por isso é impossível que cresçam além desse espaço.
Mais Alguns Fatos
- O que uma tartaruga come depende do ambiente em que vive. As tartarugas terrestres mastigam besouros, frutas e grama. Enquanto isso, os habitantes do mar devoram tudo, de algas a lulas e medusas;
- Algumas espécies são carnívoras (comedoras de carne), outras são herbívoras (comedoras de plantas) e mais outras são onívoras (uma mistura dos dois). Muitos filhotes começam a vida como carnívoros, mas crescem para comer mais plantas à medida que amadurecem;
- As tartarugas são “amniotas”: respiram ar e depositam seus ovos em terra, embora muitas espécies vivam dentro ou ao redor da água;
Essas criaturas de sangue frio têm uma vida incrivelmente longa. O espécime mais antigo já registrado, chamado Tui i Malila, da ilha de Tonga, faleceu aos 188 anos de idade;
Infelizmente, muitas espécies estão em perigo. Atualmente, 129 dos aproximadamente 300 tipos são vulneráveis, ameaçados ou criticamente ameaçados. As ameaças a tartaruga incluem perda de habitat, caça furtiva e comércio ilegal de animais de estimação. Não é à toa que sempre se ouve falar na preservação desse animal.