Falaremos hoje sobre o chinchila americano que pertence à um grupo de coelhos chinchila, que são 3 espécies.
É importante não confundir o coelho-chinchila com o roedor-sul-americano-chinchila e nem com o gato-chinchila-persian.
Esse grupo é formado por três espécies de coelho-chinchila reconhecidos pela ARBA (American Rabbit Breeders Association).
Esse nome (coelho-chinchila) foi dado pelo fato de que esses coelhos foram cruzados para ter um pelo que lembre à de um roedor sul americano conhecido como chinchila, que também é um animal domesticável.
O Coelho-Chinchila é um Animal de Origem Silvestre?
O grupo chinchila ao qual o chinchila americano pertence, foi cruzado no intuito de criar um coelho com o pelo parecido do chinchila, e para isso, eles potencializaram uma mutação que tira a pigmentação marrom do pelo do coelho, e dessa forma o pelo deles ficou próximo da cor branca.
Essa raça surgiu do cruzamento de coelhos Beverens, Himalaias e coelhos Agouti.
Já que foi uma raça criada pelo homem, ela é uma raça muito recente que apareceu no início do século XX.
O chinchila é um animal atrativo, mas além disso é uma das raças mais importantes para o desenvolvimento da cultura de criar coelhos na América.
Uma característica comum nessa espécie é a sua pelagem densa e firme e sua coloração com nuances de preto e branco.
Com seu peso que varia de 2 kg até 3 kg, o mesmo se torna um animal muito versátil e fácil de lidar, já que não é muito pequeno e frágil e nem grande e trabalhoso demais para uma família adotar como um animal de estimação, além da vantagem de que os Chinchilas normais possuem um temperamento dócil e amigável, tornando os animais de estimação adequados para crianças e adultos.
Para o consumo da carne de coelho eles também tinham um bom tamanho (sabendo que isso não é comum da nossa cultura, mas como os coelhos se reproduzem de forma muito rápida e alguns deles se tornam praga, alguns países do mundo e a União Européia incentivam o consumo desses animais para manter o controle de população em habitats onde eles não possuem predadores).
Os coelhos chinchila foram originados na França e foram criados com um tamanho padrão por M. J. Dybowski. Eles foram introduzidos nos Estados Unidos em 1919.
Aprenda Sobre o Surgimento do Chinchila Americano
Assim que os chinchilas chegaram à costa americana, os criadores de negócios decidiram que os chinchilas normais não eram bons o suficiente.
O coelho-chinchila normal tinha apenas 2,5 kg e os criadores de coelhos queriam uma raça maior para atender às demandas do mercado de peles.
Quase que instantaneamente começaram os esforços para produzir um chinchila peso pesado e um chinchila gigante.
O chinchila normal é a versão original do coelho-chinchila com as versões maiores sendo desenvolvidas a partir dele, e todas as 3 raças foram reconhecidas em 1930.
O chinchila americano ou chinchila-peso-pesado, como foi conhecido no início, era maior que o o chinchila normal, e ele possuía o tipo físico compatível com o ideal comercial, porém, tinha a mesma pelagem densa do chinchila normal, assim surgindo o nascimento do chinchila americano, que foi criado para ser uma fonte de carne e pelagem.
Características Físicas do Chinchila Americano
O chinchila americano tem um peso padrão que roda entorno de 4 kg a 5.5 kg, que em contraste com o chinchila normal é uma diferença gritante, sendo praticamente o dobro.
Os coelhos chinchila americanos adultos possuem pesos diferentes dependendo de seu sexo. Machos pesam por volta de 4 kg e as fêmeas pesam por volta de 5 kg.
Este coelho robusto possi uma suave curvatura no centro de seus troncos, começando na nuca de seus pescoços e seguindo até os quartos traseiros do animal, chamado de linha dorsal.
Eles mantêm a orelha forte e carnuda sempre alta e reta; o pescoço compacto e largo que não se destaca muito, com uma cabeça forte e focinho largo; possui o tronco cilíndrico e mais alongado que o coelho chinchila normal; os ombros e o dorso possuem largura similar dando uma visão de simetria, onde nos machos é comum apresentar um nó no queixo e nas fêmeas o comum é uma papada bem notável, além de possuir um pelo denso e macio.
Os filhotes, ao nascerem, apresentam uma coloração escura e a barriga clara e conforme fazem as mudas, os pelos vão ficando mais claro, e no quarto mês a pelagem característica de cinza-azulado com tons de preto já deve aparecer, tendo o peito, o quartos traseiros, e as costas mais escura.
Esse único padrão de cor define a raça inteira, ou seja, diferentemente de muitos animais, esse coelhos sempre possuem a mesma coloração e padrão, pelo menos os normais, já que mutações e “falhas” acontecem com uma frequência razoável.
O chinchila americano júnior e intermediário podem ser mostrados em classificações de idade superiores às suas, se tiverem excesso de peso.
Já que são coelhos extremamente famosos para intuito comercial de couro e carne, os machos com menos de seis meses e 4 kg são considerados juniores, e coelhos chinchila americanos intermediário, com machos possuindo de seis a oito meses de idade e mais de 4 kg.
Recentemente o coelho chinchila americano entrou na lista de animais ameaçados de extinção pelo “The Livestock Conservancy”, como sendo o único coelho “criticamente ameaçado” neste momento, mesmo quando o chinchilla americano seja um bom reprodutor, com uma ninhada média de 6-9 filhotes.
Esse foi o texto sobre o chinchila americano, ,mas abaixo há links para o coelho chinchila normal e caso tenha interesse em um pet diferenciado há links sobre os chinchilas.
- Características do Coelho Chinchila
- Curiosidades da Chinchila e Fatos Interessantes
- Tipos de Chinchila: Raças, Cores e Mutações da Espécie
- Como Cuidar de Chinchila em Apartamento
- Origem da Chinchila e História do Animal
- Chinchila Bege: Tamanho, Características e Fotos
- Bicho Chinchila: Tempo de Vida e Nome Científico
- Genética das Chinchilas e Alelos Múltiplos
- Chinchila-de-Cauda-Curta: Tamanho, Características e Fotos
- Reprodução da Chinchila: Filhotes e Tempo de Gestação