Home / Animais / Características de Um Lobo Solitário Animal

Características de Um Lobo Solitário Animal

Se parar e analisar as circunstâncias que pode levar um lobo a ser solitário no reino animal, disperso de uma matilha, poderá entender a verossimilhança com aqueles sujeitos que acabam sendo assim denominados na sociedade humana.

O Lobo Solitário

Como um animal, um lobo solitário é um lobo que vive de forma independente, em vez de com os outros como um membro de uma matilha.

Muito poucos lobos permanecerão simplesmente como lobos solitários mas, como tal, esses lobos solitários podem ser mais fortes, mais agressivos e muito mais perigosos do que o lobo comum que é membro de um bando.

No entanto, os lobos solitários têm dificuldade em caçar, já que a presa predileta dos lobos, os grandes ungulados, são problemáticos para um único lobo derrubar sozinho. Em vez disso, os lobos solitários geralmente caçam animais menores e limpam carniça.

Por que o Lobo Fica Sozinho

Há várias razões: às vezes acontece que um lobo permanece inconsolável depois de perder seu companheiro, então ele se isola voluntariamente do bando.

Parece que a possibilidade de exílio é recorrente em indivíduos do sexo masculino, mas são raros. Nesses casos, os lobos solitários são tipicamente lobos fêmeas mais velhas expulsos da manada, talvez pelos machos reprodutores.

Também é possível que alguns lobos decidam deixar sua manada após terem falhado em um conflito ou quando a comida não é suficiente para todos os membros do clã.

Mas o mais provável realmente, são quando jovens adultos abandonam a matilha em busca de um novo território. A decisão de sair é para o propósito de ser capaz de acasalar e se tornar o macho dominante para criar uma nova família.

Um Lobo Solitário Dormindo
Um Lobo Solitário Dormindo

Também muitas fêmeas lobas entre as idades de um a quatro anos deixam a família em busca de uma matilha própria. Isso tem o efeito de prevenir a endogamia, já que normalmente há apenas um par reprodutor em uma matilha de lobos.

A maioria desses lobos deixa suas formação original por 10 a 36 meses. Uma nova matilha é formada quando dois lobos solitários se encontram e têm um território suficientemente grande, onde a comida é abundante o suficiente para uma futura família.

É uma solidão temporária em que eles escolhem viver sozinhos e assumir essa escolha porque acreditam que os outros podem ser um obstáculo à sua evolução. É então que viver momentos de solidão é uma necessidade para o futuro deles.

Quando é Mesmo por Solidão

O lobo “ômega” às vezes se isola para não se encontrar mais forte do que ele, para não ser mais incomodado e também porque não tem ou tem pouca comida. Também pode ser banido por membros do grupo.

Portanto, ele sofre sua solidão e tenta subsistir o tempo para encontrar uma nova família. Saiba que ele pode se tornar um líder de matilha ao encontrar outro lobo solitário, mas se ele não tiver saúde sólida e não puder encontrar comida suficiente, ele pode se deixar morrer.

O lobo solitário pode se proteger encontrando um lugar onde ele estará bem escondido, fora de vista e seguro. Este lobo é muito comprometido e cuidadoso no que faz. Ele é muito determinado e rigoroso. Eu vou dizer que ele é um pequeno soldado, sempre pronto para ir para a frente e marchar.

Em geral, um grupo sobrevive mais facilmente que um indivíduo isolado. Para sobreviver sozinho, você tem que ser forte, vigilante, combativo, empreendedor, pronto para desafiar. Ele, portanto, está disposto a assumir e confrontar o que surgir no seu caminho.

A Difícil Peregrinação

Quando um lobo deixa sua matilha natal, ele se torna um lobo solitário. Os biólogos de lobos também se referem a esse processo como dispersão. Na maioria dos casos, a dispersão ocorre entre as idades de 1 e 2 anos, coincidindo com a maturidade sexual.

Lobo Solitário Peregrinando
Lobo Solitário Peregrinando

Um fator significativo que leva um lobo a cair na estrada é a agressão dos lobos dominantes da manada. Por exemplo, um lobo ômega ou um lobo alfa doentio que não pode mais liderar sua matilha pode ser pego ou fisicamente desafiado a ponto de deixar o grupo.

Especialmente quando a comida é escassa, os lobos mais fracos podem não receber uma nutrição adequada e sair pela necessidade. Lobos masculinos e femininos podem se dispersar das matilhas, embora os machos possam fazê-lo mais freqüentemente.

Abandonar a matilha também significa deixar para trás a proteção que outros membros oferecem. Por causa da natureza territorial dos lobos, os solitários devem ser cautelosos quanto à invasão de terras pertencentes a outros grupos.

Para encontrar comida com segurança, um lobo solitário pode precisar procurar centenas de quilômetros, ou flutuar entre as fronteiras dos territórios de matilha, verificando marcas de cheiro para se certificar de que não está em perigo.

Para esconder ainda mais seu paradeiro, um lobo solitário limita seu uivo porque pode revelar sua localização aos inimigos. Interessante é que se um lobo acidentalmente se perder de seu grupo e o solitário o localizar, ele vai uivar para sinalizar sua localização.

Mesmo que lobos solitários localizem parceiros, as probabilidades estão contra eles. Sem o apoio do bando, é mais provável que eles morram. Mas só porque um lobo deixa sua casa não significa que ele se foi para sempre. Se um lobo solitário não consegue ter sucesso sozinho, pode eventualmente retornar à sua matilha natal.

Quando o Solitário Quer Casar

Já que os lobos se aglutinam naturalmente em bandos e gostam de comportamento social, os lobos solitários são a exceção e não a regra. A dispersão nem sempre leva a uma vida de solidão.

Um lobo solitário mais jovem pode eventualmente cruzar a área de outro bando para desafiar um alfa fraco a fim de assumir o controle. Exceto em tempos de presas abundantes, o macho e fêmea alfa é o único par permitido para se reproduzir.

Consequentemente, as influências hormonais que cercam a estação de acasalamento podem abrir uma porta de saída da matilha. Um lobo subordinado pode pegar o cheiro de um lobo de outro bando que está pronto para acasalar, e pode procurar esse lobo reprodutor.

E ás vezes, o lobo solitário pode ter sorte nisso e conquistar seu objetivo. O que pode ser muito bom, por sinal, pois desta forma os lobos solitários podem ajudar a estimular e diversificar a população de lobos.

Por exemplo, há caso legal de um lobo solitário da Finlândia que reviveu a população de lobos na Suécia quando atravessou a fronteira e acasalou. A última matilha sueca de lobos havia começado a endogamia e o lobo finlandês misturou o pool genético, que provocou um ressurgimento na matilha.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Um comentário

  1. Olá, Rafael.

    Estou estudando o comportamento dos lobos recentemente, mas dificilmente acho algum artigo útil, mas os seus têm sido uma mão na roda. Se não for muito incômodo, você poderia me informar onde você consegue as fontes para escrever esses artigos? Pode ser em inglês ou espanhol mesmo. Agradeço desde já.

    att,

    Jônatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *