Vamos conhecer um pouco mais sobre esses animais tão curiosos que são os pelicanos, são animais aquático e costumam estar nadando por ai em locais onde seja fácil se alimentar, sua dieta é basicamente de peixes e eles mesmos caçam que estejam passando por eles na parte de cima da água já que não é característica do pelicano mergulhar o bico na água. São animais que gostam de estar em grupos, especialmente na hora de caçar e acabam ajudando uns aos outros. Algumas espécies têm hábito de fazer ninhos no chão, geralmente os pelicanos brancos, outras espécies costumam deixar seus ovos em árvores, normalmente os de plumagem cinza ou marrom. Os seres humanos infelizmente tem causado problemas para os pelicanos. Por conta da pesca, seja ela comercial ou de recreação acabou deixando os pelicanos sem comida e isso se tornou um grave problema, inclusive foram injustamente perseguidas. O número de pelicanos diminui drasticamente por consequência das atitudes dos seres humanos de poluir o meio ambiente, destruir o habitat dos animais tudo isso acaba interferindo no bom funcionamento do ecossistema.Especialmente três tipos de pelicanos são de grande interesse que sejam preservadas.
Os pelicanos já estão a muitos anos presentes na terra, possuem muitas lendas e histórias acerca dele, não é a toa que algumas religiões o adotaram como referência de ensinamentos. Ele está inclusive na bíblia cristã.
Quantos Anos Vivem os Pelicanos?
Os pelicanos tem uma vida relativamente longa, na natureza elas podem viver de 15 a 25 anos, já no caso de cativeiro existe relato de um animal que viveu até os 54 anos de idade.
Algumas Espécies de Pelicano
- Pelicano Branco Americano
- Pelicano Pardo
- Pelicano Peruano
- Pelicano Comum
- Pelicano Australiano
- Pelicano Cinzento
- Pelicano Crespo
- Pelicano de Bico Pintado
Ciclo de Vida do Pelicano
Esses animais vivem em bando e também constroem seus ninhos em grupos. O casal de pelicano é monogâmico, e vão copular com o mesmo par pelo resto da vida.
O casal fica muito próximo especialmente perto do ninho, depois desse período e fora do ambiente de ninho eles são independentes.
Os pelicanos brancos que constroem ninhos no chão tem um relacionamento diferenciado, nesse caso os machos do grupos acabam por ir atrás da mesma fêmea,seja na água, seja na terra ou até mesmo no ar os pelicanos machos abrem suas asas, apontam e abrem seus bicos tudo para impressionar a fêmea.
Os pelicanos que fazem ninhos em árvores são mais tímidos, nesse caso o pelicano macho costuma ficar pendurados nas árvores para chamarem a atenção da fêmea. O local onde serão construídos os ninhos é escolhido com muita sabedoria pelos pelicanos, o critério mais importante é um lugar onde exista muito peixe para alimentar toda família. Tudo isso por uma questão de facilidade, já que se for necessário o pelicano é capaz de voar por vários quilômetros para conseguir alimento.
Estratégia de Reprodução dos Pelicanos
Vamos falar um pouco dos pelicano australiano, ele também vai escolher o ambiente cuidadosamente para se reproduzir.
Grupos de doze ou cem, dificilmente milhares vão reproduzir em locais pequenos como ilhas costeiras e também sub costeiras já que são locais onde comida não tem sempre, nesse casos eles não costumam se arriscar. Podemos citar também o que pode acontecer no interior da Austrália, ambiente árido principalmente na bacia de Lake Eyre, o que acontece lá é que eventualmente o local é inundado enchendo os lagos que existem lá, e podem levar muitos meses para ficar seco de novo, nesse período a oferta de comida é grande. Então os pelicanos costumam procriar lá nessa época, cerca de 50 mil pares de pelicanos. Uma curiosidade que acontece com todos os pelicanos é que onde aconteceu a cópula é onde será o ninho, a construção dele inicia depois do acasalamento e segue por 3 a 10 dias anteriores a coloração dos ovos pela fêmea.
O pelicano macho é responsável por buscar o material, aqueles que constroem no chão nem sempre constroem algo muito elaborado, mas costuma trazer as coisas na sua bolsa. Os que constroem em árvores trazem o material em seu bico. O pelicano do sexo feminino vai colocando com cuidado todo esse material até construir um ninho simples.
Os Ovos dos Pelicanos
Agora vamos ver um pouco sobre os ovos dos pelicanos, eles são brancos, no formato de um ovo de galinha e não são lisos. Cada fêmea pode colocar dois ovos no mínimo. O casal de pelicanos então vai revezar para incubar os ovos com seus pés, esse período leva um pouco mais de um mês, se o casal conseguir realizar a tarefa direito sem interferências a chance do filhote vingar é muito alta. O que acontece é que na natureza é muito comum que alguns filhotes matem seus irmãos, é um comportamento muito comum na vida selvagem e se chama Siblicide, então geralmente um filhote sobrevive no final. O casal se alterna também na hora de alimentar a prole, quando ainda bem pequenas os pais vomitam o alimento para que eles possam sugar, mas após sete dias elas já conseguem comer diretamente na bolsas dos adultos.
A Birra dos Filhotes de Pelicano
Quem pensa que são apenas seres humanos que possuem bebês birrentos não conhecem os filhotes de pelicano, eles têm um comportamento que pode ser antes ou depois de comer parecido com uma espécie de birra. Começam a gritar e a se arrastar no chão, circulando com as pernas e asas asas, batendo a cabeça no chão e em o que tiver perto. Infelizmente alguns chegam a convulsionar e podem morrer. Ninguém até hoje conseguiu desvendar o verdadeiro motivo. Alguns acreditam que é apenas uma forma que eles têm de conseguir atenção para eles e os irmãos que estão esperando para comer sejam esquecidos.
Creche dos Pelicanos
Os pelicanos que tem o costume de colocar seus ovos no chão puxam os pelicanos jovens pela cabeça para serem alimentados. Depois que os filhotes completam algo em torno de 25 dias, eles são colocados em grupos que podem ter cerca de 100 filhotes, ali os pais vem alimentar seus próprios filhotes. Quando chegam em 6 e 8 semanas de vida já podem sair sozinhos para nadar e se alimentar junto com os outros. Depois que saem dos ovos, de 10 a 12 semanas depois eles já estão preparados para se reproduzirem. Eles já pronto podem continuar junto com seus pais se quiserem, mas terão que se alimentar por contra própria.