Home / Animais / Chimpanzé Branco Existe? Características, Nome Científico e Fotos

Chimpanzé Branco Existe? Características, Nome Científico e Fotos

Os chimpanzés adultos têm um comprimento de cabeça e corpo que varia entre 635 e 925 mm. Quando em pé, têm 1 a 1,7 m de altura. Na natureza, os machos pesam entre 34 e 70 kg, enquanto as fêmeas são um pouco menores, pesando entre 26 e 50 kg. Em cativeiro, os indivíduos geralmente atingem pesos maiores, com o peso máximo atingindo 80 kg para os machos e 68 kg para as fêmeas.

Características Comuns dos Chimpanzés

Embora os dados de subespécies individuais não estejam disponíveis, parece que Pan troglodita schweinfurthi é menor do que Pan troglodita verus , que é menor que Pan troglodita trogloditas . Algumas das diferenças observadas entre os chimpanzés em cativeiro e os chimpanzés selvagens podem ser devidas a diferenças subespecíficas apenas no tamanho.

Os braços são longos, de modo que a extensão dos braços seja 1,5 vezes a altura de um indivíduo. As pernas são mais curtas que os braços, o que permite que esses animais andem de quatro com a porção anterior do corpo mais alta que a posterior. Os chimpanzés têm mãos e dedos muito longos, com polegares curtos. Essa morfologia das mãos permite que os chimpanzés usem as mãos como ganchos enquanto escalam, sem interferência do polegar.

Nas árvores, os chimpanzés podem se mover balançando em seus braços, em uma forma de braquiação. Embora seja útil na locomoção, a falta de polegar em relação aos dedos impede a aderência precisa entre o dedo indicador e o polegar. Em vez disso, manipulações finas exigem o uso do dedo médio em oposição ao polegar.

Uma atividade importante nas sociedades de chimpanzés é a preparação social. A preparação tem muitas funções diferentes. Além de ajudar a remover carrapatos, sujeira e flocos de pele morta do cabelo, a limpeza social ajuda a estabelecer e manter os laços sociais. Proporciona aos chimpanzés uma oportunidade para um contato social prolongado, relaxante e amigável. É frequentemente realizado em contextos em que alivia a tensão.

Chimpanzé Branco Existe?

Todas as espécies de chimpanzés são pretos, mas nascem com rostos pálidos e um tufo de cauda branca, os quais escurecem com a idade. Eles têm orelhas proeminentes e machos e fêmeas têm barbas brancas.

Chimpanzé com Bigode Branco
Chimpanzé com Bigode Branco

O rosto dos adultos é tipicamente preto ou manchado de marrom. O cabelo é preto a castanho. Pode haver alguns pelos brancos ao redor do rosto (parecendo um pouco com uma barba branca em algumas pessoas). Os chimpanzés infantis têm um tufo branco de pelos nas nádegas, o que identifica sua idade com bastante clareza. Este topete de cauda branca é perdido à medida que o indivíduo envelhece.

Indivíduos de ambos os sexos são propensos a perder os pelos da cabeça à medida que envelhecem, produzindo uma mancha careca atrás da crista da testa. O envelhecimento dos cabelos na região lombar e nas costas também é comum com a idade.

Existe Macaco Branco?

Um raro orangotango albino foi resgatado recentemente  numa vila na Indonésia, onde foi mantido em uma gaiola.  O cabelo comprido dos orangotangos de Bornéu é geralmente de cor marrom-alaranjada, e eles são conhecidos por serem altamente inteligentes.

Os orangotangos albinos são extremamente raros, embora tenha havido outros casos de primatas albinos, como o floco de neve, o gorila albino e um macaco-aranha em Honduras. Os pesquisadores não foram capazes de encontrar outros exemplos da condição genética nos orangotangos, e o albinismo pode afetar os nervos sensoriais e órgãos como os olhos. O albinismo pode ocorrer com mais frequência em primatas e outras espécies de vertebrados devido ao estresse ambiental e à consanguinidade em populações isoladas.

Os macacos-aranha, que balançam pelos dosséis das florestas tropicais da América Central e do Sul, geralmente vêm em tons de marrom, preto ou cinza. Mas, em ocasiões muito raras, um macaco-aranha branco fantasma através das árvores.  Há dois anos e meio atrás, pesquisadores na Colômbia encontraram dois macacos-aranha brancos – irmãos do sexo masculino.

Os irmãos provavelmente são leucísticos – possuem pelo branco ou claro, mas com alguma cor em outro lugar – em vez de albinos, porque ainda têm olhos pretos. Os animais albinos não possuem pigmento.  Mas sua cor incomum pode ser um sinal de consanguinidade nesta população isolada. E isso não é um bom presságio para o futuro deles. Populações consanguíneas tendem a ser mais vulneráveis ​​a mudanças no habitat ou no clima do que grupos geneticamente diversos.

A Mística dos Animais Brancos

Ser incolor não é de todo ruim. De fato, em algumas culturas ao redor do mundo, os animais brancos são uma indicação de sorte ou boa sorte. Aqui estão cinco exemplos de animais leucísticos ou albinos e a mística que os cerca.

Animais Leucísticos
Animais Leucísticos
  • O urso Kermode é um urso preto branco – uma variante do urso preto norte-americano – que vive na floresta tropical de Great Bear, na Colúmbia Britânica. Geneticistas esclarecem que se dois ursos pretos que carregam um gene recessivo para o companheiro de pele branca , eles podem produzir um filhote de urso branco;
  • De acordo com o folclore africano , leões brancos (ou loiros) ocorrem na região de Timbavati, na África do Sul, há centenas de anos. Os animais são leucísticos, sua cor é o resultado de um gene recessivo.
  • Os elefantes são considerados especiais na Tailândia, e os elefantes brancos em particular são considerados sagrados e sortudos porque estão associados ao nascimento do Buda – e porque, por lei, todos os elefantes brancos pertencem ao rei, de acordo com o governo tailandês. A maioria dos elefantes brancos não é verdadeiramente branca ou albina, mas é mais pálida do que os outros elefantes;
  • Búfalos brancos não são apenas raros (apenas um em cada dez milhões de búfalos nascem brancos), são considerados sagrados por muitos nativos americanos. Eles podem ser albinos ou leucísticos. Para muitos nativos americanos, o nascimento de um bezerro sagrado de búfalo branco é um sinal de esperança e uma indicação de tempos bons e prósperos pela frente;
  • A pequena cidade de Olney, Illinois, é famosa por seus esquilos albinos . Ninguém sabe ao certo como tudo começou, mas em 1943, a população atingiu o pico de cerca de mil esquilos pálidos . Hoje a população se mantém estável em cerca de 200 animais.O esquilo albino foi adotado pelos cidadãos de Olney como símbolo de sua cidade: o crachá do departamento de polícia ainda tem um esquilo branco.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *