Canguru, o Animal que representa a Austrália
Canguru é um animal mamífero e herbívoro, e na Austrália existe mais cangurus do que humanos, mas sua representação como marca desse país não se deve a esse fato e sim porque é um animal que não consegue pular para trás, ele só anda para trás com suas quatro patas, porém nessa posição sua velocidade diminui significativamente, o que não é o ideal principalmente para fugas e defesas no ambiente em que habita. O fato de só pular para frente trouxe para Austrália uma ideia de um animal otimista e próspero e essas qualidades foram repassadas ao país.
O canguru tem grande agilidade e habilidade, podendo dar saltos três vezes maior que sua altura, e também correr até trinta quilômetros por hora quando se encontra em situação de perigo. Os cangurus também têm outro destaque na natureza, eles sabem nadar e somente quando nadam é que movimentam suas patas traseiras separadamente.
Sua cauda também é considerada um quinto membro, pois é graças a ela que eles conseguem se equilibrar e cumprir algumas atividades como se defender, parir seus filhotes e pular com maior velocidade.
Na Austrália os cangurus estão representados em selos, moedas e logo de grandes marcas. Sua caça é permitida como maneira de conter a superlotação desses animais, mas apesar de sua carne ser encontrada facilmente em supermercados, ela é pouco consumida, sendo a maioria das vezes exportada para mais de cinquenta e cinco países.
Embora a maioria das espécies de cangurus estejam a salvo, existem algumas outras em extinção, tendo sido duas exterminadas totalmente recentemente. O problema maior de seu extermínio é a caça desses animais, já que sua carne é vendida por um valor muito alto e também sua pele pode ser aproveitada para criação de roupas, bolsas, etc.
Canguru e a Gestação
Um dos fatos mais curiosos sobre os cangurus é a sua gestação, onde a amamentação leva um grande destaque.
Uma fêmea fica no cio por até vinte e dois dias, o macho consegue saber se a mesma está pronta para procriar pelo cheiro da sua urina. Geralmente há briga entre os machos para sua conquista, onde o mais forte leva vantagem na luta contra o outro, assim como exibição dos seus músculos para chamar atenção da fêmea.
Após o acasalamento, o filhote fica no ventre da mãe por aproximadamente sete semanas de gestação ou em média quarenta dias, depois disso ele se locomove até a bolsa (chamada cientificamente de marsúpio) com suas patas superiores, tendo apenas dois centímetros e terminam de se desenvolver pela amamentação, escolhem um mamilo para sugar e só o soltam ou trocam de mamilo quando já está quase desenvolvido.
Apesar de ser mamífero, os cangurus não se desenvolvem com placenta, e o marsúpio serve apenas para mãe carregar o filhote e protege-lo, além de cobrir seus mamilos que são essenciais para sobrevivência de seus filhotes e por isso não podem ser machucados facilmente.
Esse processo de amamentação leva em média seis meses, porém o filhote de canguru volta várias vezes para amamentar até os oito meses no caso de cangurus vermelhos e onze meses no caso de cangurus cinzas. A mãe produz leite de diversas formas, cada leite é de acordo com uma necessidade do filhote, como por exemplo para desenvolvimento, aumento de imunidade e posteriormente para ganho de peso, etc.
Uma mãe canguru consegue gestar até três filhotes ao mesmo tempo, sendo um quase independente que só volta a sua bolsa para amamentação, um em processo de desenvolvimento na sua bolsa e um em processo de gestação em seu ventre.
Quando o filhote não consegue alcançar até sua bolsa, ele é abandonado pois se a mãe o pegar pode esmaga-lo e devido a sua estrutura frágil e ainda em desenvolvimento, o filhote de qualquer forma não sobreviveria.
A maior parte da vida de um canguru fêmea é gestando filhotes, aliás a mesma tem em sua anatomia três vaginas. Duas são laterais e servem para levar o sêmen do macho até o óvulo e a vagina que fica no meio serve para parto do filhote.
O macho possui o pênis com duas aberturas, podendo assim distribuir o esperma entre as duas vaginas, realizando assim a fecundação.
A Comunidade dos Cangurus
Os cangurus assim como a maioria dos animais andam em bando podendo ser uma comunidade pequena de quatro, cinco animais até mesmo cem. Os mesmos se cumprimentam um encostando o nariz no outro.
São animais herbívoros e assim como as vacas, primeiro eles regurgitam seu alimento para comer de fato depois, ajudando assim sua digestão. Os cangurus carnívoros comem apenas pequenos insetos.
Apesar de não se alimentarem de animais menores, os cangurus são bravos e tem uma força muito grande conhecida pelos seus socos e chutes, o soco de um canguru médio consegue derrubar um homem adulto. Uma técnica muito utilizada pelos cangurus sobre seus adversários e levá-los até a água e aproveitando de seu peso, os matarem afogados.
Existem mais de sessenta espécies de cangurus e algumas por si só já trazem muitas curiosidades como dingiso que por incrível que pareça não mora na Austrália e sim nas florestas de Papua Nova Guiné e Nova Guiné e fica naturalmente em árvores.
Outras Curiosidades sobre os Cangurus
Os cangurus assim como os humanos tem uma pata de preferência, no caso os cangurus em sua maioria são canhotos, utilizando sua pata esquerda para se defenderem, brigarem, se limparem, etc.
Os cangurus são caracterizados em desenhos pela sua força, pois esse animal tem costas fortes, patas bem longas e pés enormes. O canguru vermelho é um dos maiores, chegando até a medir dois metros de altura. Ao contrário dos humanos, as patas dianteiras dos cangurus são menores que as patas superiores, porém esse fato que o ajuda a pular grandes alturas, equilibrando seu peso com ajuda da cauda.
Para regular a temperatura, eles lambem seus pelos assim como gatos, principalmente do antebraço, outra semelhança com os felinos é a audição privilegiada em que os mesmos também tem o costume de erguer e movimentar as orelhas de acordo com a origem do som.
No Brasil, os animais da mesma família que os cangurus, chamados marsupiais são os gambás.
Assim como os camelos, os cangurus também podem ficar meses sem beber água. Geralmente quando ingerem líquido é a água da chuva, que os mesmos fazem abertura na terra ou areia, achando água e criando um reservatório para outros animais usufruírem depois.
Apesar de serem vistos dormindo ou descansando durante o dia, os cangurus têm hábitos noturnos, preferindo se alimentar durante a noite, economizando energia.