Home / Animais / Chihuahua Late Muito? Quais os Pontos Positivos e Negativos?

Chihuahua Late Muito? Quais os Pontos Positivos e Negativos?

Uma das raças de maior destaque na atualidade, o Chihuahua reserva surpresas para seu dono. Até que ponto vale a pena adquirir um exemplar dessa raça canina tão pequenina?

Um chihuahua late muito? Com toda certeza essa é uma das primeiras questões que ocorre a quem pensa em adquirir um exemplar. Isto se deve ao fato de a raça ser conhecida pela sua intensa atividade, o que supõe latidos constantes.

Com o estilo de vida atual, cada vez mais se buscam animais domésticos facilmente adaptáveis a ambientes específicos. Desta forma, quem reside em condomínios, por exemplo, busca por raças mais silenciosas e disciplinadas. Sem contar na tranquilidade da própria família em seu lar doce lar.

Cães de médio a pequeno porte, tranquilos e sociáveis são as maiores buscas. Contudo, até que ponto podemos realmente prever o comportamento de determinada raça? A verdade é que, antes de adquirir um cãozinho, devemos conhecer mais sobre sua raça e tendências comportamentais.

Chihuahua Late Muito? Verdade Ou Mentira?

Não, é lenda que o chihuahua late muito. Mas isso depende de como o dono conduzirá sua criação. Todo e qualquer comportamento tendencioso do animal pode ser reorganizado com disciplina e dedicação do seu tutor. Principalmente se o animalzinho é introduzido ainda filhote em sua convivência.

O chihuahua é uma espécie pequena, medindo de 15 a 23 cm e pesando em torno de 1,5 a 3 kg. Ou seja, em questões de dimensão é a raça ideal para quem não quer trabalho com cães de grande porte. Super ativo e desenvolto, é um cãozinho brincalhão e devotado ao seu dono.

Contudo, não deixe de ter uma personalidade forte e pode impô-la ao seu dono. São muito territoriais e caso não seja disciplinado desde cedo, crescerá sem regras. Assim, os latidos insistentes podem se tornar frequentes e incontroláveis para um tutor sem autoridade sobre o seu animal.

Crescendo com disciplina e o correto direcionamento o chihuahua latirá apenas oportunamente, como qualquer outro cão. Cenas de cães da raça latindo desenfreados diante de seus donos recebendo visitas são comuns. O cão precisa ser adestrado desde a aquisição para ser controlado nestes momentos.

Sendo assim, se o latido “chato” do chihuahua tem te feito pensar duas vezes para adquirir um exemplar, tranquilize-se. Já ouviu a expressão “o cão é o reflexo do seu dono”? Sim, ela está correta, o animal quando adestrado para o convívio com regras se adequa muito bem a toda circunstância doméstica.

Quais Os Pontos Positivos Da Raça Chihuahua?

Se um chihuahua late muito ele pode estar se sentindo negligenciado. Afinal, eles são muito brincalhões e ativos, por isso sua animação pode superar a atenção do dono. Ele pode requerer essa atenção latindo para chamar a atenção. Mesmo sendo tão pequenos guardam energia de sobra.

  • Saúde. Sim, estes pequeninos cães têm uma saúde de ferro e não costumam apresentar doenças graves. Inclusive possuem uma longevidade invejável a outras raças, podendo viver por mais de 20 anos.
  • Inteligência. São uma raça extremamente sagaz, por isso se torna tão fácil que o dono o ensine a atender comandos.
  • O cãozinho é extremamente dedicado ao tutor, demonstrando seu instinto protetor diante de qualquer aparente ameaça.
  • O chihuahua é um cão particularmente alerta, detectando facilmente movimentações no ambiente, às quais vai responder com imensa coragem.
  • Muito alegres, eles são ideais para convivência em família, levando descontração e vivacidade ao ambiente pela sua personalidade marcante.
    Raça Chihuahua na Grama
    Raça Chihuahua na Grama

Quais Os Pontos Negativos Da Raça Chihuahua?

Como já afirmamos aqui, todo comportamento negativamente tendencioso do animal pode ser remediado pelo tutor. Contudo, há pontos da personalidade ou da constituição física dele que não podem ser evitados. Assim, é preciso pensar bem em como lidar com os mesmos antes de ter o seu cachorrinho.

  • Crianças. Sim, eles são muito apropriados para família com crianças e podem se dar bem com elas. Porém, crianças menores podem não representar a melhor companhia para eles. O seu pequeno porte fica muito suscetível às brincadeiras desenfreadas das crianças mais novas.
  • Outros animais. Eles são muito sociáveis, mas desde que criados desde filhotes com seus demais amigos. Sendo assim, ser inserido tardiamente em um ambiente já com animais não é recomendável. Muito defensor de sua posição o chihuahua não conviverá bem com os demais.
  • Cães maiores. Se um chihuahua late muito ele com certeza fará isso diante de cães estranhos defendendo seu território. Corajoso, ele ignora seu pequeno porte e enfrenta certamente outros cachorros. Portanto, exige uma extrema atenção durante passeios por sua vulnerabilidade.
  • Pequenino como é, o cãozinho pode se embrenhar por pequenas aberturas em portas, muros, cercas, etc. E assim, fugas e desaparecimentos podem se tornar comuns caso o ambiente não seja seguro neste sentido. Por isso, adeque seu ambiente para receber seu pequenino.
  • Muito sensíveis ao frio, eles não se dão bem em baixas temperaturas. Portanto, nada de dormir fora de casa, esteja pronto(a) para acomodá-lo no interior da sua residência.

Conclusão

O chihuahua é a menor raça do mundo, alegre e versátil. Um animalzinho pequeno apenas no porte, mas, grandioso em personalidade. Extremamente leal, é o companheiro ideal para a família. Quase sempre representados raivosos e dentro de bolsas charmosas, gostam mesmo é de gastar energia no chão.

Um chihuahua late muito, se for criado de forma aleatória. Assim, ele termina se elegendo o “dono do pedaço” e latirá manifestando repreensão a qualquer atitude, mesmo do dono.

Muito inteligentes, eles podem ser adestrados com amor e dedicação. E assim, se tornarão animais disciplinados e obedientes às regras do ambiente. Para isso, devem ser instruídos ainda filhotes, para que cresçam neste ritmo. Eles podem viver muito em relação às demais raças caninas.

Chihuahua Deitado no Sofá
Chihuahua Deitado no Sofá

Ficam à vontade em qualquer ambiente, dependem de pouco espaço, sendo ideais para quem vive em apartamento. Como todo cão, pode destruir móveis e objetos como outra raça, mas, logicamente não na mesma proporção. Sendo assim, aqui vale o mesmo em relação ao adestramento para evitar prejuízos.

Pequeno, fofo, cabeça redonda, olhos grandes e atentos, orelhas longas, pêlos curtos ou longos. Essa é a figurinha que você pode escolher levar para casa, depois de tê-lo conhecido um pouco. Uma imensidão de amor confinada num corpinho diminuto.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *