Se você conhece alguém que tem um lago, é provável que ele mantenha algumas carpas para iluminá-lo. Esse tipo de peixe é um dos mais comuns e conhecidos para se manter em lagoas de jardins ao ar livre.
No Japão, onde foram criados, eles são altamente valorizados e são até os principais assuntos de muitos mitos e obras de arte. Embora estejam diretamente relacionados ao peixe dourado, seria um grande erro supor que eles tenham o mesmo nível de cuidado. Esses peixes nunca poderiam viver em um tanque, eles precisam de um lago ao ar livre.
Você acha que está pronto para abrir sua lagoa para alguns? Continue lendo para descobrir a melhor maneira possível de cuidar dessas carpas lindas e duradouras.
Classificação da Categoria
- Nível de Cuidado: Intermediário;
- Temperamento: Pacífico;
- Forma de cor: Normalmente branco ou prata com marcações em vermelho, dourado ou laranja;
- Tempo de vida: 30-50 anos;
- Tamanho: 24-36 centímetros;
- Dieta: Onívora;
- Família: Cyprinidae;
- Tamanho mínimo do tanque: 250 galões;
- Instalação da lagoa: Jardim aquático ao ar livre fortemente plantado;
- Compatível: Outras carpas, peixes de caça e anfíbios.
Visão Geral das Carpas Nishikigoi
Elas são variações ornamentais da carpa comum (Cyprinus carpio). Eles pertencem à família Cyprinidae, que inclui todas as carpas e peixinhos.
A manutenção e a criação começaram no Japão do século XIX, quando os agricultores mantinham espécimes coloridos da carpa nativa em seus jardins de arroz. Agora, a manutenção e criação desses peixes é uma indústria generalizada e lucrativa.
Infelizmente, a popularidade desses belos peixes os levou a se tornarem invasores nas águas de todo o mundo.
Na natureza, a carpa comum vive apenas por cerca de 20 anos. Mas, em cativeiro pode viver até 50 anos se for tratado adequadamente.
Variedades comuns encontradas na maioria dos lagos do quintal podem ser compradas de fornecedores de lagos e aquários por algo entre R$ 200 até R$ 800.
Variedades especiais devem ser compradas de um criador — elas podem ser muito caras, podendo chegar a ultrapassar os 4.000 reais.
Comportamento Típico
São peixes muito pacíficos que interagem com os outros em seu habitat. Eles formam grupos de 5 a 15 indivíduos e nadam em belas formações coordenadas.
Uma carpa dessas vai visitar todos os níveis da sua lagoa. Elas nadam e disparam ao longo dos níveis médio e superficial e procuram alimentos naturais no fundo. Em temperaturas mais baixas, eles se abrigam nos níveis mais profundos de sua lagoa.
São peixes muito ativos e de natação livre, que mostrarão suas cores vibrantes a cada oportunidade.
Esses peixes têm uma maneira bastante interessante de caçar comida. Eles vão cavar e escavar o sedimento para arrancar as plantas e mastigar sementes saborosas.
Eles comem como um vácuo, tomando grandes goles de comida e filtrando a sujeira e a lama. Esta é uma estratégia de alimentação bastante incomum que os torna uma importante praga para os ecossistemas de água doce.
Tipos de Carpas
Geralmente, elas podem atingir comprimentos de até 1 metro e meio — eles são um dos maiores ciprinídeos e um dos maiores peixes comumente mantidos em lagoas de quintal.
Eles geralmente têm dois barbilhões em ambos os lados da mandíbula e têm um focinho redondo e uma mandíbula desdentada para absorver goles de presas.
As fêmeas são maiores e têm corpos mais arredondados do que os machos. Normalmente, suas barbatanas são curtas e arredondadas, com barbatanas caudais lobadas. No entanto, certas variedades são criadas por suas longas barbatanas à direita.
Estes peixes lindos vêm em cores impressionantes. Eles são tipicamente brancos ou prateados, com escamas iridescentes e manchas e marcações coloridas. Essas marcações podem ser vermelho, dourado, laranja, preto ou até azul profundo.
A cor exata e as marcações dependem do tipo.
Peixe Nishikigoi Borboleta
A espécie borboleta (também conhecido como Dragon Koi) recebe o nome de suas longas barbatanas peitorais e caudais. Eles são altamente valorizados e valiosos para os detentores.
Essa variedade pode ser encontrada em qualquer uma das formas típicas de cores e é diferenciada apenas pelas outras pelo comprimento de suas barbatanas.
Nishikigoi Japonês
Estas são as mais comuns que você verá na maioria dos lagos e jardins aquáticos.
“Kohaku Koi japonês” são brancos com manchas laranja/vermelhas. Eles são considerados a variedade padrão.
“Tancho Koi” é “Kohaku Koi” com uma única mancha vermelha no topo da cabeça. Os nomes podem ser complicados, mas, com toda certeza você saberá diferenciá-los quando avistar!
Peixe Nishikigoi Dragão
O Dragão pode se referir a dois tipos diferentes de carpa ornamental. Com mais frequência, é apenas mais um termo para a Borboleta.
A variante “Kumonryu” também é chamada de peixe dragão. Este é um peixe preto e branco com marcações que mudam dependendo das estações do ano.Preto e branco
Os peixes “Shiro Utsui” são brancos com manchas e manchas pretas. Alguns têm um padrão de cabeça dividida com branco em um lado da cabeça e preto no outro.
O “Matsuba Koi” também pode ser preto e branco, mas também pode ter marcas pretas sobre um corpo vermelho ou dourado.
Peixe Nishikigoi Dourado
“Ogon” é uma variedade de uma cor altamente valorizada. Um peixe Ogon é inteiramente prateado, laranja ou dourado.
É uma carpa ornamental típica com marcas douradas sobre corpos brancos. Os peixes Kinrin têm escamas bonitas que brilham como moedas de ouro.
A contraparte selvagem dessas carpas ornamentais é a carpa comum, nativa da Europa e da Ásia.
Eles vivem em lagos, lagoas e córregos com fundos lamacentos e fluxo mínimo. Pode ser encontrada em áreas temperadas e tropicais e prefere temperaturas da água acima de 21 graus.
É mais ativo nas horas pouco atingidas ao entardecer e ao amanhecer, mas nada e forrageia durante todas as horas do dia.
Replicar essas condições em sua lagoa não é uma tarefa difícil.
Instalação de uma Lagoa para Carpas Ornamentais
A lagoa do seu jardim deve manter temperaturas entre 21 e 25 graus o ano todo. No inverno, será necessário um sistema de aquecimento para evitar congelamentos.
O fluxo de água não é necessário, mas o peixe ficará bem se você optar por adicionar um pequeno riacho ou cachoeira ao seu lago.
O pH da sua lagoa deve ser mantido entre 6 e 9. Você pode usar calcário triturado na água para ajudar a manter o pH.
Sua lagoa deve ser feita de concreto, com um revestimento de borracha e um fundo de fundo lamacento.
A melhor configuração para elas é um belo jardim aquático ao ar livre, completo com plantas não invasivas que não danificam seu ecossistema natural. As melhores plantas para um jardim aquático incluem jacinto de água e nenúfares, taboas e picaretas, e algas e lentilhas flutuantes.
Muitos detentores plantam salgueiros e outras árvores frondosas e rasteiras ao redor de seu jardim aquático. Isso ajuda a fornecer sombra e cobertura extra para o seu peixe.