Essa é daquelas espécies que não passam despercebidas em lugar nenhum. Estamos falando do Camaleao Calumma uetzi, também conhecido como camaleão arco-íris. Esse curioso animal pode ser capaz de exibir um festival de cores durante o seu processo de camuflagem. Essa espécie é muito rara e só pode ser encontrada em locais específicos do planeta. Continue acompanhando o artigo para apreciar a beleza desse camaleão e conhecer um pouco mais sobre ele. Vamos lá?
Características do Camaleão Calumma
Possuem como habitat natural a floresta de Madagascar e tem como principal característica a capacidade “psicodélica” de transforma a sua pele em uma festa de cores durante o processo de acasalamento. Por motivos óbvios, ele é conhecido como camaleão arco-íris.
Os camaleões possuem a capacidade de se adaptar ao ambiente realizando a mudança da cor de sua pele, o que chamamos de camuflagem. Possuem olhos arregalados, caudas que enrolam e podem habitar até mesmo os desertos.
Podemos encontrar camaleões nos continentes: europeu, norte americano, asiático, porém, a maior concentração acontece no continente africano. Na ilha de Madagascar podem ser encontradas mais oitenta espécies do bicho. Os cientistas destacam que deve existir ainda o dobro de espécies que ainda não foram estudadas.
Outras Espécies Descobertas Recentemente
Uma dessas espécies recém-descobertas é o camaleão arco-íris (nome científico de Calumma uetzi), que produz mimetização de uma forma incrível. Eles possuem nariz alongado e coloração azulada por todo o corpo tanto dos machos, quanto das fêmeas.
Já o Calumma lefona também foi descoberto recentemente e também possui o nariz mais alongado. Por fim, o Calumma juliae possui um focinho escamoso. O seu nome é em homenagem a pesquisadora que auxiliou na descoberta da espécie (Julia Forste). Junto com o Calumma uetz, as espécies foram descobertas na Ilha e receberam imediatamente a proteção por partes das instituições da região.
Hábitos dos Camaleões
São bichos que se alimentam tanto de carne, quanto de vegetais. Dentre os “pratos” favoritos dos camaleões podemos citar: vermes, insetos, pequenos repteis, frutas e folhas. Uma das características mais interessantes dos camaleões é a capacidade de capturar as presas por meio de uma língua grande e muito ágil.
Atualmente algumas espécies estão na lista de ameaça de extinção. Isso se deve a destruição do habitat natural desse animal, por meio do desmatamento, poluição e demais intervenções humanas.
A maioria das espécies de camaleão tem a capacidade de mudar a cor da pele. A mudança mais frequente é do marrom para o verde, mas podem adaptar o seu “visual”, para muitas outras cores de forma muito rápida. Os cientistas estimam que eles demorem em média vinte segundo para trocar de cor. Incrível, não é?
Esse fenômeno é possível graças às células especializadas que possuem os pigmentos. Elas ficam localizadas na pele do animal e se chamam cromatóforos. Depois de uma mensagem enviada pelo cérebro, as cores se espalham e junto com a melanina transformam o camaleão.
Curiosidades Sobre os Camaleões
Para encerrar conheça curiosas informações sobre esses bichinhos:
- Embora existam camaleões em quase todos os continentes é a Ilha de Madagascar que abriga metade das espécies que conhecemos. Alguns deles sobrevivem em condições climáticas muito duras, como é o caso das espécies que habita o Saara.
- Sabemos que os camaleões mudam de cor para se esconder dos predadores e utilizam a luz, a temperatura e até o humor para efetuar esse transformações. Entretanto, estudos recentes destacam que eles usam a mimetização também para se comunicar com indivíduos da mesma espécie.
- Podem ter uma visão ampla de 360 ° e são capazes de olhar para dois lugares ao mesmo tempo. É uma das espécies de réptil que possuem a visão mais desenvolvida e atenta. Uma característica muito importante para fugir dos inimigos.
- Os menores camaleões não chegam a medir mais de trinta milímetros, enquanto os maiores possuem mais de sessenta centímetros.
- A língua do camaleão é muito ligeira e certeira. É por meio dela que o animal captura os seus alimentos. Ela possui o dobro do tamanho do bicho e demonstra o potencial de força que esse animal possui. Outra coisa interessante sobre a língua do camaleão é que ela possui uma espécie de ventosa para auxiliar captura de suas presas.
- Um sentido pouco desenvolvido nos camaleões é a audição. Assim como as cobras, eles não possuem abertura exterior para captar os sons. Podem detectar pequenos barulhos, mas que não passam dos 600 Hz.
- Os machos do camaleão são extremamente vaidosos e possuem diversos “acessórios”, diferente das fêmeas. São mais frequentes as cristas e os detalhes mais salientes no rosto.
- A visão dos camaleões também é bem desenvolvida e eles podem enxergar na luz ultravioleta. Aliás, na exposição nesse tipo de iluminação eles possuem uma movimentação muito mais intensa e realizam atividades como reprodução e alimentação. Isso acontece, pois uma glândula importante do animal é ativada por esse tipo de luz. Interessante, não é?
- O formato do corpo do camaleão é adaptado para que ele possa ter mais equilíbrio. Os dedos e a cauda também são importantes formas de apoio do animal.
- Eles possuem hábitos diurnos e realizam movimentos vagarosos até completarem o processo de camuflagem. Por esse motivo, os camaleões são verdadeiros craques em se esconder dos seus predadores.
- Os camaleões são animais muito antigos. Alguns estudos apostam que os seus parentes mais ” velhos” viveram no planeta Terra há mais de cem milhões de anos. Uma curiosidade interessante é que as espécies que hoje vivem nas regiões amazônicas do Brasil foram trazidas pelos portugueses ainda na época da colonização. Ou seja, elas não são espécies nativas do país, mas se adaptaram muito bem aos nossos biomas.
Encerramos por aqui e esperamos que você tenha curtido aprender um pouco mais sobre o Camaleão Calumm, mais conhecido como camaleão arco-íris. Você já conhecia essa espécie tão rara? Fique à vontade para deixar um comentário ou sugestão logo abaixo. Estamos às ordens para sanar qualquer dúvida que tenha aparecido. Aqui no Mundo Ecologia você encontra os melhores conteúdos sobre diversas espécies de planas e animais. Confira!