O beagle é uma raça de cães de pequeno a médio porte da Inglaterra. O beagle é um cão farejador, frequentemente usado em caça, e selecionado para a caça ao coelho, caça dos cervos, a lebre, e mais geralmente para jogos. Ele tem um olfato muito fino que lhe permite servir como um cão de detecção.
Os Antepassados do Beagle
Cães pequenos comuns, semelhantes ao beagle moderno, estão presentes desde os tempos da Grécia antiga. Esses cães provavelmente foram importados para a Bretanha pelos romanos, embora nenhum documento comprove essa tese. Encontramos vestígios desses pequenos cães de caça nas leis da Floresta Real de Knut I. Se as leis de Knut são autênticas, confirma que os cães semelhantes a beagle estão presentes na Inglaterra antes de 1016.
No entanto, eles foram talvez inventado na Idade Média. No século 11, William, o Conquistador, trouxe o Talbot na Grã-Bretanha. É uma raça quase inteiramente branca, lenta e profunda, próxima ao cão de Saint-Hubert. Um cruzamento com galgos, feito a fim de aumentar a sua velocidade, dá à luz o hound sul e o hound do Norte, No século 12 estas duas raças são desenvolvidas para caçar lebre e coelho.
O Southern Running Dog, um cão alto e pesado, com cabeça quadrada e orelhas longas e sedosas, é comum no sul de Trent. Embora lento, ele é duradouro e tem um olfato desenvolvido. O Northern Running Dog é produzido principalmente em Yorkshire e é comum nos condados do norte. É menor e mais rápido do que o hound do Sul, mais leve, com um focinho mais pontudo, mas o olfato é menos desenvolvido.
No século 13, a caça à raposa se tornou cada vez mais popular e essas duas raças tendem a diminuir em número. Esses cães beagle são cruzados com raças maiores, específicas para a caça de veados, para produzir o foxhound inglês. O número de cães comuns no medidor de beagle diminui e esses cães passa a quase extinção; mas alguns agricultores garantem sua sobrevivência por meio de pequenas matilhas especializadas na caça aos coelhos.
A História Moderna do Beagle
O reverendo Phillip Honeywood estabeleceu um pacote de Beagle, no Essex, em 1830, formando a base da raça beagle. Embora os detalhes das linhagens desta matilha não sejam registrados, os cães comuns do norte e os cães comuns do sul provavelmente compõem a maior parte da criação. William Youatt sugere que a maioria desta linhagem beagle é do Harrier, mas a origem desta raça é em si obscura.
Alguns escritores ainda sugerem que o sentido agudo do olfato do beagle vem de uma cruz com o kerry beagle. Beagles de Honeywood são pequenos (25 cm na cernelha) e totalmente brancos. Estes, os beagles honeywood são considerados o melhor entre os três. A Honeywood é creditada o desenvolvimento da raça beagle, mas produz apenas cães para caçar: Thomas Johnson trabalha para melhorar a raça para ter cães bonitos além de bons caçadores.
Ciclo de Vida do Beagle: Quantos Anos Eles Vivem?
O beagle é considerado uma raça fácil de reproduzir. Em muitos países, a escolha dos criadores é fácil devido ao grande rebanho, o que facilita a procura de um bom criador. A importação de animais reprodutores é regular desde a década de 1970. Os animais em sua maioria são importados do Reino Unido, mas também do Canadá e da Europa Oriental. A Itália, a Espanha e a Grécia importam criações francesas. A endogamia é relativamente pouco utilizados pelos agricultores da raça.
Para os amantes da raça, a diretriz de criação é obter um beagle “bonito e bom”, ou seja, não há linhas dedicadas ao trabalho (caça) e outras consagradas à beleza. Os criadores consideram que os melhores sujeitos são capazes de vencer os testes de trabalho e as exposições igualmente. Um cão não pode ser um campeão de beleza até conseguir um qualificador “muito bom” no trabalho. Características morfológicas são monitoradas tanto quanto desempenho e resistência, além de saúde.
A aparência geral do beagle é uma reminiscência do foxhound english em miniatura, mas a cabeça é mais larga com um focinho mais curto, expressão facial completamente diferente e as pernas mais curtas em proporção com o corpo. O corpo é compacto, com pernas curtas, mas bem proporcionado: não deve ser como o de um bassê.
As ninhadas são em média de cinco a seis filhotes. O crescimento é concluído em doze meses. A longevidade do beagle é em média 12,5 anos, o que é uma expectativa de vida típica para cães desse tamanho. A raça é conhecida por ser resistente e não apresentar nenhum problema de saúde específico.
Personalidade do Beagle
O beagle tem um temperamento doce e boa disposição, pacífico. Descrito em muitos padrões como bem humorado, ele é amigável e geralmente nem agressivo nem tímido. Tipo renomado e muito carinhoso, ele se mostra um companheiro carinhoso. Embora ele possa estar distante de estranhos, ele gosta de companhia e geralmente é sociável com outros cães.
Um estudo de 1985 de Ben e Lynette Hart mostra que é considerada a raça com o mais alto nível de excitabilidade em Yorkshire, cairn terrier, schnauzer anão, west highland white terrier e fox terrier. O beagle é inteligente, mas tendo sido criado por anos para perseguir animais, ele também é teimoso, o que pode dificultar o treinamento.
Ele geralmente é obediente quando há uma recompensa na chave, mas é facilmente distraído pelos cheiros ao seu redor. Seu instinto de farejador, pode fazer com que ele destrua muita coisa em um imóvel se não for desde novo treinado e disciplinado. Embora às vezes possa ser repentinamente involuntário, o beagle é perfeito para crianças de todas as idades, porque é muito brincalhão: esse é um dos motivos que o torna um cão de estimação popular para as famílias.
É um cão acostumados a grupos familiares e pode sofrer ansiedade com a separação. Ele não é um bom cão de guarda, mesmo que possa latir ou uivar quando confrontado com algo incomum. Todos os beagles não são de muito barulho vocal, mas alguns vão latir quando sentirem o cheiro de uma presa em potencial, graças ao instinto farejador/caçador.