Sem dúvida, o cisne é um dos animais mais graciosos da natureza, e algumas espécies são realmente fascinantes. Entre elas, está o cisne de pescoço preto, que é o que vamos falar no texto a seguir.
Algumas das Principais Características do Cisne de Pescoço Preto
De uma beleza muito peculiar, esta ave (cujo nome científico é Cygnus melanocoryphus) possui uma plumagem totalmente branca, com exceção do seu pescoço e da sua cabeça, que são pretos, e é daí que vem o seu nome popular.
Assim como outras espécies de cisnes, este aqui vive em bandos, nidificando dentro de lagoas, um pouco longe das margens desses lugares. Interessante que ao nascerem os filhotes possuem uma penugem branco-acinzentada, com as partes acinzentadas ficando pretas no decorrer de seu crescimento.
Sua distribuição geográfica vai desde o sul do Brasil e do Chile, até algumas partes do Uruguai, do Paraguai, da Argentina, da Terra do Fogo e das Ilhas Malvinas. Já em termos de tamanho, este aqui é um pouco menor do que os cisnes encontrados no hemisfério norte, por exemplo, atingindo um comprimento de até 1 metro, pesando entre 3,5 e 6,7 kg.
Além da coloração branca do corpo, com exceção da parte preta do pescoço e da cabeça, esse cisne ainda possui uma carúncula vermelha sobre o bico, além de uma listra branca que percorre os olhos, e vai até a nuca.
Hábitos do Cisne de Pescoço Preto
Essa daqui é uma ave gregária (que faz parte de grupos) e de hábitos bastante sedentários. Vive especialmente em lagoas bem próximas ao mar, e alimenta-se basicamente de plantas aquáticas. Trata-se também de uma ave bastante arisca, e quando percebe algum perigo à espreita, levanta voo, fazendo um grande alarido.
Já no que se refere ao andar, é animal bem desajeitado na terra, precisando correr a uma certa distância para conseguir finalmente alçar voo. Além disso, esse cisne faz um ruído especial com o bater de suas asas, mesmo quando está voando em grupos, mantendo o som um tanto cadenciado, já que todas as aves do bando acabam batendo as asas desse jeito ao mesmo tempo, ritmadas.
Em termos de reprodução, o período ideal para o acasalamento desse animal se dá em julho, e vai se estendendo até o mês de novembro. As fêmeas desse cisne constroem os seus ninhos, geralmente, perto da água dos lagos, que esteja em uma vegetação grossa. Normalmente usam paus e palhas pra cobrirem os seus ovos, que, por sinal, eclodem depois de 36 dias de incubação mais ou menos. Em geral, botam de 2 a 6 ovos por vez.
A função da fêmea é de chocar os ovos, enquanto que cabe ao macho proteger o território contra possíveis invasores. Como pais, essa espécie de cisne é ótima, com ocasiões bastante frequentes onde é possível avistar os filhotes montados nos pais, enquanto estes nadam.
O cisne de pescoço preto vive, em média, 25 anos.
Curiosidades a Respeito do Animal
O cisne de pescoço preto tem outros nomes populares, como, por exemplo, pato-arminho, ganso-de-pescoço-preto, cabeça-preta e pato-argentino. Além disso, há algumas diferenciações em relação a fêmeas e machos. Elas possuem uma faixa pós-ocular amarelada que eles não possuem. Além disso, elas são menores, com os machos podendo chegar a 120 cm de altura.
Bom salientar também que esta á a única espécie de cine sul-americana, e como outras espécies espalhadas pelo mundo, também está próxima de entrar para a lista dos animais ameaçados de extinção devido à caça predatória, e também devido à destruição dos seus habitats naturais.
Lembrando ainda que entre os anos de 2004 e 2005, milhares de cisnes dessa espécie, ou morreram, ou migraram após a contaminação por ferro e outros metais pesados no Rio Cruces, localizado no Chile, sendo considerado na época um grande desastre natural.
Outro dado interessante é que esse cisne gosta muito de descansa em fila indiana sobre o mar, porém, sempre vigilante para qualquer perigo que se aproxime. A forma como essa ave se alimenta também é curiosa. Ela simplesmente pousa na água e come boiando, ficando na parte mais rasa de onde se encontra, quando mergulha o pescoço na água e coleta o seu alimento, que consiste basicamente em vegetais, moluscos e sementes.
Os Cisnes e as suas Simbologias
Se tem uma ave que é repleta de símbolos dos mais variados tipos, esse ave é o cisne de uma forma geral. De uma maneira bem simplificada, ao redor do mundo, o cisne branco é sempre associado à pureza e à luz, enquanto que os cisnes negros são mais ligados aquilo que é oculto e misterioso. Nesse sentido, o nosso já conhecido cisne de pescoço preto simbolizaria um misto de ambos.
Além disso, trata-se de uma ave que possui um simbolismo muito forte quanto à questão da fidelidade, a origem da vida e dos próprios seres humanos, além de ter também um elemento que mescla o elemento feminino fecundado com o masculino fecundador.
Em diversas tradições, o cisne é o símbolo da mulher e da virgem dos céus. Esta, por sua vez, entre em contanto tanto com a terra, quanto com a água, e forma os seres humanos. Já em outras tradições, como é o caso da Sibéria, por exemplo, o cisne é representado de maneira masculina, sendo um fecundador e saudado com orações pelas mulheres já que a sua aparição, geralmente, preconiza o início da primavera.
Na Grécia Antiga, um cisne macho era o acompanhante permanente do deus Apolo, cujo carro celeste era puxado por cisnes. Já no mito de Leda, ainda na Grécia Antiga, o cisne também tem uma simbologia masculina, visto que o próprio Zeus se transforma em cisne para perseguir Leda, e esta foge se transformando em um ganso, que é simbolicamente representado por um cisne fêmea.
Enquanto são um casal, os cisnes são símbolo máximo de fidelidade eterna, visto que essas aves ficam juntas por toda a vida, e mesmo quando o companheiro morre, não voltam a se juntar com outra ave. Já o canto dos cisnes é associado diretamente às juás de um amor eterno e imortal.