Home / Animais / Canguru Macropus Parma: Características, Hábitos e Fotos

Canguru Macropus Parma: Características, Hábitos e Fotos

Cangurus são pertencentes a família dos marsupiais, que nada mais é que a presença de uma bolsa externa, onde os bebes ficam após nascerem geralmente com um mês de vida e por conta disso são bem imaturos para já viverem em ambiente externo.

No caso dos cangurus, eles saem do útero da mãe e se locomovem até essa bolsa, onde ficam de 6 a 8 meses, agarrados em uma das tetas se alimentando e crescendo até estarem totalmente desenvolvidos, porém, o processo de amamentação ainda pode continuar por mais alguns meses, onde o filhote fica as vezes para fora e as vezes para dentro.

Além dessas características diferentes em relação aos outros mamíferos, sua cabeça é normal e seu cérebro também, o que nos leva a entender que são menos desenvolvidos que os outros da mesma ordem. As fêmeas possuem duas vaginas e os machos possuem um pênis com duas cabeças também, fazendo com que as entradas se encaixem.

Características dos Cangurus

Os cangurus possuem diversas características e qualificações específicas que são encontradas somente neles. No caso, os pés grandes que dão total apoio para que consigam mesmo de forma desengonçada correr até 30 quilômetros por hora.  Essas patas potentes também são o que os protege em diversas brigas com predadores ou até mesmo disputas entre si por razões territoriais ou por reprodução.

Ele é visto com muita frequência na Austrália e por conta disso, acabou virando símbolo nacional do local, com mascotes, presente em moedas, e até mesmo bandeiras, outras questões que remetam a órgãos específicos. Há muitos anos atrás eles eram pertencentes a Eurásia e migraram com essa região após balanços e demais problemas atmosféricos.

Os machos podem chegar a medir um metro e meio de altura, e as fêmeas quase um metro. Apesar das fêmeas terem 4 mamilos, apenas 2 dão leite continuamente após a primeira gestação.

Cangurus

Seus braços e seu rosto são curtos, o que os assemelha a coelhos. Porém o corpo mais comprido, junto com uma cauda musculosa que ajuda a equilibrar, até mesmo para sentarem em cima e também para se defenderem em brigas é mais parecido com o de lobos e cachorros. Geralmente possuem uma cor bege ou cinza.

Reprodução dos Cangurus

Assim como todos os marsupiais, os filhotes dos cangurus também nascem imaturos e só ficam totalmente prontos dentro da bolsa materna. A mãe pode passar horas ou até mesmo dias limpando todo seu órgão genital e sua bolsa. Como o filhote nasce muito pequeno, cerca de 5 centímetros somente, o parto em si não precisará de muito esforço.

O filho sobe até uma das tetas utilizando apenas o poder do fato, já que são totalmente cegos ainda. Ali ficará por meses, se alimentando e se desenvolvendo. Mesmo após o nascimento por completo 6 meses depois, eles ainda voltam para as bolsas quando se sentem ameaçados ou para amamentação e esse processo dura mais uns 6 meses.

As mães conseguem amamentar dois filhotes ao mesmo tempo, porém, é preciso muito cuidado para quando está com um filhote menor em processo de desenvolvimento, o maior ao entrar dentro dela, não o mate. Por conta disso, quando eles completam um ano ou menos, elas começam a expulsa-los para se tornarem mais independentes.

Canguru Macropus Parma

Não existem muitas diferenciações do canguru mirim ou Ualabi de Parma, apenas seu tamanho que é bem menor que dos outros cangurus padrões e até mesmo o canguru gigante.

Foi uma espécie considerada extinta no século XIX, porém, em uma grande quantidade de ualabis que foi considerada praga no ano de 1965 pelos trabalhadores de fazenda em Nova Gales do Sul, esses animais foram redescobertos.

Hoje em dia estão classificados como quase em extinção, devido a caça para vender sua carne, além de pele para produção de bolsas e fazendeiros que falam que esses animais atrapalham o plantio de suas hortaliças, já que os cangurus se alimentam disso e de fungos.

Em ambiente natural, por se tratar de um canguru menor, essa espécie é presa para lobos e cachorros selvagens comuns da região da Austrália. São mais tímidos que os demais cangurus e por conta disso, correm da presença de humanos no ambiente. Algumas outras espécies possuem uma relação mais de amizade e até mesmo se aproximam de pessoas para que possam ser acariciados.

Seus hábitos também são diferentes dos cangurus e saem à noite para comerem, acasalarem. Porém são mais solitários e não são vistos em grandes bandos como os cangurus que são famosos regionalmente. Gostam de ficar em pastos frescos de eucaliptos, ou que sejam menos “tropicais” para se esconderem entre as gramas. Possuem uma lista branca que vai da boce até quase o fim da barriga.

A reprodução, alimentação é igual dos outros cangurus. Podem pesar no máximo até 6 quilos e tem menos de um metro de altura, os machos que são maiores, as fêmeas podem ser do tamanho de coelhos maiores.

Curiosidades Sobre os Cangurus

Existem muitas informações relevantes sobre um dos primeiros mamíferos da Terra, esses animais que estão na Terra há milhões de anos, nos explicam muito sobre a sobrevivência e a evolução da espécie de um modo geral e como chegamos até aqui.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre esses incríveis animais:

  • Os cangurus não conseguem saltar, nem andar para trás.
  • Os cangurus também podem andar com as 4 patas no chão, porém não possuem tanta agilidade dessa forma.
  • Assim como os humanos, possuem uma mão preferida, no caso dos cangurus, em sua maioria, são canhotos.
  • As fêmeas estão sempre em fase reprodutiva assim como a espécie humana, elas ovulam mensalmente.
  • Seus pulos podem chegar até mais que duas vezes sua altura.
Cangurus Saltando
  • Eles conseguem nadar.
  • Na Austrália, existem mais cangurus do que pessoas.
  • Assim como todos os mamíferos, os cangurus chamam atenção das fêmeas pela força e além disso também exibem seus músculos.
  • Eles têm costume de se lamberem, assim como os felinos, para regular as temperaturas corporais.
  • Suas orelhas grandes lhes proporcionam uma incrível audição e eles conseguem move-las de acordo com a emissão.

Para saber mais sobre esses e outros incríveis mamíferos, continue acessando o Mundo Ecologia.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *