O ciclo de vida do poodle tem por trás toda a sua história. Diz-se que ancestral é o Barbet, uma raça nativa do norte da África. Ela foi levada pelos árabes à Península Ibérica no meio da Idade Média.
Comenta-se que isso ocorreu na França e na Alemanha, onde foram feitas diferentes cruzamentos para obter espécimes de pêlos densos e impermeáveis. A intenção era recuperar aves de caça caídas na água. De fato, a palavra poodle vem do termo alemão “pudelin”, que significa “espirrar na água”.
As menores variedades dessa raça são as que têm mais longevidade entre as diferentes raças de cães. A expectativa de vida de um poodle é calculada entre 12 e 15 anos para tamanhos menores, mas pode chegar até 20 anos se o tutor o tratar bem desde filhote.
De fato, é o primeiro estágio da vida que determina em que condições o animal envelhece. Quer entender mais sobre isso? Leia tudo até o final.
Definição E Origem Da Raça
O poodle é uma raça de cães que surgiu na França, embora haja dúvidas sobre sua verdadeira origem. Atualmente, existem três países que afirmam que esses cães surgiram lá: Alemanha, França e Rússia. Apesar de todas as teorias que existem a esse respeito, muitos concordam que seu antecessor foi o Barbet Francês.
Origem Francesa
Uma teoria é que o poodle é o descendente direto do Barbet e se originou na França. Barbet era do norte da África e eles passaram pela Península Ibérica até chegarem à França.
É uma raça de cães que foram criados em áreas pantanosas e gostavam de caçar. Suas presas eram patos, cisnes e todos os tipos de pássaros nadadores da região. Eles foram chamados de cães d’água por isso.
Tais animais apresentavam grande resistência à água e demonstravam facilidade e destreza em terrenos pantanosos e lamacentos. Portanto, a palavra poodle vem de canard, cujo significado em francês é “duck“.
A partir do final do século XVI e início do século VXII, eles começaram a ser vistos nos circos. Os pets eram capazes de fazer malabarismos e acabaram sendo um show em todas as apresentações que realizavam.
Eles eram tão inteligentes e tão obedientes que era muito fácil aprender rapidamente suas funções. Eles chamaram tanta atenção que os nobres e a alta burguesia passaram a fazer uso exclusivo deles.
Deslumbrados com sua beleza e inteligência, logo se tornaram membros indiscutíveis dos tribunais franceses. Eles eram perfeitos para posar para obras de arte de pintores famosos da época. Goya foi um deles. Devido à sua grande popularidade, eles se espalharam pela Europa e até pela América do Norte.
Origem Alemã
Outra teoria fala do fato de que o poodle e o Barbet eram, na verdade, o mesmo cachorro. Ou seja, um não é descendente do outro, mas eles eram sim da mesma raça.
Isso se originou na Alemanha durante a Idade Média. Entretanto, vários pesquisadores acreditam que a real nacionalidade é a Dinamarca. Esses povos usavam os cães para cuidar de ovelhas e caçar pássaros. Em uma época, durante sua longa história, exemplares foram cruzadaos com uma cópia da raça Spaniel.
A partir desse cruzamento, surgiu o que hoje conhecemos como o pet tão amado.
Ciclo De Vida Do Poodle: Todos Os Cuidados Para Ele Viver Mais
Como citado acima, o ciclo de vida do poodle não é tão curto quanto tantos imaginam. Esses animais podem viver entre 12 anos até cerca de 15, mas tudo vai depender de como são criados.
Outra coisa a se ressaltar é que essa expectativa de vida se dá para os cães que são de porte menor. Alguns exemplares podem alcançar até os 20 aninhos. Ótima notícia para quem é amante da raça, não?
E para quem deseja que o pet viva mais tempo em seu convívio, vamos apresentar todos os melhores cuidados que se pode ter com ele.
Cuidado Com Os Dentes
Um problema que comumente afeta os poodles é a doença periodontal. Existe um conjunto de bactérias que se acumulam nas coroas dentárias, causando inflamação gengival ou gengivite.
Quando esta doença progride, pode destruir a raiz óssea, o que oferece um risco para cães pequenos. Ao enfraquecer mandíbula, quanto menor o cão, maior o volume de seus dentes a serem afetados.
Quando não há higiene bucal adequada de um filhote, há um depósito progressivo de tártaro na superfície dentária. Isso oferece uma textura áspera que facilita a adesão de bactérias. Em alguns casos, se não tratado, o pet pode contrair infecções que irão para a corrente sanguínea, diminuindo o ciclo de vida do poodle.
Uma opção é a escovação, que será eficaz se for feita sistematicamente e se o cão a aceitar. A segunda opção é permitir que o cão mastigue comida. Está provado que morder alimentos secos produz uma escovação passiva. Mas é preciso lembrar que o animal deve ingerir apenas alimentos apropriados.
Alimentação Para Um Bom Ciclo De Vida Do Poodle
Desde o primeiro dia em que o cão chegar em casa, ele deve ser alimentado em doses de 4 refeições diárias. À medida que crescer, a frequência diminui, até atingir duas porções.
A transição para alimentos sólidos requer muito cuidado. Isso porque o filhote não é capaz de assimilar grandes quantidades de alimentos ou digerir amido.
O alimento ideal para aumentar o ciclo de vida do poodle deve ter um nível de proteína e minerais adequados à sua idade. Assim, o cão criará, por si só, as defesas que recebeu anteriormente do leite materno. Além disso, o tipo de petisco que for dado deve ajudar a reduzir a formação de tártaro nos dentes.
Aos dez meses, o poodle termina seu estágio de crescimento e pode começar a consumir ração de adulto. Obviamente, essa mudança deve ser gradual. O tutor precisa misturar as comidas e ir fazendo a troca gradativa. O estômago do cão é sensível a mudanças e deve se adaptar ao processo de uma nova fórmula.
Uma boa dieta durante a vida adulta, baseada em uma combinação de antioxidantes, permitirá ao poodle preservar as funções cognitivas até a velhice. Assim, ele chegará em boas condições aos 12, 15 ou até 20 anos.
Classificação Do Poodle Por Seu Tamanho
Uma pergunta muito frequente é quantas classes ou tipos dessa raça existem? Afinal, o ciclo de vida do poodle varia conforme essa questão. Existem 4 variantes, dependendo do seu tamanho, não sendo consideradas raças. Dessa forma, podemos saber quanto crescem nossos pequenos.
- Grande – O poodle de grande porte é possivelmente o original. Nos séculos XVI e XVII, através de outros cruzamentos, as classes menores foram criadas. Os criadores estavam obtendo espécimes cada vez menores até chegarem ao “toy” (raça reconhecida em 1984). A altura máxima que eles podem atingir é de cerca de 62 cm. O normal que costumam medir é de 45 a 60 cm de altura. Pode haver 2 cm de variação acima ou abaixo;
- Médio – Qual é o poodle médio? Bem, raças médias são todas aquelas cuja altura está entre 35 e 45 cm;
- Pequeno – Eles também são conhecidos como poodles em miniatura e têm altura entre 28 e 35 cm;
- Toy – Este tipo de poodle é o mais famoso, popular e amado. Ele é conhecido por “toy” ou “Royal Poodle”. O padrão é o mesmo do médio e do gigante. A única exceção é que a parte de trás da cabeça é menos desenvolvida em filhotes.
Aqueles que, sem sinais de “nanismo”, têm menos de 28 cm de altura são considerados dessa classe. Estes sinais são: crânio abaulado, queixo afundado, focinho curto e abaulamento e olhos grandes. E qual é o menor tamanho dele? É de cerca de 24 cm.
Entendeu agora como é o ciclo de vida do poodle? Sabendo que o tratamento influencia na sua qualidade e tempo de vida, trate logo de lhe dar o que puder de melhor!