Home / Animais / Ciclo de Vida da Ariranha: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Ariranha: Quantos Anos Elas Vivem?

A idade de uma ariranha está entre os 20 e 35 anos. Pode ser que algumas ultrapassem essa marca. Porém, em sua grande maioria, elas estão dentro desta margem de expectativa de vida. Veja mais informações sobre este animal!

Ariranha: Fatos

A ariranha pertence a uma família de mamíferos carnívoros chamados mustelídeos. As ariranhas são endêmicas (vivem apenas lá e em nenhum outro lugar) para a América do Sul, e podem ser encontradas nos sistemas Orinoco, Amazônia e Rio da Prata.

Eles preferem rios, lagos, pântanos e florestas inundadas durante a estação das chuvas. O número de ariranhas caiu drasticamente nos últimos dois anos devido à extensa caça (seu pêlo é altamente valioso na indústria da moda) e devido à poluição dos rios (metais pesados ​​como o mercúrio são altamente venenosos para as ariranhas).

Fatos Interessantes Sobre a Ariranha

As ariranhas têm pelo castanho denso, aveludado e espesso, que repele a água (impede que a água atinja a pele).

Ela tem entre 1,5 e 3 metros de comprimento e pesos entre 15 e 30 quilos. Sua cauda tem aproximadamente 1 metro de comprimento.

Algumas amostras podem ter um metro e meio de comprimento (como o homem adulto), mas devido ao pequeno peso, elas têm uma aparência elegante e aerodinâmica, perfeitamente adaptada à vida na água.

As ariranhas são excelentes nadadores e mergulhadores, graças aos pés curtos e palmados e à cauda achatada. Eles nadam 9 milhas por hora e passam distância de 100 metros em 30 segundos.

A ariranha tem orelhas e narinas pequenas que se fecham cada vez que mergulham na água.

As ariranhas passam a maior parte do tempo na água porque se alimentam principalmente de peixes e porque exigem grandes quantidades de comida: cada animal come de 2 a 4 quilos de comida por dia.

Pequenas anacondas, jacarés, crustáceos e outras criaturas do mar também estão no cardápio da ariranha.

As ariranhas têm um senso de visão bem desenvolvido, usado principalmente para a caça. Além dos olhos, eles usam os bigodes para detectar a presa na água, identificando mudanças na pressão e na corrente da água.

As ariranhas não armazenam comida. Quando pegam uma presa, encontram um lugar tranquilo (“local para piquenique”) para comê-la.

Além dos humanos, os principais predadores de ariranhas são onças-pintadas, anacondas e jacarés grandes.

As ariranhas são animais muito barulhentos. Eles produzem cerca de 9 tipos diferentes de sons, como latidos rápidos, bufos explosivos, gritos vacilantes ou rosnados baixos, para informar outras lontras sobre perigo potencial (som de alarme) ou para enviar um aviso agressivo.

As ariranhas vivem em grupos compostos de 3 a 10 animais, formados pelo casal monogâmico (mãe e pai) e poucas gerações de seus filhotes.

As ariranhas se acasalam durante anos inteiros, mas a maioria dos bebês nasce durante a estação seca. A gravidez dura 64 a 72 dias, e a fêmea dá à luz entre um e seis bebês. Eles passam o primeiro mês em um esconderijo, que geralmente fica no subsolo. Todos os membros do grupo cuidam dos jovens.

Depois de duas ou três semanas após o nascimento, a mãe coloca os bebês na água, onde aprendem a nadar. Em um ou dois meses, eles se tornam nadadores proficientes e podem caçar com o resto da família. Eles permanecem dentro do grupo familiar geralmente até atingirem a maturidade sexual, com 2,5 anos de idade.

As ariranhas vivem 12 anos em estado selvagem e até 21 anos em cativeiro.

Como o nome sugere, a ariranha é a maior espécie de lontra do mundo e é bem conhecida em documentários sobre vida selvagem. Saiba mais sobre este lindo mamífero.

Qual O Tamanho Das Lontras Gigantes?

As ariranhas são as maiores de todas as lontras do mundo, chegando a 1,8 m. Eles têm o dobro do tamanho da menor lontra do mundo, a lontra asiática de garras curtas.

Com Quais Espécies as Lontras Gigantes Estão Intimamente Relacionadas?

As lontras gigantes Pteronura brasiliensis são as únicas espécies do gênero Pteronura. Eles fazem parte da subfamília das lontras Lutrinae, que fazem parte da família Mustelidae. Existem 13 espécies existentes de lontra.

Onde vivem as ariranhas? Elas vivem na bacia amazônica na América do Sul.

As ariranhas vivem em um grupo? Elas são animais muito sociáveis ​​e geralmente vivem em grupos de até 20 indivíduos.

Quantos filhotes as ariranhas têm? Eles têm um período de gestação entre 9 e 10 semanas e geralmente dão à luz 1-3 filhotes.

As ariranhas são ameaçadas de extinção? As ariranhas estão listadas como ameaçadas de extinção na lista vermelha da UICN e foram avaliadas pela última vez em junho de 2014.

Nas avaliações anteriores, elas foram listadas como Vulneráveis ​​(1982-1996) e, em seguida, Ameaçadas de Extinção (2000 em diante).

A espécie está ameaçada pela contaminação e degradação do habitat, pesca excessiva de suas presas e conflitos com os pescadores, infraestrutura como estradas e barragens hidrelétricas e mudanças climáticas.

As subpopulações individuais de ariranhas são pequenas e fragmentadas, e a recuperação da população é limitada pela maturidade tardia, idade de reprodução tardia, suspeita de baixa sobrevivência transitória e baixa sobrevivência de filhotes.

Adaptações Aquáticas

Esses enormes membros da família doninha nadam impulsionando-se com suas caudas poderosas e flexionando seus corpos compridos. Eles também têm pés com membranas, pelos repelentes à água para mantê-los secos e quentes e narinas e orelhas que se fecham na água.

Caça de Peixes

Os peixes compõem a maior parte da dieta da ariranha. Eles caçam sozinhos ou em grupos, às vezes usando esforços coordenados, e devem ter sucesso com frequência para atingir sua cota diária de ingestão. Cada animal pode comer seis a nove quilos de comida por dia. Os peixes são complementados por crustáceos, cobras e outras criaturas do rio.

Ariranha Comendo Peixe
Ariranha Comendo Peixe

Famílias de Ariranhas

As lontras gigantes vivem em grupos familiares que incluem pais monogâmicos e filhos de várias épocas de reprodução. Eles se escondem em bancos ou sob troncos caídos e estabelecem um território de origem que eles defenderão agressivamente.

Como a maioria das outras espécies de lontras, as ariranhas vêm à terra para dar à luz. As fêmeas recuam para suas tocas subterrâneas e entregam ninhadas de um a seis filhotes. As lontras jovens permanecem no covil por um mês, mas crescem rapidamente. Após nove ou dez meses, é difícil diferenciar mãe e filho.

As ariranhas foram caçadas extensivamente e populações selvagens estão em risco.

Referências

Ariranha, do site Wikipédia;

Fatos sobre Ariranhas, do site Descubra a Vida Selvagem;

Saiba tudo sobre a ariranha, do site Toda Matéria;

Ariranha, do National Geographic.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *