O cisne é um dos pássaros mais bonitos que existem: elegante, majestoso, vive entre a água e a terra. O nome “cisne” inclui sete espécies de aves aquáticas com pescoços longos e flexíveis, incluídas na família dos anatídeos, que também incluem patos e gansos.
Ciclo de Vida do Cisne: Quantos Anos eles Vivem?
Na natureza, os cisnes são monogâmicos e vivem até 35 anos. Eles se alimentam de plantas e ervas aquáticas e geralmente se reúnem em grupos populosos de 30 indivíduos. cisnes escolhem seu companheiro aos dois ou três anos de idade, na chamada “cerimônia triunfal”, onde um macho e uma fêmea levantam as asas e se chamam em voz alta.
A fêmea põe de três a sete ovos esbranquiçados ou marrons e os choca por 30 a 35 dias; no cisne negro, a eclosão é tarefa de ambos os pais. os filhotes são de uma cor acinzentada pálida e cobertos de pêlos, com um bico cor de chumbo: daí o chamado “patinho feio”, mas na realidade os filhotes de cisne são lindos e levam 7 a 14 semanas para aprender a voar.
O Inverno é a Estação de Grandes Encontros
No inverno, os cisnes bravos fogem para o norte, com muito frio, e encontram-se centenas de milhares mais ao sul, onde podem se alimentar. Essas reuniões, que às vezes chegam a vários milhares de pássaros, consistem em várias pequenas unidades compostas por apenas alguns pássaros, que reconhecem aqueles próximos a eles em aparência, comportamento e voz.
As famílias, representadas por um casal de adultos e seus filhotes durante o ano, formam grupos de seis aves em média, que se misturam com grupos de jovens em números variados, dependendo do tempo. Com idade de um ou dois anos, muitas vezes são companheiros da mesma ninhada.
Também existem pássaros jovens, com idade suficiente para acasalar, mas jovens demais para se aninharem e viverem em pares; eles são os cisnes “engajados”, que permanecem assim por pelo menos um ano e às vezes mais.
Na primavera, no final do período de inverno, as tropas de cisnes selvagens experimentam uma agitação crescente: é o começo do tempo dos desfiles. São principalmente aves que ainda não encontraram um parceiro, porque, como o cisne bravo é um pássaro monogâmico e fiel, os casais são formados há muito tempo.
A maturidade sexual é normalmente atingida aos três anos de idade, mas os pares podem ocorrer mais cedo, o que implica em “engajamento” por pelo menos um ano. Eles podem durar mais tempo, com os parceiros precisando esperar até os quatro ou cinco anos, ou mesmo os seis, antes de poderem ter um território que possa acomodá-los.
Uma Conquista Difícil pra Tornar-se Duradoura
As manifestações têm vários aspectos, dependendo de serem agressivas, sedutoras ou aceitadoras de sinais. As atitudes de intimidação são de fato projetadas para evitar brigas que podem aumentar. É essencial que os confrontos sejam ritualizados para que a espécie não se esgote durante lutas mortais, a longo prazo, prejudiciais.
O comportamento que expressa agressividade sexual e o objetivo de afastar um rival recorda, de forma mais intensa, o adotado para esvaziar uma discussão sobre, por exemplo, a mesma fonte de alimento. Essa atitude pode assumir diferentes aspectos, dependendo de ser usada como aviso ou como ataque real.
No auge de sua agressividade, o cisne selvagem abre as asas, infla as penas do pescoço e aponta a cabeça para o chão. Quando essa postura ocorre na água, o animal pode mergulhar totalmente a cabeça. Se, apesar do sinal claro, o oponente persistir, o confronto é inevitável.
O prelúdio do namoro para o emparelhamento é muito menos espetacular. O macho está de frente para a fêmea e, com as penas do pescoço arrepiadas, vira a cabeça para a direita e para a esquerda. Se a mulher concorda em se comprometer com esse pretendente, ela indica seu consentimento adotando a mesma atitude que ele.
Quando ocorrem incidentes, especialmente se um macho tenta suplantar outro cisne já emparelhado, este, depois de ter dispensado o intruso, se entrega, com sua fêmea, a um gesto específico, a “cerimônia do triunfo” (ela também ocorre durante reuniões conjugais e é acompanhado por um som de dueto vocal).
Uma Multidão Inquieta de Cisnes
Esse gregarismo pode ser explicado pela tranqüilidade e disponibilidade de alimentos encontrados, que em alguns lugares atraem uma alta concentração de populações de inverno. Além disso, o grande número é uma garantia inegável de segurança: um pássaro pelo menos mantém sua atenção acordada a todo momento, para alertar em caso de perigo. Além disso, os cisnes combinam seus esforços para se opor a um predador.
Viajar por comida não deve fazer com que o cisne gaste mais energia do que a comida pode trazer quando consumida. Assim, para preservar esse equilíbrio energético, os cisnes às vezes têm o interesse de permanecer imóveis, sem queimar suas preciosas calorias e não se alimentar da noite para o dia. Esses pássaros podem suportar o frio, mas quando uma espessa camada de neve cobre o chão e a água fresca em que vivem é geada, eles devem fugir para o sul, na esperança de encontrar áreas com clima mais brando.
Migração: um Vôo Poderoso e Moroso
Os movimentos migratórios ocupam grande parte da atividade anual de cisnes bravos. Essas viagens tornam-se indispensáveis pela impossibilidade de usar as regiões de nidificação do norte, entregues à neve e ao gelo. Os cisnes são poderosos veleiros que não repelem longas migrações. Eles estão entre os pássaros mais pesados capazes de voar.
O peso recorde registrado foi um cisne dinamarquês pesando 14 kg. A superfície de rolamento reduzida de suas asas impede que deslizem e as força a batidas constantes e vigorosas. O assobio que provoca a penetração das penas de vôo (as grandes penas das asas) no ar acompanha esses movimentos lentos. Quando vários cisnes voam juntos, os tons diferem ligeiramente devido a cada batida de asas individualmente.
Os movimentos migratórios começam em meados de setembro e duram até novembro. Os pares de reprodução mais ao norte são caçados pela geada primeiro. Quem mora no extremo sul pode começar com várias semanas de atraso. Por outro lado, a viagem de volta é de meados de março até o final de maio, com os cisnes reprodutores do norte se unindo ao último local de nidificação.
Nos movimentos dos pássaros, um ornitólogo observou que os grupos de inverno estavam se dissociando e que apenas pares antigos e recém formados, cisnes adultos e sexualmente maduros, voavam para áreas norte para alcançar os locais de nidificação.