No mundo animal, são infinitas as ferramentas de defesa e predação. Mas há animais que fazem desta habilidades uma verdadeira arte para nossos olhos. Estamos falando da habilidade de mimetismo ou camuflagem utilizadas por muitos animais, que nada mais são do que a mudança de aparência para imitar o ambiente ao redor. E quando falamos em camuflagem, logo vem a nossa cabeça aquele simpático réptil, o Camaleão. Mas afinal, que fatos interessantes e outras curiosidades existem na ficha técnica desse animal?
Características Gerais do Camaleão
Taxonomia e Espécies
A palavra Camaleão é o nome popular dado à família Chamaeleonidae; seu nome significa “leão da terra” em grego, pela junção das palavras Chamai (terra) + leon (leão).
Fazem parte da classe dos Répteis (Reptilia), da ordem dos Escamados (Squamata), que fazem deles, parentes diretos dos Lagartos (Monstro-de-Gila, Iguana, etc) e das Serpentes (cobras).
Ao todo, existem 11 gêneros e 170 espécies deste animal, divididas em duas subfamílias, os Chamaeleoniae e os Brookesiinae. Os gêneros de cada uma são:
- Brookesiinae
- Brokesia
- Rieppeleon
- Rhampholeon
- Chamaeleoniae
- Kinyongia
- Chamaeleo
- Bradypodion
- Trioceros
- Archaius
- Calumma
- Nadzikambia
- Furcifer
Dentro do grupo dos lagartos, são parte da subordem dos Sauria, que tem como ancestral comum com as Aves, os dinossauros.
Morfologia
São um dos animais mais versáteis do reino animal, sendo que cada gênero têm suas características específicas, como tamanho (alguns chegam a medir apenas um cm, enquanto outros chegam aos 1,5 metros de comprimento); pele (nem todo camaleão tem a capacidade de camuflar-se com cores variadas), dentre outras. Porém, como características em comum, têm:
Estrutura Corporal
Todo camaleão tem o corpo dividido em cabeça, tronco, quatro patas e um rabo. Por serem animais arborícolas, sua cauda é preênsil e suas patas estão adaptadas para que possam escalar árvores e outras plantas através de longos dedos e unhas afiadas.
Língua Extensa
Suas línguas têm na ponta, uma espécie de ventosa e conseguem se prolongar, atingindo até o dobro do tamanho de seu corpo. Assim, capturam animais a longas distâncias.
Visão em 360º
Seus olhos são giratórios e podem ver direções diferentes com cada olho, concomitantemente. O que acontece é que tanto suas pálpebras superiores, quanto as inferiores estão juntas, deixando um pequeno círculos descoberto ao meio (onde se encontra a pupila) para que possam enxergar. Têm uma visão excelente, podendo enxergar com nitidez distâncias de até 10 m, na luz visível e na luz UV.
Mudança de Cor
Algumas espécies de Camaleões conseguem mudar somente do marrom para o verde. Entretanto, muitas espécies conseguem transformar sua pele em uma miríade de cores, ocorrendo essa mudança em até 20 segundos. O que acontece é que estes animais tem em seus corpo, células pigmentosas chamada cromatóforos. Assim que uma mensagem é enviada pelos olhos ao cérebro, o órgão emite sinais para que mudem de cor.
Habitat e Comportamento do Camaleão
Algumas espécies desses animais podem ser encontrados na Europa (Portugal e Espanha) e na Ásia (Sri Lanka e Índia). Mas a grande maioria de gêneros e espécies são originários da África, em específico, da ilha de Madagascar, localizada na costa sudeste do continente africano. Podem viver em locais montanhosos, savanas, florestas e por muitas vezes, estepes e regiões desérticas.
Como mencionado anteriormente, são animais que habitam árvores. São animais diurnos: domem à noite e tem o período de atividades de dia. Costumam viver sozinhos. Somente se aventuram no solo ou se juntam a outros camaleões, quando estão prestes a mudar de habitat, se acasalar ou botar seus ovos.
Têm o costume de se movimentar lentamente (para não chamar a atenção, tanto de predadores, quanto de presas). Por não serem caçadores ativos, utilizam da técnica “sentar e esperar” para capturar suas presas: podem permanecer imóveis por horas em um mesmo local, apenas para esperar a presa almejada.
Apesar da aparência tranquila, podem ser bastante agressivos com outros camaleões e mordem, caso sejam provocados.
Reprodução do Camaleão
Camaleões possuem dimorfismo sexual. Geralmente machos são maiores que as fêmeas, possuem um detalhe avantajado na cabeça e podem variar em mais cores.
Na época de reprodução do Camaleão, os machos costumam descer das árvores à procura da fêmea mais próxima para acasalar. Ao encontrarem o par, os machos mudam seu aspecto para uma miríade de cores, na tentativa de atrais a fêmea para a cópula. Como são ovíparos, após XX meses/dias da cópula, a fêmea deposita seus ovos (são produzidos em média de 20 a 40 ovos) em um local seguro ou em buracos cavados.
Após 9 meses, os ovos eclodem e os pequenos répteis já nascem adaptados para viverem sozinhos. Diferente de outros animais, os Camaleões não têm instinto protetor (cuidado parental) para com os futuros filhotes.
Alimentação do Camaleão
Apesar da aparência frágil, os Camaleões têm a mandíbula muito forte e dentes afiados – estes são acoplados ao maxilar, por isso, sua dentição é considerada do tipo acrodonte. Logo, utilizam dessa resistência para mastigar principalmente de insetos (como besouros, gafanhotos, mosquitos, etc), pequenos invertebrados (como caracóis e caramujos), pequenas aves e plantas de diversas espécies.
Para capturar suas presas, os camaleões identificam sua localização com um de seus olhos, enquanto o outro verifica ao redor para que nenhum inimigo esteja próximo e o atrapalhe de se alimentar. Esperam o momento certo para atacar, lançando sua língua rapidamente: esta gruda no alvo e é puxada diretamente para a boca do réptil. Para auxiliar na captura, estes animais possuem saliva bastante pegajosa junto a língua.
Curiosidades e Fatos Interessantes do Camaleão
Apesar de ser uma ajuda e tanto para se defenderem de possíveis inimigos ou de suas presas, os Camaleões não mudam a cor de sua pele apenas para se camuflar. A mudança de coloração é também uma ferramenta no controle da temperatura corporal: quando escuros, utilizam na para reter calor; quando claros, o contrário. Sua camuflagem também é um sinal de comunicação entre eles e outras espécies: seja para reprodução, para se fazer presente ou até mesmo, para afastar inimigos.
São presas fáceis devido ao seu lento caminhar, o que faz a felicidade de animais como cobras, aves e demais répteis de maior porte. Mas devido à camuflagem, conseguem se esconder rapidamente de suas presas, o que faz do lento caminhar, uma vantagem na sobrevivência da cadeia alimentar.