As joaninhas são insetos famosíssimos pela carapaça de coloração preferencialmente vermelha, contendo alguns pontos de cor preta. Pertence à ordem dos insetos coleópetros, na qual também estão presentes os besouros, escaravelhos e gorgulhas (na verdade, este grupamento conta com um total de 350 mil espécies).
Mesmo sendo insetos, as joaninhas alimentam-se de outros insetos. Neste contexto, estão inclusos na dieta os ácaros, moscas da futas, cochilas e até mesmo pulgões (ou afídeos). O consumo de pulgões é particularmente benéfico ao meio ambiente, uma vez que estes representam uma das principais pragas de culturas e plantações.
Além dos insetos, também podem ingerir folhas, mel, pólen e fungos.
Ao todo, existem quase 5 mil espécies de joaninhas, as quais diferenciam-se entre si a partir de características como a coloração (que nem sempre é vermelha) e comprimento.
Sendo insetos, é fácil deduzir que provavelmente terão um ciclo de vida com alguma fase larval.
Mas, afinal, como é o ciclo de vida da joaninha ? E quantos anos elas vivem ?
Pois bem, venha conosco e descubra.
Boa leitura.
Classificação Taxonômica das Joaninhas
A classificação científica para as joaninhas obedece à seguinte estruturação:
Domínio: Eukaryota;
Reino: Animalia;
Sub-reino: Eumetazoa;
Filo: Arthropoda;
Subfilo: Hexapoda;
Classe: Insecta;
Subclasse: Pterygota;
Superordem: Endopeterygota;
Ordem: Coleoptera;
Subordem: Polyphaga;
Infraordem: Cucujiformia;
Superfamília: Cucujoidea;
Família: Coccinellidae.
Existem aproximadamente 360 gêneros de joaninhas.
Características Gerais da Joaninha
Estes insetos apresentam o corpo bem redondo ou semiesférico. As antenas são curtas, assim como a cabeça é pequena. Possuem um total de 6 patas.
O comprimento corporal varia entre 0,8 milímetros a 1,8 centímetros.
Além do vermelho, outras cores observadas na carapaça destes insetos incluem o rosa, amarelo, laranja, marrom, cinza e até mesmo, o preto.
A famosa espécie europeia joaninha-de-7-pintas (nome científico Coccinela septempunctata) é muito representativa destes insetos e possui a carapaça com tonalidade vermelho vibrante, assim como o total de 3 pintas em cada lado e 1 central.
No interior da carapaça, estão abrigadas as asas da joaninha, as quais são membranosas e muito desenvolvidas. Estima-se que as joaninhas sejam capazes de bater estas asas a uma velocidade de 85 vezes por segundo.
A carapaça é quitinosa e recebe o nome de élitro.
É interessante pensar que a coloração chamativa das joaninhas trata-se de um mecanismo de defesa, uma vez que induz o predador a associá-la com um animal venenoso ou de gosto ruim (mecanismo que recebe o nome de aposematismo). Outra estratégia de defesa é a liberação de um líquido nas articulações da perna, o qual possui desagradável. A joaninha também é capaz de fingir-se de morta.
Ciclo de Vida da Joaninha: Quantos Anos Elas Vivem ?
O ciclo de vida inicia-se a partir da reprodução. A fecundação é interna e pode ocorrer durante várias vezes ao ano. A média de ovos por postura varia entre 150 a 200 (ou até mais, em alguns casos). Na escolha do local para postura, dá-se preferência para aqueles que possuam presas capazes de alimentar as larvas.
As larvas eclodem geralmente após 2 a 5 dias da postura. Apresentam um formato e tonalidade bastante diferentes das joaninhas tradicionais, uma vez que são alongadas, de cor escura e possuem espinhos.
Após o período estimado entre 1 semana a 10 dias, as larvas se fixam a um substrato (o qual pode ser uma folha, tronco ou caule) e se transforma em pupa. O estágio de pupa dura, aproximadamente, 12 dias.
Logo, após a joaninha emergir da pupa, a mesma já é considerada um indivíduo adulto, todavia, apresenta o exoesqueleto muito vulnerável e amolecido. Desta forma, permanece imóvel por alguns minutos, até que o exoesqueleto endureça e a mesma seja capaz de voar.
As joaninhas possuem uma expectativa de vida que varia entre 3 a 9 meses.
Alguns dos Animais com Menor Expectativa de Vida do Planeta
Dentro da classe dos insetos, os membros da classe Pterygota (a mesma das joaninhas) caracterizam-se por apresentarem uma expectativa de vida reduzida- uma vez que algumas espécies podem viver até 24 horas. Fato bem curioso, não acha ?
Os organismos marinhos pertencentes ao filo Gastrotricha possuem apenas 3 milímetros de comprimento e apresentam corpo transparente. Também possuem uma expectativa de vida curtíssima estimada em 3 dias.
As moscas domésticas podem viver no máximo por 4 semanas. No entanto, mesmo apresentando uma expectativa de vida curta, as fêmeas são capazes de colocar mais de 1.000 ovos durante a vida.
Zangão formiga é a denominação dada aos machos da formiga, os quais possuem como única função acasalar com as fêmeas (no caso, com a rainha). Geralmente, são alimentados por outras fêmeas (formigas operárias) e morrem após o acasalamento. Estima-se que possuam um expectativa de vida de apenas 3 semanas.
Em relação aos animais com expectativa de vida superior à joaninha, no entanto, ainda curta, pode-se citar a libélula. Este inseto possui a expectativa de vida de 4 meses, todavia, poucos indivíduos atingem esta marca, uma vez que podem ser alvo de predadores ou de condições ambientais adversas.
Considerando a expectativa de vida dos demais mamíferos, o rato doméstico possui um tempo de vida curto. Este período é estimado em 1 ano. Mesmo com a reduzida expectativa de vida, estes roedores se reproduzem muito rápido- de modo a garantir que a população não diminua. Alguns de seus predadores naturais incluem répteis, pássaros grandes e outros animais.
Os camaleões também se reproduzem muito rápido e possuem expectativa de vida de 1 ano. Uma curiosidade relevante a respeito desses répteis é que toda a geração adulta morre antes da nova geração eclodir dos ovos.
*
Depois de conhecer um pouco mais sobre a joaninha, seu ciclo e expectativa de vida, bem como informações adicionais; que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?
Por aqui, há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.
Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito.
Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
COELHO, C. Top Melhores. Os 10 animais com menor expectativa de vida. Disponível em: < https://www.topmelhores.com.br/cultura/64-os-10-animais-com-menor-expectativa-de-vida>;
COELHO, J. ECycle. Joaninha: características e importância para o ecossistema. Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/9421-joaninha.html>;
Wikipédia. Joaninha. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha>;