É muito comum que as pessoas confundam a enguia com uma cobra, mas a verdade é que ela é um peixe. As enguias costumam viver em oceanos e mares que têm as temperatura mais quentes. Existem também algumas espécies de enguia que habitam as águas doces e podem ser encontradas em lagos e rios.
Essa espécie de peixe possui uma curiosa migração para as águas salgadas na época da reprodução. Continue acompanhando nosso artigo e conheça um pouco mais sobre a enguia, que também pode ser conhecida como peixe elétrico, devido a capacidade de soltar cargas elétricas. Preparado?
Características Físicas da Enguia
As enguias podem chegar a medir mais de três metros. Algumas espécies são menores e não chegam a medir quinze centímetros. Com uma cabeça que possui uma ponta bem saliente, elas possuem dentes bem afiados e uma boca grande. Sua nadadeira fica no dorso e vai até a cauda. Já o corpo é liso e permite um nado bem rápido.
As enguias vivem no fundo do mar e possuem geralmente as cores cinza ou preta. Algumas vivem em recifes e possuem colorações mais intensas. Elas costumam se esconder na lama e nas rochas durante todo o dia e possuem hábitos mais ativos durante a noite. É exatamente nesse período que elas saem dos seus esconderijos e partem em busca de alimentos, especialmente, animais como mexilhões, vermes, lesmas e até mesmo outras espécies de peixes.
De forma geral, não andam em grupos e possuem um comportamento mais isolado. Algumas espécies podem viver em colônias com várias enguias. A respiração acontece por meio das guelras, embora as espécies de água doce podem usar a pele para absorver o oxigênio, podendo sobreviver até mesmo em meios terrestres.
Ciclo de Vida da Enguia
As enguias podem chegam a viver por doze anos. O ciclo de vida do animal começa com os ovos que originam as larvas e posteriormente são depositados na água. As larvas são gosmentas e crescem até passarem por uma metamorfose e se transformarem em mini- enguias.
Com o passar do tempo, os filhotes crescem e estão preparadas para a reprodução. Elas costumam migrar para outras áreas para realizar o acasalamento e em seguida efetuar a postura dos ovos. Algumas espécies que vivem nos oceanos americanos podem chegar a nadar até o continente europeu para concluir esse processo de reprodução. Incrível, não é mesmo?
O nome científico da enguia é Anguilla e ela costuma ser originária do Oceano Atlântico. As larvas se movimentam com o balançar das correntes marítimas por até 3 anos, quando concluem essa etapa do seu ciclo de vida. Antes de morrer, elas retornam ao seu local de origem para realizar a reprodução. No Brasil, podemos encontrar as enguias em águas doces. Elas também são bastante utilizadas na pesca.
Outras Informações Sobre a Enguia
Embora não seja um animal dos mais bonitos, a enguia possui uma importância incrível dentro do processo de equilíbrio ecológico. A sua capacidade de migração é algo que impressiona estudiosos e mostra como esses peixes podem ser resistentes. Em todo o seu ciclo de vida, elas são capazes de por quase um milhão de ovos.
Elas têm uma capacidade de adaptação em ambientes mais hostis. Podem se locomover com facilidade em locais úmidos, como a lama, e utilizam essa facilidade para encontrar águas mais adequadas para o seu desenvolvimento.
Possuem uma alimentação carnívora e devoram sem dó diversos animais com os seus dentes precisos e afiados. Eles podem, inclusive, comer animais que já se encontram em estado de apodrecimento. As enguias também possuem um importante papel dentro da natureza, quando limpam as águas que vivem.
Uma capacidade incrível da enguia é a possibilidade de ela sobreviver fora da água e até mesmo de se movimentar em áreas terrestres durante uma hora. Quando estão na fase adulta, podem chegar a pesar mais de trinta quilos e possuem exploração no comércio como um peixe bastante apreciado.
Ficha Técnica da Enguia
Confira as principais características e curiosidades sobre a enguia:
- Possui nome científico de Anguilla anguilla e sua principal característica é um corpo alongado que lembra muito uma cobra.
- A boca e os dentes desse peixe são enormes e essenciais na captura das presas.
- Possuem escamas bem pequenas e podem aparecer em diversas cores como: cinza, preto, amarelo, dentre outras.
- Podem pesar quase trinta quilos e medir quase um metro e meio de comprimento. Não é à toa que elas são sempre confundidas com as cobras.
- Podem ser encontradas em praticamente todos os continentes e passam boa parte do seu ciclo de vida em águas doces. No período da reprodução, as enguias migram para os mares e oceanos.
- Demoram um pouco para atingir a maturidade sexual e só podem realizar a reprodução quando tem em média de 6 a 8 anos de idade. A viagem para a reprodução pode durar anos e as larvas aparecem logo após a postura dos ovos. Como são bem pequenas, são comumente arrastadas pelas correntes marítimas.
- Esses animais costumam se esconder em rochas no fundo do mar durante o dia. É durante a noite que elas saem em busca de suas presas e desenvolvem com mais afinco as suas atividades.
- A enguia é um peixe muito temido pela voracidade que ataca suas presas, algumas espécies dão choques elétricos causando a morte imediata dos inimigos. Por esse motivo, ela também é conhecida como peixe elétrico.
- Uma curiosidade interessante sobre o animal é que de acordo com quantidade de sal da água, os filhotes possuem a tendência a serem machos. Assim, em regiões mais salinizadas é pouco comum a presença de fêmeas.
E você, já tinha ouvido falar de um peixe que pode se assemelhar fisicamente com uma cobra? Que tal compartilhar esse artigo com os seus amigos que também curtem conhecer um pouco mais sobre o mundo animal? Caso tenha ficado alguma dúvida é só nos enviar um comentário logo abaixo. Ficaremos feliz com o seu contato e aguardamos sugestões de conteúdos que você gostaria de encontrar aqui no Mundo Ecologia.