Somente pela junção dos nomes já dá para saber de qual animal estamos tratando. Sim, o javaporco, para quem não sabe, é o resultado das misturas de duas raças de animais diferentes: o javali selvagem e o porco doméstico.
Suas características são bem parecidas com os dois animais, porém, ele vive a parte mais selvagem, que o javali possui. Os hábitos são praticamente os mesmos. Para que você entenda mais sobre isso, é necessário entender como o javali foi introduzido no Brasil.
Javaporco: Características físicas
Peso: Entre 75 e 100 quilos;
Altura: Entre 55 e 120 centímetros;
Carne: O sabor é rústico, bem diferente de seus parentes;
Nome Científico: Sus scrofa feral
Para entender um pouco como é o seu comportamento, temos que entender a história de como esta espécie nasceu. Dê uma olhada nesses fatos abaixo.
Fatos do Javali
O javali é um parente próximo do porco doméstico. Existem quatro subespécies de javali que são semelhantes em tamanho e aparência, mas diferem na cor (que depende do tipo de habitat). Populações nativas de javalis podem ser encontradas na África, Europa e Ásia (Japão, Indonésia, Índia e Extremo Oriente).
Javalis podem sobreviver em diferentes tipos de habitat: pastagens, taiga, florestas tropicais, mas eles preferem a vida em florestas. Os javalis selvagens estão ameaçados pela perda de habitat e pela caça comercial. Felizmente, as populações selvagens ainda são estáveis e não estão listadas como espécies ameaçadas.
Fatos Interessantes do Javali
Javalis são animais de tamanho médio. Eles podem atingir 2 metros comprimento, 21,6 a 39,3 centímetros de altura e 90 a 700 quilos de peso.
O corpo de javalis é coberto com pelagem dupla que pode ser marrom, vermelha, preta ou cinza. O pelo superior é composto por pelos ásperos e eriçados. O pelo nas regiões mais íntimas do corpo é muito mais suave.
Presas no lábio inferior são uma das características mais proeminentes de um javali. As presas nos machos são mais longas e curvas. Ao contrário das fêmeas, os machos possuem uma presa extra no lábio superior que é usada para afiar a presa inferior.
Os machos usam suas presas para as lutas durante a época de acasalamento.
O javali tem um longo focinho de borracha que é usado para escavar raízes e bulbos subterrâneos.
O javali é um onívoro (come alimentos à base de plantas e animais). Alimentam-se principalmente de sementes, frutos, folhas, bagas, ovos, ratos, lagartos, vermes e cobras.
Javalis são animais noturnos (ativos durante a noite). Eles vão passar 12 horas em sono durante o dia, escondidos nos ninhos feitos de folhas.
Embora grande, javali selvagem tem muitos inimigos. Principais predadores de javalis são: tigres, leopardos, linces, lobos, ursos e humanos.
Javalis vivem em grupos (chamados varas) que são compostos de fêmeas e seus descendentes. Grupos geralmente têm entre 6 e 30 animais.
Os machos vivem uma vida solitária, exceto durante a época de acasalamento.
A estação de acasalamento geralmente dura de novembro a janeiro. Brigas entre machos determinam qual macho terá oportunidade de acasalar.
A gravidez nas mulheres dura de 112 a 115 dias e termina com 4 a 6 leitões. A mãe cuida dos bebês sozinha. Leitões nascem no ninho feito de folhas.
Leitões têm pelo marrom, coberto de listras cor de creme, que fornecem camuflagem na vegetação densa. As listras começam a desaparecer quando os leitões atingem a idade de 3 a 4 meses. Na idade de um ano, os animais jovens têm a mesma coloração que os adultos.
Os javalis jovens dependem da mãe durante os primeiros meses de vida. Na idade de 7 meses, eles se tornarão independentes.
Os javalis podem sobreviver até 10 anos na natureza e até 25 anos em cativeiro.
O javali (Sus scrofa) é o ancestral selvagem do porco doméstico. O Javali vive em bosques em grande parte da Europa Central, na região do Mediterrâneo (incluindo as Montanhas do Atlas da África do Norte) e em grande parte da Ásia até o sul da Indonésia. Animais semelhantes ao javali podem ser encontrados na África e, principalmente, em países da América do Sul.
Características do Javali
Os javalis podem chegar a até 200 kg, ocasionalmente até 300 kg para machos adultos, e podem ter até 1,8 metros de comprimento. Se surpreendidos ou encurralados, eles podem se tornar agressivos e causar ferimentos com suas presas. No entanto, isso é bastante raro e geralmente só ocorre quando uma porca sente a necessidade de defender seus leitões.
Comportamento do Javali
Javalis vivem em grupos chamados varas. As varas normalmente contêm cerca de 20 animais, mas grupos de mais de 50 foram vistos. Em uma vara típica, há duas ou três porcas e seus descendentes; Javalis machos adultos não fazem parte da sonda fora da época de reprodução outonal e são normalmente encontrados sozinhos. Nascimento, chamado de parto, geralmente ocorre na primavera. Uma ninhada conterá tipicamente cinco leitões, no entanto, até 13 leitões em uma ninhada são conhecidos.
Os javalis normalmente são noturnos, forrageando desde o anoitecer até o amanhecer, mas com períodos de descanso durante a noite e o dia. Isso ocorre porque os caçadores são mais ativos durante o dia. Os javalis comem quase tudo o que encontram, incluindo nozes, bagas, carniça, raízes, tubérculos, lixo, insetos, pequenos répteis, até cervos jovens e cordeiros.
História do Javali
O javali foi extinto na Grã-Bretanha no século XVII, no entanto, populações de crias selvagens retornaram recentemente em algumas áreas, particularmente a Weald (uma região no sul da Inglaterra) após fugas de fazendas de javalis.
Os javalis são caçados tanto por sua carne, considerada uma iguaria, quanto para mitigar os danos que causam às plantações e florestas. Historicamente, a caça ao javali foi tradicionalmente feita por grupos de lanceiros usando uma lança de javali especializada.
A lança de javali foi montada com uma cruzeta para impedir que o animal enfurecido subisse o corpo furado mais abaixo no poço para atacar seu assassino antes de morrer.
O pelo do javali era frequentemente usado para a produção da escova de dentes até a invenção de materiais sintéticos nos anos 1930. Os pelos das cerdas geralmente vinham do pescoço do javali. Popular porque as cerdas eram macias, não era o melhor material para a higiene bucal, pois os cabelos eram lentos para secar e geralmente retinham as bactérias.
Como houve uma proliferação desses animais, acabou que os javalis se misturaram ao ambiente e acabaram se acasalando com os porcos domésticos. Leia mais sobre essa proliferação no território nacional aqui!