O bonobo é uma espécie de chimpanzé que possui o nome científico de Paniscus. Podem ser encontrados no Congo e também são conhecidos como chimpanzé pigmeu. Costumam ter como habitat natural as florestas fechadas e úmidas da região. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse primata que tem DNA muito parecido com o dos seres humanos? É só continuar acompanhando nosso artigo!
Características do Bonobo
Os bonobos possuem como características principais suas grandes pernas e seu rosto pequeno. Entretanto, o seu cérebro é grande e eles são animais extremamente inteligentes. São animais que andam com a postura ereta e são comandados por uma fêmea.
São frequentemente utilizados em pesquisas científicas que estudam o seu parentesco com os seres humanos e a evolução das espécies. Com relação aos hábitos de alimentação são onívoros pois se alimentam tanto de vegetais como frutas, flores, folhas e sementes, quanto de pequenos animais como lagartas, alguns insetos e minhocas. Também podem comer peixes e pequenos animais. Passam o tempo tanto nas árvores, quanto no solo.
Com relação a organização social os bonobos andam em bandos que são liderados por uma fêmea. Os machos costumam permanecer com o mesmo grupo desde o seu nascimento até a fase adulta. Já as fêmeas acabam frequentando outros bandos. Em geral, os grupos costumam conviver bem entre si e esses animais não são territorialista, como acontece outras espécies de primatas.
A Liderança Feminina
Uma característica muito peculiar dessa espécie é a liderança feminina. São elas as responsáveis pela captura e divisão de alimentos. É muito comum um comportamento em que as fêmeas friccionam os órgãos genitais e essa ação é vista pelo estudiosos como uma forma de fortalecer os vínculos afetivos.
Os bonobos machos podem chegar a pesar 60 quilos, enquanto as fêmeas pouco passam dos 30 quilos. Já a média de altura é cerca de 80 centímetros. Esses animais possuem uma complexa forma de comunicação utilizando também expressões no rosto para enfatizar a sua intenção.
Estima-se que atualmente os bonobos tenham uma população de apenas 20 mil indivíduos.
Proteção da Espécie
Essa espécie de primata encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção. Um dos principais motivos para o desaparecimento dos bonobos é a caça ilegal para a captura da carne dos animais que é consumida pelos seres humanos.
Os países que possuem áreas que abrigam os bonobos possuem legislações que protegem os animais e proíbem a captura para qualquer fim.
Outro problema que afeta essa espécie é a degradação do habitat natural dos bonobos. Com a exploração das florestas, os animais acabam ficando em total vulnerabilidade.
Semelhanças do Bonobo com os Seres Humanos
Estudos destacam que o chimpanzé bonobo possui aproximadamente 98,7% de semelhança com o nosso DNA. Isso mostra que os animais são “primos” dos seres humanos e apresentam muitas características semelhantes às nossas.
Para se ter uma ideia da proximidade do parentesco, os humanos compartilham apenas um ancestral em comum com esse tipo de macacos há mais ou menos 6 milhões de anos atrás. Estudos destacam que com a separação de um rio da região, o bonobos ficaram em uma das margens e outras espécies de chimpanzés na outra, o que acabou a longo dos anos contribuindo para a diferenciação das espécies.
Outras características acabaram diferenciando os bonobos das outras espécies, como uma meno tendência para as guerras e um comportamento mais sexual. Enquanto os bonobos são comandados por fêmeas, a maior parte dos grupos de primatas são comandados por machos.
Curiosidades Sobre os Bonobos
Preparamos algumas curiosidades sobre os bonobos. Vamos conferir?
- Também são conhecidos como chipanzé pigmeus
- A cor da sua face é preta, assim como todo o seu corpo
- Quando estão na idade reprodutivas as fêmeas abandonam o seu grupo e saem em busca de “novas aventuras”. Já os machos permanecem a vida quase toda com o mesmo grupo em que nasceu.
- Às vezes os bonobos se movimentam usando as patas traseiras e ficam em pé tal qual os seres humanos.
- Durante muito tempo os cientistas achavam que os chimpanzés e os bonobos eram uma espécie só. Ambos pertencem ao gênero Pan, mas são reconhecidos atualmente como espécies diferentes.
- O chimpanzé (possui o nome científico Pan troglodytes) tem como habitat a região norte do Rio Congo e é subdividido em 4 espécies. Já o bonobo costuma frequentar a região mais ao sul do rio e não possui nenhuma subdivisão de sua espécie.
- São animais muito inteligente e habilidosos.
- Os bonobos são animais pacíficos que possuem uma característica muito interessante: não costumam guerrear e resolver suas diferenças com lutas. No lugar das brigas, eles preferem praticar relações sexuais para resolver as diferenças e problemas de disputas. As relações são feitas, inclusive, entre macacos do mesmo sexo. São primatas totalmente “paz e amor”, não é verdade?
- Diferente de outras espécies de primatas, o bonobos preferem ficar no solo. Entretanto, também costumam também permanecer nas árvores, mas em menor parte do tempo.
- Os grupos dos bonobos pode ter até 100 indivíduos.
- A reprodução os bonobos acontece quando eles possuem aproximadamente doze anos de idade. Quando em cativeiro, os animais podem realizar a reprodução bem antes disso. Com a chegada dos 40 anos, os macacos não podem mais reproduzir. Devido a essa limitação da idade, a população da espécie demora crescer e sofre com a ameaça de extinção.
Encerramos por aqui e convidamos você a acompanhar nossos novos artigos sobre os primatas. O Mundo Ecologia tem todos os dias novas informações e curiosidades sobre animais, plantas e natureza. Que tal deixar um comentário contando o que você achou das curiosidades sobre os bonobos?