Os chimpanzés representam um de nossos parentes vivos mais próximos, compartilhando 98% do nosso DNA genético. Os chimpanzés (Pan troglodytes) são uma das duas únicas espécies do gênero Pan, a outra é o bonobo, e estamos igualmente relacionados a ambas as espécies – os biólogos evolucionistas acreditam que humanos, chimpanzés e bonobos compartilham um ancestral comum cerca de 7 milhões de anos atrás. Pensou-se que os chimpanzés e bonobos eram subespécies (conhecidas como chimpanzés comuns e chimpanzés pigmeus), mas agora são reconhecidas como duas espécies distintas.
Os chimpanzés e os bonobos são encontrados na África subsaariana, e pensava-se que os chimpanzés e os bonobos eram uma única espécie, mas agora são reconhecidos como duas espécies distintas, geograficamente separadas pelo rio Congo.
Embora distribuídos pela África Equatorial, na região do rio Congo, os chimpanzés são encontrados ao norte do rio e são divididos em quatro subespécies. Bonobos são restritos à República Democrática do Congo. Eles vivem ao sul do rio Congo e não foram divididos em nenhuma subespécie.
Habitat Chimpanzé
Como uma espécie altamente adaptável, os chimpanzés habitam uma variedade de habitats, incluindo floresta tropical, florestas tropicais montanhosas em altitudes de até 3000m, florestas de trocas, mosaicos de savana-floresta com vegetação menos densa e até savana seca.
O chimpanzé mais antigo registrado foi Little Mamma, uma fêmea em cativeiro que tinha entre 76 e 82 anos quando morreu em 2017. Esse recordista excede em muito a expectativa média de vida de chimpanzés em cativeiro, que é de 31,7 anos para machos e 38,7 anos para fêmeas.
A vida útil dos chimpanzés na natureza é mais difícil de avaliar, mas um estudo recente de 306 chimpanzés em Ngogo, no Parque Nacional Kibale, em Uganda, mostrou que a expectativa média de vida é de cerca de 33 anos. É quase o dobro da idade encontrada para outros grupos de chimpanzés e aproximadamente a mesma vida útil média de caçadores-coletores humanos.
Os Chimpanzés Podem Andar Com Duas Pernas?
Os chimpanzés andam subindo e balançando nas árvores e andando de quatro (andar com os dedos), mas também podem andar eretos com dois pés, se quiserem. Outra curiosidade é o Toxoplasma gondii, um parasita microscópico de gato unicelular que também infecta uma variedade de outros mamíferos e aves como hospedeiros intermediários, formando cistos no cérebro e em outros órgãos. Esses hospedeiros devem ser comidos por um felino para que o parasita complete seu ciclo de vida, e pesquisas no Gabão mostraram que os chimpanzés infectados desenvolvem uma atração pelo cheiro da urina de leopardo.É possível que essa atração mórbida pelo único predador natural do chimpanzé seja um efeito colateral de ter cistos no cérebro, mas as pesquisas mais recentes sugerem que é causada pelo próprio parasita. Isso ocorre porque o mesmo efeito não é observado na urina de leões ou tigres, nenhum dos quais atacam chimpanzés.
Isso significaria que o parasita está manipulando diretamente seu hospedeiro chimpanzé para aumentar suas chances de ser morto por um leopardo, permitindo que o parasita complete seu próprio ciclo de vida.
Os Chimpanzés Vivem Em Grupos?
Os chimpanzés vivem em sociedades de fusão por fissão, o que significa que o tamanho e a composição de seus grupos sociais mudam com o tempo. Eles passam a maior parte do tempo em pequenos grupos temporários de apenas alguns indivíduos conhecidos como ‘partes’, mas também se associam a um grupo mais amplo conhecido como ‘comunidade’.
Embora raramente sejam vistos juntos em um só lugar, nessas comunidades multi-homens e multi-mulheres todos os membros se conhecem individualmente e defendem juntos um lar comum. As comunidades podem consistir em até 150 indivíduos, mas possuem hierarquias estritas, com normalmente apenas um macho alfa dominante.
A reprodução dos chipanzes, tendo como ponto as fêmeas atingem a maturidade reprodutiva aos 13 anos e podem dar à luz em qualquer época do ano. Embora as fêmeas reprodutoras não sazonais tenham um ciclo estral, o número de fêmeas estreladas em um grupo a qualquer momento pode variar de acordo com a estação. Semelhante às fêmeas humanas, os chimpanzés entram em estro cerca de uma vez por mês, mas dura cerca de 10 a 14 dias e, ao contrário dos humanos, exibem grandes inchaços sexuais rosados nas costas.
Esses inchaços agem para anunciar sua fertilidade a parceiros em potencial. Os chimpanzés costumam dar à luz apenas um bebê e, uma vez nascido, o bebê se apega firmemente ao pêlo de sua mãe nos primeiros 30 dias e depois cavalga de costas até os dois anos de idade.
Os Chimpanzés Podem Usar Ferramentas?
Os chimpanzés são um dos poucos animais conhecidos por usar ferramentas. Isso inclui o uso de paus para recuperar cupins de seus montes, pedras para abrir o conteúdo apetitoso das nozes e esponjas para absorver a água potável.
Os chimpanzés viajantes usam mais ferramentas do que os chimpanzés sedentários. Alguns chimpanzés tendem a não viajar mais de 2 km de casa em um dia, enquanto outros se deslocam até 10 km por dia, e os pesquisadores descobriram que os viajantes regulares usavam mais ferramentas de uma variedade maior. Isso também está relacionado ao que vemos em outros grandes símios – gorilas e orangotangos raramente viajam para longe e raramente usam ferramentas. Por outro lado, os humanos modernos caçadores-coletores andam de 11 a 14 km por dia, e eles se encaixam no padrão usando uma variedade muito maior de ferramentas do que qualquer um de nossos primos grandes do macaco.
Os autores do estudo até sugeriram que a viagem poderia ter sido uma das principais forças motrizes por trás do desenvolvimento inicial do uso de ferramentas em seres humanos pré-históricos.
No entanto, embora os bonobos viajem distâncias semelhantes aos dos chimpanzés, eles usam surpreendentemente poucas ferramentas, e o uso de ferramentas para extração de alimentos não foi observado. O fato de chimpanzés e bonobos mostrarem capacidades semelhantes de uso de ferramentas em cativeiro, no entanto, sugere que eles podem ter diferentes oportunidades ecológicas e sociais para o uso de ferramentas na natureza, ou que não são tão naturalmente predispostos a usar ferramentas. Chimpanzés podem ser muito agressivos. Grupos de homens planejam e executam ataques a outros chimpanzés, geralmente causando ferimentos graves e fatalidades. As lutas pelo domínio dentro de uma tribo também podem ser brutais e muitas vezes terminam na morte de um homem expulso.
Sérios ataques fatais de chimpanzés contra humanos também foram relatados. Normalmente, ataques fatais ocorrem em crianças locais que vivem dentro ou perto das casas florestais de chimpanzés, e vários casos foram relatados de chimpanzés sequestrando e comendo bebês humanos. Houve alguns ataques extremamente graves de chimpanzés em cativeiro nos EUA, que receberam ampla atenção da mídia. Sem dúvida, estes teriam sido fatais se as vítimas não tivessem recebido atendimento médico urgente – seus ferimentos eram extremamente graves, deixando-os desfigurados além do reconhecimento. Você pode encontrar detalhes de seus ferimentos em outros lugares on-line, mas não é recomendado para quem não tem estômago forte.