Assim como as tartarugas e jabutis, os cágados também pertencem à ordem taxonômica Testudines e contam igualmente com a presença de um casco.
O tracajá (nome científico Podocnemis unifilis) é uma espécie de cágado famoso na Amazônia, com distribuição nas bacias hidrográficas da porção Norte da América do Sul. Algumas dessas bacias hidrográficas incluem as bacias de Orinoco e do Amazonas. Especificando os países no qual este animal pode ser encontrado, estão a Bolívia, Venezuela, Guiana, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e toda a Amazônia brasileira.
É um animal que vive bastante, possuindo expectativa de vida superior a 60 anos de idade- sendo que alguns indivíduos podem inclusive ultrapassar os 90 anos de idade. Todavia, ainda é bastante alvo de caça predatória, com objetivo de consumo de sua carne e até de seus ovos pelos ribeirinhos.
Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a espécie.
Então venha conosco e boa leitura.
Diferença Entre Tartarugas, Jabutis e Cágados
A primeira diferença é que os jabutis são quelônios terrestres, ao passo que, os cágados são semiaquáticos e as tartarugas são aquáticas. No caso das tartarugas, estas saem para o meio terrestre apenas para desovar ou, esporadicamente, para tomar sol.
Em relação às diferenças anatômicas, o jabuti é obviamente mais alto e mais pesado e, dessa forma, movem-se mais lentamente. Tartarugas e cágados, por sua vez, contam com cascos mais hidrodinâmicos. Todavia, estes cascos são mais achatados para os cágados.
Quando tartarugas ou jabuti precisam retrair o pescoço para o interior do casco, o fazem verticalmente; em contraposição aos cágados, que realizam movimentação lateral.
As tartarugas contam com as patas em formato de pá ou remo- conformação especialmente útil para auxiliar na natação.
Os cágados possuem dedos com membranas, assim como um pescoço ligeiramente mais longo.
Cágado Tracajá: Classificação Taxonômica
A classificação científica para o cágado tracajá obedece à seguinte estruturação:
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Reptilia;
Ordem: Testudines;
Família: Podocnemididae;
Gênero: Podocnemis;
Espécie: Podocnemis unifilis.
Todas as espécies da ordem Testudines possuem o casco como característica representativa. A porção dorsal deste casco recebe o nome de carapaça, e é formado em meio à junção das costelas e coluna vertebral. No caso da porção ventral, esta recebe o nome de plastrão e é formada com junção da clavícula e interclavícula. Ao todo, essa ordem é formada por 14 famílias e 36 espécies.
A família taxonômica Podocnemididae possui representantes distribuídos geograficamente na América do Sul e em Madagascar. O gênero Podocnemis corresponde à um dos 3 gêneros de cágados da sua família taxonômica.
Cágado Tracajá: Características, Nome Científico e Fotos
O cagado tracajá possui o nome científico Podocnemis unifilis. Suas características físicas incluem carapaça e pele de cor negra, contando com a presença de manchas amarelas na cabeça. A média de peso oscila entre 9 a 12 quilos. O comprimento de um indivíduo adulto pode alcançar 45 centímetros.
Cágado Tracajá: Comportamento
Em relação aos hábitos alimentares, o tracajá é considerado um cágado onívoro. Na sua dieta estão inclusos caramujos, frutos, insetos, assim como vegetais aquáticos. Quando está em cativeiro, pode alimentar-se de qualquer coisa que lhe seja oferecida, desde que o alimento esteja fracionado.
Em relação aos hábitos reprodutivos, a reprodução ocorre uma vez ao ano. Cada postura conta com o quantitativo de 15 a 30 ovos. Os locais dessas posturas são as margens dos rios e braços fluviais.
Após a postura, a eclosão dos ovos ocorre decorridos 90 a 220 dias. Curiosamente, a temperatura do meio externo e arredores dos ovos influencia no sexo dos filhotes.
Cágado Tracajá: Conhecendo Outras Espécies de Seu Gênero Taxonômico
O gênero Podocnemis conta com 6 espécies presentes na atualidade e 3 espécies extintas. As 6 espécies viventes são o Irapuca (nome científico Podocnemis erythrocephala); a tartaruga-da-Amazônia (nome científico Podocnemis expansa); a tartaruga-plana (nome científico Podocnemis vogli); a Pitiú (nome científico Podocnemis sextuberculata); a Arapuça (nome científico Podocnemis lewyana); e, é claro, nosso querido Tracajá (nome científico Podocnemis unifilis).
As 3 espécies já extintas, cuja existência só foi constatada com a descoberta de registros fósseis, são o Podocnemis bassleri, o Podocnemis medemi e o Podocnemis pritchardi.
Irapuca
Este cágado é considerado um dos menores de sua região. O comprimento máximo já observado para um indivíduo foi de 32,2 centímetros. Todavia, os machos são menores e possuem um comprimento médio estimado em 24,4 centímetros.
Tal como ocorre com outros representantes de seu gênero, a irapuca também conta com pele e carapaça negros, acompanhados pela presença de manchas amarelas. Todavia, além do seu tamanho, as manchas vermelhas na cabeça; assim como as suas manchas no casco fornecem um diferencial a mais.
As fêmeas possuem peso médio de 2 quilos; ao passo que os machos possuem média em 1 quilo.
Possui dieta herbívora, composta por vegetais aquáticos, assim como por suas sementes e frutos. Contudo, também pode consumir esporadicamente camarões, peixes e moluscos.
Seu hábitat é constituído referencialmente por rios de águas escuras, mas ocasionalmente também pode ser encontrado em rios de águas claras da bacia Amazônica.
A maturidade sexual chega apenas aos 9 anos de idade. O período reprodutivo ocorre em períodos diferentes para a bacia do Tapajós e bacia do Rio Negro, correspondendo ao início do mês de Dezembro e ao período entre Agosto e Novembro, respectivamente.
A temperatura também pode definir o sexo dos filhotes. Em cada postura, são liberados de 4 a 18 ovos.
Tartaruga-da-Amazônia
A tartaruga-da-Amazônia também pode ser chamada pelos nomes de jurará-açu e araú. É uma espécie bastante grande e os maiores exemplares podem medir mais que 90 centímetros de comprimento.
A porção dorsal de seu casco conta com uma coloração preto acinzentado; enquanto que, na porção ventral, há tonalidade amarela com presença de manchas escuras.
*
Depois de conhecer um pouco mais sobre o cágado tracajá e outras espécies de cágados; nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.
Esse espaço é seu, então sua visita é sempre bem-vinda.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, R. Eco. Aprenda a diferença entre cágados, jabutis e tartarugas. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28110-aprenda-a-diferenca-entre-cagados-jabutis-e-tartarugas/>;
Tartarugas AVPH. Irapuca. Disponível em: <https://www.tartarugas.avph.com.br/irapuca.htm>;
Tartarugas AVPH. Tracajá. Disponível em: <http://www.tartarugas.avph.com.br/tracaja.php>;
Wikipédia. Podocnemis. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Podocnemis>;
Wikipédia. Podocnemis unifilis. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Podocnemis_unifilis>;