Os camaleões, quando estão muito agressivos, são mais conhecidos por sua capacidade de alterar cores facilmente. Uma vez, pensava-se que a mudança de cor servisse como camuflagem, ou uma espécie de disfarce, permitindo que o camaleão combinasse ou se misturasse ao ambiente. Os cientistas agora acreditam que as cores mudam em resposta às diferenças de temperatura, luz e humor do camaleão.
As cores podem mudar tanto nos machos quanto nas fêmeas ou apenas nos machos, dependendo da espécie ou tipo de camaleão. Algumas espécies podem mudar de cor apenas para tons de marrom. Outros têm uma gama de cores mais ampla, passando de rosa para azul ou verde para vermelho. Variedades de cores podem ser exibidas em diferentes partes do corpo, como garganta, cabeça ou pernas. Quando o camaleão está excitado, listras ou padrões podem aparecer. Camaleões adormecidos ou doentes tendem a ficar pálidos.
Características dos Camaleões
Os camaleões variam em comprimento de 2,5 cm. a 68 cm. Os machos podem ser maiores ou menores que as fêmeas. O corpo de um camaleão é flexível , o que significa que ele pode se curvar facilmente. Pode ser bastante plana de um lado para o outro e com o formato de uma folha. Isso permite que ele se misture melhor com o ambiente arborizado. Um camaleão também pode fazer seu corpo parecer mais longo, para parecer mais parte de um galho. Se for ameaçado por um predador, ou um animal que o caça como alimento, o camaleão pode inflar ou inchar seus pulmões e fazer sua caixa torácica se expandir, para parecer maior.
Camaleões têm pernas longas e finas. Existem cinco dedos em cada pé. Os dedos são fundidos ou unidos em feixes de dois e três dedos para formar uma pinça, uma espécie de garra para agarrar e segurar. Garras afiadas em cada dedo do pé ajudam na escalada. A cauda é formada de maneira a ajudar o camaleão a segurar galhos.
A língua de um camaleão pode estender o comprimento de todo o corpo ou até mais. A língua pegajosa pode girar rápido o suficiente para pegar uma mosca no ar. A ponta da língua é como uma ventosa molhada que se prende à presa ou um animal que caça por comida. Um camaleão pode capturar e puxar presas pesando até cerca de metade do seu próprio peso corporal. Então o camaleão relaxa a língua, com a presa imobilizada, e o puxa lentamente de volta à boca. Os camaleões também usam a língua comprida para absorver a água das folhas e outras superfícies.
A cabeça de um camaleão pode ser coberta com muitas protuberâncias e outras estruturas corporais que se destacam. Escalas nas costas podem parecer pequenas ou grandes cristas. Algumas cristas são quase imperceptíveis, mas outras são bastante grandes. As escalas corporais também podem ser encontradas na garganta e na barriga. Nas laterais da cabeça pode haver retalhos de pele móveis. Solavancos e crescimentos de tamanhos diferentes podem ser vistos no focinho ou na área do nariz. Dependendo da espécie, os camaleões também podem ter de um a seis “chifres” ósseos, de tamanhos e formas variados, em suas cabeças. Embora os camaleões não possuam cordas vocais ou partes do corpo usadas para produzir som, algumas espécies podem emitir um ruído sibilante ou chiado, forçando o ar de seus pulmões.
Habitat dos Camaleões
Os camaleões são encontrados principalmente em Madagascar e na África, e algumas espécies vivem no sul da Europa, Ásia, Seychelles e Comores . Nenhum camaleão é nativo das Américas, o que significa que todos foram trazidos para as Américas. Uma espécie agora é encontrada lá na natureza.
Os camaleões vivem em uma variedade de habitats, como desertos secos; florestas tropicais e chuvosas de sempre-vivas; florestas com árvores que perdem suas folhas no inverno; florestas de espinhos; pastagens; matos ou terrenos com arbustos e árvores baixos; florestas de nuvens ou florestas tropicais úmidas e montanhosas. Eles podem ser encontrados desde o nível do mar até áreas montanhosas.
Comportamento dos Camaleões
A maioria dos camaleões prefere morar sozinha. Os machos são muito territoriais ou protegem suas áreas de vida. Machos e fêmeas se toleram apenas brevemente, durante a estação de acasalamento. Quando homens com chifres de cabeça óssea brigam por território, um pode abaixar a cabeça e tentar bater o outro com seus chifres. Normalmente, nenhum dano é causado, a menos que um olho ou pulmão seja danificado.
Na estação do acasalamento, os machos tentam atrair as fêmeas balançando a cabeça, inflando a garganta, inchando o corpo e exibindo as cores mais brilhantes. Uma fêmea pode aceitar ou rejeitar o homem que corteja. Se ela o rejeitar, poderá fugir ou encarar o homem e sibilar com a boca aberta. Ela pode até atacar e mordê-lo. Essas mordidas podem matar.
Dieta dos Camaleões
Os camaleões comem uma variedade de insetos voadores e rastejantes, incluindo borboletas; larvas de insetos e caracóis. Os camaleões maiores comem pássaros, camaleões menores, lagartos e às vezes cobras. Os camaleões também comem matéria vegetal, incluindo folhas, flores e frutas. Alguns camaleões ficam em pequenas áreas para o suprimento de alimentos, mas outros viajam longas distâncias em busca de comida. Todos os camaleões precisam de água potável, obtida do orvalho ou da chuva.
Modo de Vida dos Camaleões
Camaleões são animais de sangue frio, o que significa que a temperatura do corpo varia com o clima. Depois de descansar durante a noite, eles se aquecem durante o dia se aquecendo ou descansando ao sol. Se esquentam demais, diminuem a temperatura do corpo descansando na sombra. Todas as suas atividades ocorrem durante o dia.
Reprodução dos Camaleões
A maioria das espécies de camaleões põe ovos. Os ovos são colocados em túneis ou poços no chão ou embaixo de pedras ou folhas. Isso os mantém frescos e úmidos. Depois de botar seus ovos, as fêmeas cobrem a área com sujeira para escondê-la dos predadores. Dependendo da espécie, os camaleões jovens eclodem de um a dezoito meses depois. Eles são independentes ao nascer e precisam encontrar sua própria comida e abrigo. Algumas espécies de camaleões dão à luz jovens vivos, em vez de pôr ovos. Essas espécies geralmente vivem em áreas onde o clima é muito frio no inverno e onde os ovos colocados diretamente no chão podem não eclodir por causa do frio.
Camaleão Morde? Tem Veneno? É Perigoso Para Humanos?
Camaleões normalmente não interagem com as pessoas. Às vezes, camaleões selvagens são capturados e vendidos para turistas. Os camaleões também são retirados de seus habitats no comércio ilegal de animais de estimação e muitos morrem de estresse ou de cuidados inadequados. A destruição de habitats , incêndios florestais e poluição do ar e da água , ou veneno, lixo ou outro material que torne o ambiente sujo e prejudicial à saúde, são grandes problemas.
Os camaleões não são venenosos. Criaturas venenosas geralmente injetam suas toxinas por via subcutânea – por uma mordida ou picada, ou então liberam suas toxinas quando são comidas .
Como a família Chameleon não tem mordida venenosa, nem carne venenosa – eles são um ramo inofensivo da família dos répteis. A menos, é claro, que você seja um inseto – ao alcance de sua língua super comprida …