Os carrapatos são comuns em todo o mundo e são conhecidas cerca de 900 espécies, agrupadas em três famílias, das quais as principais são ixodidae (702 espécies classificadas) e os argasidae (193 espécies classificadas).
O ciclo de vida do carrapato da doença de lyme dura cerca de dois anos, embora alguns carrapatos possam levar três anos. Os seres humanos raramente abrigam larvas de carrapatos e a maioria é de picadas de carrapatos a carrapatos de ninfa no segundo ano de vida. No entanto, alguns tipos de carrapatos são mais reticentes em morder seres humanos como ninfas e são realmente problemáticos durante os estágios de sua vida adulta.
A compreensão do comportamento de carrapatos endêmicos de uma ajuda local para o desenvolvimento de estratégias apropriadas de prevenção da doença de Lyme e avisos para a saúde pública, especialmente porque os carrapatos em diferentes estágios de sua vida são ativos em diferentes épocas do ano.
No primeiro ano de vida de um carrapato, os ovos são depositados por carrapatos adultos na primavera antes de eclodirem como larvas no verão. Essas larvas se alimentam de pássaros, ratos e outros pequenos animais que tendem a ficar próximos ao chão durante o outono.
Os animais que se alimentam dessas larvas podem fornecer um tanque de bactérias borrelia padrão que causa a infecção do carrapato pelas larvas (é por isso que a doença de lyme é descrita como uma zoonose). Os carrapatos tendem a se esconder na vegetação profunda enquanto digerem a refeição em cada estágio antes de subirem para a ponta da grama, enquanto adultos com carrapatos esperam por um animal que passa.
As larvas geralmente nascem de um lote de cerca de 2000 ovos e começam a procurar comida depois de alguns dias. As larvas de carrapatos têm seis pernas e são quase visíveis a olho nu. Essas larvas também escalam a vegetação próxima e prendem a pele de qualquer animal que passa. Dois ou três dias de alimentação verão as larvas inchadas cerca de dez a vinte vezes o seu peso inicial. Essas larvas ingurgitadas descem de novo para a densa vegetação para digerir a refeição.
Um Ciclo Conforme as Estações
Na primavera e no verão do segundo ano de vida de um carrapato, ocorre a mudança para ninfas de larvas que também tendem a se alimentar de animais e pássaros menores. Os carrapatos de seis patas mudam as larvas para uma ninfa de oito patas que tem cerca de 1,5 a 2 mm de tamanho.
As ninfas levam cerca de quatro ou cinco dias para se alimentar de um esquilo ou camundongo e continuam a se alimentar do final da primavera ao início do verão até que tenham energia suficiente armazenada para continuar sua transformação. Ao se alimentar de um ou mais animais, os carrapatos infectados por larvas provavelmente transmitem a bactéria borrelia para outros animais hospedeiros e os infectados inicialmente podem agora ser infectados.
No outono do mesmo ano, as ninfas, desde que sejam alimentadas com sucesso, se transformarão em carrapatos adultos com cerca de 4 milímetros de comprimento quando não alimentados. Durante o outono e na primavera do terceiro ano de vida dos carrapatos, esses carrapatos adultos começam a se alimentar de grandes mamíferos, incluindo veados, ovelhas e humanos.
Os carrapatos também acasalam em seus hospedeiros para criar ovos para a próxima geração de carrapatos da doença de lyme. Os carrapatos fêmeas tendem a tomar suas refeições por um período de sete dias, durante os quais provavelmente também serão acompanhantes de um carrapato adulto, e depois vão se esconder na vegetação rasteira até a hora de pôr os ovos.
Os carrapatos masculinos tendem a permanecer mais tempo em seus animais, tomando pequenas refeições de sangue esporadicamente e acasalando com os carrapatos femininos presentes. Os machos e fêmeas dos carrapatos adultos podem crescer até o tamanho de um pequeno feijão ou uva e geralmente consumir cerca de 5 ml de sangue. Na primavera seguinte, esses carrapatos adultos depositam ovos no chão para o ciclo recomeçar.
Evite Carrapatos: Conheça seu Inimigo
O ciclo de vida do carrapato é geralmente dividido em três fases, a cada ano, mas alguns carrapatos podem viver apenas um ano e outros até seis anos. Alimentando o sangue de seus convidados apenas por um curto período de tempo durante cada período, os carrapatos requerem energia suficiente para passar para a próxima fase do seu ciclo de vida.
Quando você para de se alimentar, digamos que se o carrapato for varrido por um animal, o mesmo tentará encontrar outro hospedeiro para completar sua refeição, aumentando assim a propagação da doença. É assim que um ser humano pode ser infectado por um carrapato levado para casa por um cachorro, por exemplo, ou vice-versa, onde o cão foi infectado por um carrapato tirado das roupas ou da pele de seus companheiros humanos.
Os carrapatos tendem a se alimentar com a primavera e o início do verão, os períodos mais ativos durante os quais os carrapatos adultos procuram hospedeiros. Um segundo, pequeno pico de atividade, às vezes é visto no final do verão e no outono. Onde a vegetação oferece sombra e umidade suficientes, os carrapatos podem sobreviver por semanas sem comida.
Surtos da doença de lyme tendem a ocorrer durante os meses de verão devido à atividade dos carrapatos e ao aumento da presença de homens ao ar livre durante o verão. As pesadas camadas de roupas usadas no inverno também fornecem um impedimento extra aos carrapatos durante todas as etapas do ciclo de vida do carrapato da doença de lyme.
Minimize os Carrapatos no Jardim
Devem ser tomadas medidas simples para reduzir a provável exposição a carrapatos, como a eliminação de postes de madeira velhos ou pilhas de folhas em uma propriedade, cercando hortas e árvores frutíferas, a fim de manter possíveis animais portadores afastados e manter a grama baixa, tanto quanto possível.
Como os camundongos também são um reservatório fundamental para a recepção de carrapatos que carregam as bactérias da doença de lyme, geralmente é útil empregar estratégias para reduzir a presença de roedores em relação à propriedade da casa. Embora não seja recomendado comprar um gato apenas por esse motivo, os animais de estimação podem ser úteis para manter o rato à distância.
Evitar o armazenamento de grãos ou alimentos facilmente acessíveis também ajuda, assim como a remoção imediata de postes de madeira que podem servir de lar para ratos. Ter um caminho claro da porta da frente até o carro ou cimentar a propriedade também é uma boa idéia, com um piso para impedir que os carrapatos cheguem perto demais da casa.
Os arbustos cobertos de vegetação devem ser mantidos afastados das vias, a fim de limitar a exposição diária a carrapatos. O uso de boas práticas de paisagismo, mesmo em nosso quintal, pode reduzir significativamente o risco de contrair a doença de lyme em todos os membros da família, incluindo animais de estimação.