A formiga média tem cerca de um milionésimo do tamanho de uma pessoa, mas mesmo sendo pequenas, são bastante complexas. Essas criaturas diminutas sofrem muitas mudanças de desenvolvimento durante a vida, do ovo ao adulto.
As formigas são ativas o ano todo em climas tropicais. Em climas mais frios, eles sobrevivem ao inverno entrando em um estado de dormência ou inatividade conhecido como diapausa.
Ciclo de Vida das Formigas
A formiga passa por três transformações até se tornar adulta. Primeiro um pequeno ovo choca em uma larva em forma de verme, sem olhos ou pernas. As larvas de formigas comem constantemente, contando com trabalhadores adultos para alimentá-las, até se tornar uma pupa.
Em algumas espécies, a pupa gira um casulo ao seu redor para proteção. Em outras espécies, a pupa permanece descoberta. O estágio pupal é de descanso e reorganização. Durante esse período, a pupa se transforma em adulto. Seu exoesqueleto rígido os impede de ficar maiores.
Quantos Anos as Formigas Vivem?
A vida útil das formigas depende da casta. Os machos vivem apenas algumas semanas e morrem após o acasalamento. Os trabalhadores geralmente vivem por vários meses. As rainhas podem viver por décadas sob as condições certas.
O papel social no sistema de castas desempenha um papel importante, as formigas que têm um papel mais perpétuo na colônia (como os trabalhadores) tendem a viver mais do que aquelas com papéis episódicos.
Os machos (ou zangões), por exemplo, geralmente têm a menor vida útil, porque seu único papel é fertilizar a formiga rainha. Por outro lado, as rainhas geralmente têm uma vida útil mais longa, com algumas espécies se estendendo por mais de 30 anos, mas isso não é universal. Em algumas espécies, pode haver mais de uma rainha e elas vivem vidas mais curtas. Algumas colônias nem sequer têm rainhas e, em vez disso, muitas fêmeas podem ser fertilizadas e dar à luz, sem ter um papel especializado no processo.
Sistema de Casta das Formigas
Os zangões são formigas aladas e masculinas, com um objetivo principal – fertilizar a rainha. Como tal, suas funções são bastante limitadas em natureza e tempo. Isso nega a necessidade de eles viverem por mais de algumas semanas.
Os soldados são menores que a rainha, mas são maiores que os trabalhadores e geralmente têm mandíbulas maiores. O dever deles é proteger a rainha e a colônia. Eles fazem isso mordendo, picando ou ambos. Devido à natureza de seu papel, riscos ocupacionais estão implícitos. Por isso, às vezes vivem menos que os trabalhadores.
As trabalhadoras têm a segunda maior vida útil depois da rainha. Seu papel é essencial para a sobrevivência da colônia. Eles cuidam da rainha e da prole. Eles recolhem alimentos e garantem que a colônia seja bem mantida. Geralmente, os membros mais velhos desta casta são encarregados das responsabilidades mais difíceis e perigosas, enquanto os mais jovens tendem a permanecer mais seguros. Depois que emergem de suas pupas, a primeira tarefa que assumem é cuidar da rainha e dos jovens dentro da colônia. Geralmente, é a mais velha das formigas que cava e procura comida.
Espécies de Formigas
A expectativa de vida das formigas também varia com as espécies. A vida útil de algumas espécies é bastante curta, enquanto outras surpreendem com sua longevidade inerente.
Formigas Pretas de Jardim (Lasius niger)
A formiga preta do jardim é a familiar e abundante formiga pequena que vive nos jardins, mas também aparece dentro de casa em busca de alimentos açucarados. No verão, adultos alados, ou ‘formigas voadoras’, enxameiam e acasalam. Os trabalhadores comuns das formigas pretas do jardim têm um período relativo de 1 a 2 anos. A rainha, no entanto, pode viver até 15 anos, embora referências para uma longevidade ainda maior não sejam incomuns.
Formigas de Fogo (gênero Solenopsis)
As formigas vermelhas ou amareladas têm um a cinco milímetros de comprimento e podem causar uma picada grave. O ninho semipermanente consiste em um monte solto com crateras abertas para ventilação. Os trabalhadores são famosos por danificar os grãos plantados e atacar as aves . As formigas de fogo se comunicam através de secreções químicas e estridulação (sons produzidos ao esfregar ou bater uma parte do corpo contra outra). Enquanto os trabalhadores adultos são conhecidos por seu comportamento agressivo quando estão sob a ameaça de ataque de colônias de formigas vizinhas, jovens formigas, cujos ferrões e esqueletos externos ainda não estão totalmente desenvolvidos, se matam.
Os trabalhadores de formigas de fogo completam seu ciclo de vida em aproximadamente 5 a 7 semanas. No entanto, a rainha pode viver até 7 anos.
Formigas do Faraó (Monomorium pharaonis)
O nome possivelmente surge da idéia equivocada de que era uma das pragas do Egito antigo. Esta formiga doméstica comum é distribuída em todo o mundo e carrega a distinção dúbia de ser a formiga doméstica mais difícil de controlar.
Os trabalhadores das formigas-faraós têm uma vida útil mais longa do que a maioria de seus primos – quatro anos. No entanto, suas rainhas têm vida relativamente curta, aproximadamente 12 anos.
Formigas-Carpinteiras (Camponotus)
Recebem esse nome no edifício dos ninhos, onde escavarão a madeira e formarão túneis suaves dentro da madeira. As formigas carpinteiras não comem madeira, apenas escavam um túnel e mastigam madeira para criar ninhos.
As formigas carpinteiras passam por todo o seu ciclo de vida em 6 a 12 semanas. Sua rainha, no entanto, pode sobreviver até os 25 anos surpreendentemente.
Formigas Argentinas (Linepithema humile)
Rainhas de formigas argentinas são muito menores e muito mais móveis do que as rainhas de outras espécies. Eles também cuidam de sua própria ninhada, permitindo que os trabalhadores cuidem melhor da colônia e se expandam mais. Para piorar a situação, a rainha pode viver até 7 anos. Após seu segundo ano, ela dá à luz outras rainhas futuras para colonizar outros lugares.
Os trabalhadores vivem de 6 a 9 meses, mas como as colônias se reproduzem rapidamente, é tempo mais do que suficiente para uma enorme infestação. A maior supercolônia conhecida do mundo, espalhando milhares de quilômetros por quatro continentes diferentes, foi criada por formigas argentinas.
Formiga de Carne
As formigas de carne são formigas carnívoras, uma espécie de poligino, o que significa que geralmente têm mais de uma rainha. É por isso que a expectativa de vida da rainha não é tão longa quanto as outras espécies 2 a 3 anos. Os trabalhadores geralmente vivem até 9 meses, mas isso é tempo mais do que suficiente para se estabelecerem como pragas antes de expirarem.
No entanto, a longevidade dos trabalhadores é grandemente afetada pela disponibilidade de alimentos e pela qualidade dos alimentos que consomem. Os trabalhadores são a casta que sacrifica seu bem-estar pela saúde geral e pelo bem-estar de toda a colônia. Se as fontes de alimentos se tornarem escassas, os trabalhadores geralmente comem menos que os outros membros da colônia e, assim, asseguram que recursos alimentares suficientes estejam disponíveis para a continuidade do coração dos membros da colônia que não sejam eles mesmos.