A expectativa de vida de um tubarão varia de espécie para espécie. Não é possível afirmar com exatidão o ciclo de vida da maioria dos tubarões. Hábitos migratórios, poluição, caça furtiva são alguns agravantes que tornam essa matemática imprecisa.
Baseado em dados principalmente de espécies de cativeiro, observa-se que a maioria tem conseguido sobreviver por algumas dezenas de anos, mas existem espécies que parecem podem viver por centenas de anos. Vamos falar de alguns conforme dados de cativeiros:
Heterodontus Francisci
Conhecido comumente como tubarão de chifre, vive nos mares temperados e subtropicais do Pacífico oriental. É encontrado ao longo das costas da Califórnia para o México, bem como nas costas do Equador e do Peru. Habita o fundo do mar (rochoso, arenoso), nas florestas de algas, entre a superfície e os 150 metros de profundidade. Também é encontrado escondido em cavernas e perto de fendas.
É um tubarão que mede entre 97 cm e 1,20 metros para um peso de cerca de 10 kg e alimenta-se à noite em conchas, ouriços-do-mar, crustáceos e por vezes peixes pequenos. Tubarões individuais viveram mais de 12 anos em cativeiro, e existe um relato não confirmado de um tubarão chegando aos 25 anos de idade.
Orectolobus Hutchinsi
Esta espécie pertence a um gênero de tubarões comumente conhecidos como tubarões tapete. Isso porque todo o gênero é conhecido por passar a maior parte do tempo deitado no chão. Seu corpo achatado permite que ele se camufle no fundo do mar.
O tubarão vive no leito do mar da plataforma continental ocidental e austral da Austrália, principalmente até 79 metros de profundidade e até 106 metros de profundidade. Alimenta-se principalmente de peixes e cefalópodes ósseos. Embora ele não pareça muito ativo, ele pode mostrar reatividade quando uma presa se aproxima dele.
Os juvenis medem entre 22 e 26 cm no nascimento. Adultos, eles podem chegar a 1,50 m de comprimento. Não há praticamente nenhum dado sobre o ciclo de vida da espécie, mas existe um relato não comprovado de uma espécie do gênero em aquário particular que teria sobrevivido por quase 40 anos.
Ginglymostoma Cirratum
O tubarão enfermeira, como é conhecido, vive perto das margens de águas tropicais. É reconhecido pela sua cabeça chata e olhos pequenos. Vive nas costas baixas e rasas, desde a zona entremarés até aos 130 metros de profundidade. O tubarão enfermeira come peixe ósseo, raias, invertebrados, além de algas e carniça.
Seus barbilhos e seu olfato super desenvolvido permitem que ele encontre presas escondidas no fundo. Pode atingir 4,5 metros de comprimento. Esta espécie é ovovivípara. Após a eclosão dos ovos, cerca de 30 juvenis serão expelidos da barriga quando atingirem cerca de trinta centímetros.
Novamente dados sobre o ciclo de vida dessa espécie são imprecisos. Mas estima-se a partir de citações de outras espécies do gênero em cativeiro que podem viver por uma média de 25 a 30 anos.
Stegostoma Fasciatum
Comumente conhecido como tubarão zebra, ele vive principalmente no Oceano Índico e no Oceano Pacífico, perto dos recifes de corais. É encontrado até 63 metros de profundidade, mas geralmente entre 5 e 30 metros. Ele passa a maior parte do dia sentado em um recife no ambiente de corais.
Alimenta-se de moluscos, pequenos peixes e crustáceos. O tubarão-zebra mede até 2,40 metros. Muitas vezes é confundido com o tubarão-leopardo. Inofensivo para os humanos, pode até ser abordado de perto.
Esta espécie é ovípara; a fêmea coloca 2 a 4 ovos em envelopes medindo entre 15 e 20 cm de comprimento. A expectativa de vida deles é de 25 a 30 anos na natureza.
Carcharias Taurus
Apesar de sua aparência maciça e seus dentes pontiagudos e ameaçadores, o tubarão-touro é um animal pacífico, embora nem todos concordem com essa afirmação. É encontrado em ambientes costeiros e bentônicos (próximo ao fundo) em águas tropicais e temperadas de até 220 metros de profundidade. Também pode ser cortado.
É reconhecido pelo seu tamanho e pela forma das suas costas muito arredondadas. Está presente no Atlântico ocidental, do Canadá à Argentina e do Marrocos aos Camarões. Também no Mediterrâneo, no Mar Vermelho e na zona do Indo-Pacífico (com exceção do Pacífico oriental). É uma espécie migratória.
Alimenta-se de ossos e peixes cartilaginosos, crustáceos e cefalópodes. Mede em média 2 metros ou 2,50 metros para machos com um máximo de 3,20 metros, mas há relatos não comprovados cientificamente de espécies com até 5 metros. Estima-se seu ciclo de vida entre 20 a 25 anos, mas sem dados concretos.
Triakis Semifasciata
Triakis semifasciata ou semifasciatus, mais conhecido como tubarão leopardo, vive no lado oeste do continente americano. Está presente em quase 6.000 km da costa oeste do continente americano, do Oregon ao Golfo da Califórnia (México). Ele vive em fundos arenosos, florestas rochosas e algas em águas frias e temperadas, até cerca de 100 metros de profundidade.
Alimenta-se de pequenos peixes ósseos e seus ovos, peixes cartilaginosos, crustáceos, moluscos e vermes. Esses tubarões chupam suas presas mais do que mordem. Mede em média entre 1 me 1,30 m. Muitas vezes é confundido com o tubarão-zebra. O tempo de vida máximo desta espécie é estimado em 30 anos.
Carcharhinus Plumbeus
Nos mares brasileiros esta espécie pode ser conhecida por vários nomes, alguns engraçados inclusive. Entre os nomes mais comum está tubarão galhudo, tubarão policial ou tubarão cinzento. O tubarão cinzento vive em águas tropicais e temperadas. Este predador está continuamente em movimento.
Encontra-se principalmente nas águas quentes das zonas subtropicais e temperadas dos oceanos Atlântico e Indo-Pacífico, no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo. Movimenta-se no fundo e em águas abertas até aos 320 metros de profundidade. Gosta de fundos e estuários de areia ou coral.
O tubarão cinzento caça à noite e se alimenta de peixes, raios, crustáceos e cefalópodes que habitam o fundo. Um macho pode atingir 2 metros em média e um peso recorde de quase 118 kg. Estima-se que seu ciclo de vida fica entre 20 a 30 anos, mas há relatos em cativeiro de espécies que viveram por quase 60 anos.
Scyliorhinus Canicula
Aqui é conhecido como tubarão pata roxa. É um cação/tubarão malhado de pequeno tamanho. Ela passa seus dias deitado em bancos de areia. Na natureza, ela frequenta as águas do Atlântico Leste, do sul da Noruega e das Ilhas Shetland ao Senegal e ao Mediterrâneo e ao Mar Adriático. Mede entre 50 e 70 cm em média.
Vive em fundos de areia, cascalho ou lama a uma profundidade de 10 a 400 metros. O pequeno cação é um predador noturno com uma dieta muito variada. Alimenta-se de moluscos gastrópodes, cefalópodes, crustáceos, vermes e pequenos peixes. Seu ciclo máximo de vida é estimado em apenas 12 anos.
Como dissemos no início, a expectativa de vida de um tubarão varia de espécie para espécie. A maioria tem um tempo de vida médio de 20 a 30 anos, enquanto alguns podem atingir uma idade recorde de cem anos; Assume-se que os tubarões baleia podem até ultrapassar essa idade, e parece que os tubarões da Groenlândia podem até atingir uma idade entre 270 ou mais de 500 anos.