Uma das coisas surpreendentes sobre os cães é o nariz e a capacidade de detectar e lembrar aromas, muito tempo depois de serem expostos ao odor original. Ao engravidar, os hormônios do corpo feminino provavelmente alteram seu cheiro de alguma maneira. Por causa de seu forte olfato, muitos acreditam que um cão pode detectar uma mudança, mas é principalmente conjectura.
Os cães têm 60 vezes mais receptores de olfato que os humanos e 40 vezes mais capacidade cerebral dedicada ao olfato, permitindo que eles diferenciem 30.000 a 100.000 aromas. Como grande parte do cérebro de um cão é dedicada à análise de odores, os cães conseguem captar diferentes aromas resultantes de alterações químicas, câncer, níveis de insulina, bombas, drogas, ciclo menstrual da mulher e até gravidez.
Embora não possamos ter certeza do momento exato em que um cão sente uma gravidez, sabemos que não há muito que chegue pelo nariz canino. Embora seu filhote possa detectar uma mudança no perfume, é improvável que ele compreenda o motivo da mudança.
O que ele entende é que alguma coisa mudou no ambiente, tanto em nível físico quanto comportamental, e é natural que ele observe e demonstre interesse, pois os cães são altamente sensíveis e íntimos ao estudar comportamentos e movimentos sutis.
Como um Cão Reage a Gravidez?
Muitas gestantes relatam cães mais afetuosos e protetores durante a gestação, provavelmente devido ao perfume e seus hormônios, bem como a possíveis mudanças no seu humor, mas não é a regra geral.
Relata-se que alguns cães não apenas cheiram a barriga antes mesmo de aparecer, mas também se tornam extremamente protetores, apenas algumas semanas após o início da gravidez, o comportamento do cão muda. Se a mulher estiver envolvida em alguma atividade recreativa, e o cão perceber as ações estão ficando muito intensas, ele late e corre para verificar e proteger sua dona. Uma necessidade inata de proteger pode entrar em alta velocidade, resultando em um cão altamente alerta para o perigo potencial.
As mudanças em casa sempre terão efeito sobre um cão. o cão é inteligente o suficiente para captar essas mudanças durante a gravidez, tanto do ponto de vista físico – que é como seu corpo vai mudar, seu estômago, seu cheiro – e de um modo emocional, como seus sentimentos e seu humor.
Especialistas recomendam preparar seu cão antes que o bebê chegue. O cão mais saudável se adaptará bem a novos ambientes e rotinas, no entanto, alguns cães podem ter uma transição mais lenta, exigindo um pouco de cuidado e atenção extra.
Percepção Canina do Ambiente
Os cães têm uma capacidade impressionante de perceber as mudanças no mundo ao seu redor, e isso inclui quando a dona está grávida. Isso não deveria ser surpreendente. Afinal, os cães são excelentes em ler a linguagem e o comportamento do corpo humano, e há até algumas evidências de que os cães podem detectar quando uma pessoa tem câncer ou está prestes a ter um ataque epilético.
O vínculo entre humanos e seus cães é surpreendentemente forte. Você provavelmente se acostumou a todas as maneiras pelas quais seu cão pode prever e entender suas emoções e desejos.
Mudança de odor – Quando uma mulher engravida, a química de seu corpo muda. Por sua vez, isso pode fazer com que seu odor distinto (um odor que seu cão conhece intimamente) mude. Lembre-se, o incrível olfato canino pode detectar até a menor mudança de odor. Imagine o que um cachorro leal e amoroso deve pensar quando a mulher da casa de repente começa a cheirar diferente.
Linguagem corporal – Você não precisa ser tão observador astuto quanto um cachorro para perceber como a gravidez muda a aparência e o movimento de uma mulher. Os cães podem perceber facilmente quando seu dono tem dificuldade em se levantar ou quando ela cambaleia em vez de dar passos largos e rápidos.
Mudanças de humor e comportamento – Como proprietário de um cachorro, você percebeu ao longo dos anos que seu cão pode ler seu humor. Ele sabe quando você está triste (e responde animando você) e se junta à comemoração quando você está cheio de alegria. Quando se trata de humor, você simplesmente não pode enganar o seu cão. Portanto, parece natural que os cães sintam o humor e as mudanças de comportamento que a mulher da casa sofre quando está grávida.
Influencia Humana no Comportamento Canino
As mudanças que ocorrem em uma mulher grávida afetam todos em sua casa. E isso inclui seu companheiro canino firme. Uma vez que um cão sensível perceba que a mudança está acontecendo, ele pode reagir com algumas mudanças no comportamento. Dependendo da personalidade do cão e das mudanças físicas e emocionais da mulher grávida, o cão pode exibir uma ou mais dessas mudanças comportamentais: excesso de afeição e proteção da gestante; agitação, rosnar, latir e não cooperar; urinar pela casa e até mastigar novos itens trazidos para a casa do bebê
A maioria dos cães acabará se acostumando às mudanças em sua dona grávida e retornando a um padrão de comportamento mais “normal”. No entanto, alguns cães têm dificuldade em se adaptar às mudanças provocadas pela gravidez. Na maioria das vezes, prestar mais atenção ao cão ajuda bastante a dar-lhe uma sensação necessária de alívio e segurança. O importante é lembrar que seu cão é um membro sensível de sua família e o que afeta você, seu cônjuge e seus filhos também o afeta.
Mudanças de Comportamento dos Cães
À medida que sua cintura se expande, suas reações podem variar. Sua nova marcha pode chamar um cão protetor para se tornar sua escolta constante ou enviar um cão tímido ao seu esconderijo favorito. Cães que nunca foram cães de colo podem, de repente, ter um novo interesse em se aconchegar.
Esse comportamento atípico pode ser devido a alterações físicas que seu cão sentiu dentro de você, mas é mais provável que ele esteja reagindo às mudanças ambientais que estão ocorrendo em casa como resultado de sua gravidez.
Os cães são estudantes de nossa rotina, qualquer mudança, como diferentes horas de trabalho, exercícios ou hora de dormir, é muito importante para um cão. Talvez você esteja acordando com mais frequência à noite ou voltando do trabalho mais cedo. Mesmo vendo você limpar ou redecorar uma sala pode alterar a visão de um cão sobre o mundo.
Mesmo quando você não estava grávida, provavelmente percebeu que as emoções – raiva, tristeza ou euforia – provocavam uma reação no seu cão. Portanto, se você estiver na montanha-russa emocional da gravidez, provavelmente seu cão também estará presente.
Seu cão também pode estar percebendo mudanças na ordem da matilha familiar. Seu cansaço aumentado pode fazer você parecer vulnerável, ou o repentino fervor do seu marido em fazer as coisas pela casa pode fazê-lo parecer mais dominante.