A carpa negra é um peixe de origem chinesa e é criada lá para o consumo e também para fabricação de alguns remédios do país. É um dos peixes mais caros no mercado da China, sendo uma iguaria que poucas pessoas têm acesso. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal?!
Origem E Características Gerais Das Carpas
As carpas pertencem a família Cyprinidae e cada espécie tem sua origem em locais diferentes, sendo que a maioria deriva do continente asiático. Normalmente o animal mede cerca de um metro, possui boca pequena contornada por barbilhões.
A carpa é um animal bastante resistente e possui boa longevidade, chegando a 60 anos de idade. Considerado um dos reis da água doce, a carpa pode viver tanto em lagos e rios, como ser criada em cativeiro de forma ornamental ou para pesca e consumo de sua carne.
Carpas ornamentais são muito comuns em lagos e espelhos d’agua em parques ou praças públicas. Esse tipo de carpa também costuma ser mais caro que outras espécies mais comuns. O consumo da carne da carpa vem desde a antiguidade e na época da revolução industrial ganhou força, se tornando mais presente ainda na mesa das famílias.
A Carpa Negra e Suas Características
A carpa negra é conhecida também como carpa preta ou ainda, cientificamente, como Mylopharyngodon piceus. Tata-se de uma espécie nativa da Ásia, dos rios e lagos do Leste, presente na Bacia de Amur, no Vietnã e na China. Seu cultivo nesse continente é voltado exclusivamente para a alimentação e na medicina chinesa.
Mylopharyngodon piceus é um peixe de cor marrom e preto, de corpo alongado e comprido, barbatanas nas cores preto e cinza e escamas muito grandes. Sua cabeça é pontiaguda e sua boca é no formato de arco, ela ainda possui uma barbatana nas costas que é pontiaguda e curta. A carpa negra pode medir entre 60 centímetros a 1,2 metros, sendo que alguns animais podem medir até 1,8 metros de comprimento e seu peso médio é de 35 quilos, entretanto, já foi encontrado um indivíduo que pesava 70 quilos em 2004.
Junto de outras três carpas – carpa prata, cabeçuda e grama – a carpa negra forma um grupo conhecido como ‘quatro famosos peixes domésticos” que é muito importante na cultura chinesa. Do grupo, a carpa negra é o peixe mais estimado e também o mais caro dentre os quatro peixes, além disso é também o peixe mais escasso do mercado do país.
Habitat E Reprodução
A carpa negra adulta habita grandes lagos e rios da planície, com preferência para águas limpas com alta concentração de oxigênio. Nativo do Pacífico, no leste da Ásia, foi introduzido no Estados Unidos na década de 1970. Inicialmente a espécie foi levada aos EUA para o controle de caracóis na aquicultura e mais tarde passou a ser usada na alimentação.
Carpas são animais ovíparos, que reproduzem uma vez no ano, no final da primavera e início do verão, onde as temperaturas aumentam bem como os níveis de água. Geralmente eles migram rio acima e desovam em águas abertas. As fêmeas podem liberar milhares de ovos na água corrente e seus ovos flutuam indo na direção da correnteza e suas larvas vão para áreas de viveiro, com pouca ou nenhuma correnteza, como as planícies de inundação.
Os ovos eclodem depois de 1 ou dois dias, conforme a temperatura da água. Depois de cerca de 4 ou 6 anos, os animais se tornam maduros sexualmente e migram de volta para o local de desova. Quando criadas em cativeiro, pode acontecer de reproduzirem mais de uma vez no ano devido a injeção de hormônios nos reprodutores.
Alimentação E Impactos Na Biodiversidade
A carpa negra é um animal onívoro, ou seja, come de tudo. Dentro de sua alimentação estão inclusos plantas, pequenos animais e vermes, matéria orgânica que encontra no fundo da lama ou da areia. Ela ainda pode se alimentar de larvas e ovos de outros peixes e também crustáceos, como caracóis, mexilhões e moluscos nativos.
Devido a seu estilo de alimentação, onde a carpa negra se alimenta de tudo, ela pode ser uma grande ameaça a animais nativos, causando grandes impactos negativos às comunidades aquáticas, pois acaba reduzindo a população das espécies. Além disso, muitos dos animais dos quais a carpa negra se alimenta são consideradas espécies ameaçadas de extinção.
Nada obstante, a carpa negra é ainda um hospedeiro de parasitas, doenças virais e bacterianas. Assim, ela pode acabar transferindo isso para outros peixes. Além disso, ela é um hospedeiro intermediário para parasitas humanos, como o schistosoma. E ainda é hospedeiro intermediário para larvas brancas e amarelas, que são parasitas relevantes na cultura de peixes como robalos e bagres.
Curiosidades Da Carpa Negra
Estudiosos acreditam que a o primeiro registro da captura de uma carpa negra selvagem nos Estados Unidos foi em Illinois. Outros estudiosos, porém, encontraram informações de que em Louisiana a carpa negra já era comerciada e colecionada desde o início da década de 1990.
Apesar de ser um animal onívoro, a carpa preta é considerada essencialmente moluscivoro, ou seja, se alimenta mais de moluscos. Por isso, a espécie é usada nos Estados Unidos pelos piscicultores para caçar a ajudar no controle de caracóis que possam trazer doenças para seus viveiros.
Nos Estados Unidos, muitas das carpas negras que são capturadas na natureza foram preservadas, sendo mantidas no serviço geológico do país.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as principais características da carpa negra, seu habitat e outras informações que tal conhecer um pouco mais sobre outros animais, sobre plantas e sobre natureza?!
Não deixe de conferir nosso site para ficar atualizado sobre diversos assuntos!