Famoso na TV devido ao desenho Papa-Léguas e Coiote, o papa-léguas é um animal que existe nos desertos dos Estados Unidos, principalmente na Califórnia. O animal pertence a uma família de aves chamada cuckoo, a qual possui apenas mais uma espécie que é conhecida como roadrunner (corredor das estradas) pelos americanos.
Neste artigo falaremos um pouco mais sobre esse famoso animal e também como é o ciclo de vida dele. Acompanhe.
Características E Ciclo De Vida Do Papa-Léguas
O papa-léguas é um pássaro da família Cuculidae e é conhecido também como galo-cuco e seu nome científico é Geococcyx californianus. Sem nome vem do hábito desse animal de correr na frente dos veículos nas estradas. O animal mede entre 52 e 62 centímetros de comprimento e possui uma envergadura com aproximadamente 49 centímetros. Ele pode pesar entre 220 e 530 gramas.
Um papa-léguas adulto possui uma crista grossa e espessa, bem como um bico escuro e longo. Sua cauda é escura e a cabeça é escura atrás, enquanto que na barriga e na frente do pescoço é azul. Ele possui quatro dedos em cada pé, com duas garras para trás e duas garras para frente.
Apesar de ser uma ave, o papa-léguas não voa muito, pois seu voo não é funcional, além de ser um pouco desengonçado. Assim, ele prefere se movimentar por terra com suas pernas fortes e, ao correr, o animal estica seu pescoço, balança sua longa cauda para cima e para baixo e estende suas asas, chegando a alcançar cerca de 30 km/h.
A parte de cima do corpo do papa-léguas é, geralmente, marrom com listras e com pontos na cor preta e às vezes na cor rosa. O pescoço e o peito são castanho-claros ou brancos, com listras na cor marrom escuro. Eles possuem cristas de pena marrom na cabeça e um pedaço de pele de cor laranja e outro azul por trás de cada olho. Nos machos adultos, o azul é substituído por branco e o laranja é escondido por penas.
Existem duas espécies de papa-léguas:
- Uma delas é maior e vive no sudoeste dos Estados Unidos e no México
- Outra vive na América Central e no México
Ambas vivem em desertos e em áreas abertas, sem muitas árvores. O papa-léguas maior tem as pernas na cor verde oliva e branco e elas são rajadas, enquanto que o papa-léguas possui o corpo menos rajado. Ambas as espécies têm tufos de penas grossas na cabeça, as cristas.
Não se sabe ao certo qual o tempo de vida de um papa-léguas.
Habitat E Alimentação
O papa-léguas é um animal que vive em arbustos e nos desertos dos Estados Unidos e também do México. Ele pode ser encontrado mais facilmente nos estados do Arizona, California, Texas, Novo México, Colorado, Nevada, Utah e Oklama. Também pode ser visto em Louisiana, Kansas, Arkansas e Missouri nos Estados Unidos. No México, é encontrado emBaja California e Baja California León, San Luis Potosi e em Tamaulipas. O papa-léguas é considerada a ave símbolo do Novo México.
Sua alimentação inclui, principalmente, pequenos répteis, lagartos, cobras, escorpiões, aranhas, camundongos, pequenos pássaros e insetos. Para se alimentar, o papa-léguas segura sua presa com o bico e bate-a numa pedra até mata-lo.
Agilidade
Como vive nos desertos, onde os dias são muito quentes e as noites são bem frias, o papa-léguas reduz as funções de seu corpo à noite para se manter aquecido, tornando seu corpo letárgico. Porém, ao amanhecer, ele precisa se reaquecer muito rápido e começar a se movimentar. Para que isso aconteça, ele possui uma mancha escura na pele das costas, entre suas asas, a qual ajuda o animal a absorver o calor do sol fraco da manhã do deserto. Ao amanhecer, ele arrepia suas penas para que assim a mancha fique exposta e seu corpo alcance a sua temperatura natural.
Além de ser muito rápido, o papa-léguas é bastante ágil. Como sua cauda funciona como um leme e as asas levemente abertas estabilizam sua corrida, o animal pode girar em ângulo reto e ainda assim não perder sua velocidade.
Papa-Léguas Desenho
Famoso nos desenhos, o papa-léguas das telinhas nasceu numa época bem distante, provavelmente de uma experiência bizarra de um cientista. Acredita-se que o cientista expôs alguma ave exótica aos superpoderes do flash e então nasceu o personagem. Assim como a ave verdadeira, a dos desenhos gosta de viver nos desertos, preferencialmente aqueles com muitas montanhas e amontoados de pedras.
No desenho, o animal é perseguido por um coiote que é uma espécie de lobo americano. Na vida real não é diferente, porém, além do coiote, falcões, cobras, guaxinins e corvos também tem o papa-léguas como prato principal em suas refeições.
O papa-léguas é, nos desenhos, a ave mais estranha e mais rápida de todo o deserto, tornou-se muito famoso em Hollywood junto com “The Loney Tunes”, onde os personagens não falam nada e no caso do papa-léguas, apenas corre pelo deserto e foge de um coiote maluco.
Algumas das características marcantes do personagem:
- Faz “beep beep”, igual uma buzina
- É muito sortudo
- Sempre engana o coiote e sai ileso de todas suas armadilhas
- Corre muito rápido
- Tem um topete azul
- Nunca foi atacado ou comido
- Em 1968 foi criado um carro para homenagear o papa-léguas, onde fizeram um desenho dele na lateral do carro e a sua buzina era igual o “beep beep” do animal.
- Foi através do desenho que a ave de verdade ficou famosa
- O desenho foi lançado em 16 de setembro de 1949 então já tem 70 anos
Agora que você conhece um pouco mais sobre o papa-léguas, que tal saber mais sobre o mundo das plantas e dos animais? Nosso site tem as informações que você precisa. Não deixe de nos acompanhar.