Entender o ciclo de vida de um animal é essencial para estudar ainda mais profundamente a perpetuação de sua espécie.
Por esse motivo, vamos ver agora um pouco mais de informações sobre o ciclo de vida dos pinguins.
Reprodução dos Pinguins
A criação geralmente ocorre durante o verão antártico (outubro a fevereiro), embora algumas espécies acasalem no inverno. Os machos chegam primeiro à colônia e escolhem o local para esperar pelos companheiros em potencial. Para os pingüins que constroem ninhos, como os pingüins Adélie, os machos retornam ao ninho anterior e o tornam o mais apresentável possível, construindo-o com pedras, paus e outros objetos que encontrarem.
Quando as fêmeas chegam, algumas vezes algumas semanas depois, elas retornam aos seus companheiros do ano anterior. Uma fêmea verificará a qualidade do ninho de sua antiga chama, inspecionando-o, entrando e deitado. Ela fará o mesmo com os ninhos vizinhos, embora isso às vezes possa causar problemas.
Para espécies que não constroem ninhos (e até alguns que o fazem), a qualidade da música é muito importante. Pesquisas sugerem que as fêmeas podem dizer quão gordo um macho é – e, portanto, quanto tempo ele será capaz de tomar conta dos ovos sem precisar fugir em busca de comida – com base em sua música.
Uma vez que uma fêmea escolhe seu companheiro, a dupla passará por um importante ritual de namoro, no qual os pinguins se curvam, caem e se chamam. O ritual ajuda os pássaros a se conhecerem e a aprender seus respectivos chamados, para que possam sempre se encontrar.
Namoro completo, o par então acasala. A fêmea se deitará no chão e o macho subirá nas costas dela e andará para trás até que ele atinja seu rabo. A fêmea então levanta a cauda, permitindo que a cloaca dos pingüins (orifício reprodutivo e de resíduos) se alinhe e os espermatozóides sejam transferidos.
Dessa forma, a reprodução dos pinguins ficará completa e os animais poderão gerar filhotes.
Filhotes de Pinguins
Os ovos de pinguim são menores que qualquer outra espécie de ave quando comparados proporcionalmente ao peso das aves progenitoras; com 52 g, o ovo de pinguim pequeno representa 4,7% do peso de suas mães e o ovo de pinguim-imperador de 450 g é de 2,3%. A casca relativamente grossa forma entre 10 e 16% do peso de um ovo de pinguim, presumivelmente para reduzir os efeitos da desidratação e minimizar o risco de quebra em um ambiente adverso de nidificação.
A gema também é grande e compreende 22-31% do ovo. Algumas gemas geralmente permanecem quando um filhote nasce, e é pensado para ajudar a sustentá-lo se os pais atrasarem o retorno com a comida.
Quando as mães de pingüins imperadores perdem um filhote, às vezes tentam “roubar” o filhote de outra mãe, geralmente sem sucesso, pois outras fêmeas da vizinhança ajudam a mãe defensora a mantê-lo. Em algumas espécies, como os pingüins rei e imperador , os filhotes se reúnem em grandes grupos chamados creches.
Portanto, é nesse contexto de ovo que os filhotes de pinguim nascem, e é exatamente por isso que a espécie está se perpetuando de uma maneira natural e simples, boa para as médias atuais, já que em condições normais a maioria dos animais está entrando em extinção.
Expectativa De Vida Dos Pinguins
A expectativa de vida dos pinguins varia de acordo com a espécie. Os pingüins de Magalhães podem viver até 30 anos – a maior expectativa de vida de e qualquer pinguim do mundo – enquanto os pequenos pingüins azuis têm a menor expectativa de vida de até seis anos.
No entanto, existem outros fatores que podem influenciar a duração do tempo que um pinguim vive. Sabe-se que os pinguins, como todos os animais, vivem muito mais em cativeiro, pois são removidos de seus predadores naturais e têm acesso a uma fonte confiável de alimento. Os filhotes de pinguim também têm maior probabilidade de sobreviver na idade adulta como resultado da proteção contra ameaças externas que o cativeiro fornece.
Infelizmente, o impacto dos seres humanos no planeta, principalmente por meio das mudanças climáticas, é responsável por alterar a expectativa de vida dos pingüins em todo o mundo. Dada a variedade de habitats oceânicos em que diferentes espécies vivem, o impacto real das mudanças climáticas nos pinguins varia significativamente, mas os encontrados na Península Antártica, como o pinguim-imperador, estão em maior risco.
Um rápido aumento de temperatura está levando a uma redução no gelo do mar na Antártica, causando diminuição da disponibilidade de alimentos e taxas de mortalidade precoce de pintos ainda não preparados para nadar no oceano. Como resultado, a resposta para “quanto tempo os pingüins vivem?” está mudando a um ritmo alarmante.
É claro que, para melhorar essa situação, precisamos conscientizar ainda mais as pessoas com relação a esse assunto.
Curiosidades sobre Pinguins
Aprender por meio de algumas curiosidades pode ser algo extremamente divertido e interessante, além de ser dinâmico e também mais simples de se entender.
Por esse motivo, vamos ver agora algumas curiosidades com relação aos pinguins!
- Nenhum pingüim vive no Polo Norte.
- Os pinguins comem uma variedade de peixes e outros animais marinhos que capturam debaixo d’água.
- Pinguins podem beber água do mar.
- Os pinguins passam cerca de metade do tempo na água e a outra metade em terra.
- O pinguim-imperador é a mais alta de todas as espécies, chegando a 120 cm de altura.
- Os pinguins-imperador podem ficar debaixo d’água por cerca de 20 minutos por vez.
- Os pinguins-imperador costumam se amontoar para se aquecer nas baixas temperaturas da Antártica.
- King Penguins é a segunda maior espécie de pingüim. Eles têm quatro camadas de penas para ajudar a mantê-los aquecidos nas ilhas subantárticas frias onde se reproduzem.
- Os pinguins Chinstrap recebem o nome da fina faixa preta sob a cabeça. Às vezes, parece que eles estão usando um capacete preto, o que pode ser útil, pois são considerados o tipo mais agressivo de pinguim.
- Pinguins-de-crista têm cristas amarelas, além de contas e olhos vermelhos.
Portanto, agora você já sabe tudo o que há de importante com relação ao ciclo de vida dos pinguins; além de muitas curiosidades interessantes!
Quer saber ainda mais informações sobre os animais que compõem a nossa flora, mas não sabe onde procurar textos de qualidade? Sem problemas! Leia também em nosso site: Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes